segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Que a coincidência se repita!

Um dos meus primeiros post's foi sobre o 'Mirante do Paixotão'. Foi um post lúcido e repleto da razão Gouveense. Queremos e continuamos a querer o Mirante e o seu jardim envolvente, lindo e maravilhoso.
Pelos vistos, os Senhores que comandam a nossa Câmara, ouviram as minhas orações, ou neste caso, leram o que escrevi, dado que no Noticias de Gouveia de 10 de Fevereiro, surgiu a novidade da requalificação do mesmo.
O leitor mais atento saberá que tudo isto foi pura coincidência!
Esta medida foi anunciada a 1 de Fevereiro, aquando das comemorações do 21º Aniversário da elevação de Gouveia a Cidade (Sobre esta data mais tarde me pronunciarei). E eu escrevi as minhas ideias uma semana mais tarde.
Mas ainda assim foi uma coincidênca feliz!
Dado que sou um optimista por natureza, vou escrever sobre outro local emblemático para Gouveia e para os Gouveenses e pode ser que o Dr. Álvaro Amaro, tire da cartola, um projecto para este local.
A Cerca Municipal!

Pois é, aqui está outra pedra no sapato da maioria laranja.
Quem é que não se lembra dos excelentes concertos na Cerca? Falar das excentes que foram os Delfins, Fáfá de Belém, GNR, entre muitos outros que poderia enumerar, não nos diz nada?

E que comparação podemos fazer dos antigos concertos (não em termos de qualidade do artista) para os actuais concertos? Será que não há nenhuma diferença? Há sim!!
Agora, obrigam as pessoas a estarem de pé, desconfortáveis, bloqueiam por completo a grande entrada das festas, que é a rua onde se situa a Câmara Municipal!
As grandes romarias efectuadas à Cerca... será que ninguém sente saudade?
E já agora, será que falar de algo que é de todos, de algo que todos queremos, é sinónimo de estarmos contra a Câmara? Será isto pura especulação? Será o meu repúdio assim tão censurável, no que toca a querer preservar o que de bom temos?
Mas tudo tem uma justificação para as nossas decisões! E no que respeita à Cerca, a justificação de que os Senhores da Câmara se fazem valer, é tão simplesmente esta: a Cerca não tem condições para receber espectáculos da maneira que eles se encontram dimensionados!
Mas para mim, esta é uma falsa justificação. É tipo que uma fuga para a frente ou como diz a giria popuplar, 'chutar para canto'.
Parem de nos atirar areia para os olhos!
Se a Cerca precisa de uma intervenção profunda, pois bem, que seja feita! Mas, quando se diz isso, lá vem outra falsa justificação: Não há dinheiro!
Não há dinheiro, pergunto eu? Haver há, só não é bem aplicado!
Então, será que o dinheiro gasto estes anos todos, na contratação sem qualquer beneficio para as Festas da Cidade, da empresa de André Sardet, não poderia ser melhor aplicado a bem de Gouveia? Só a titulo de exemplo, o dinheiro gasto no aluguer do mega palco que todos os anos nos visita, não poderia ser canalisado para a Cerca? Claro que podia!
A verdade é que não querem saber, dado que a Cerca era utilizado pelos 'outros', 'outros' estes que seguramente se empenhavam mais em prol do que bom Gouveia tinha.
As fotografias falam por si! A si, resta apenas que pense sobre o assunto e assuma de uma vez por todas que foi um erro deixar a Cerca ao abandono.

Ainda hoje me pergunto: como é que foi possivel terem 'abandalhado' de forma tão grosseira e gratuita, aquele magnifico espaço.!!

8 comentários:

  1. É cada vez maior a comunidade de Blogers em Gouveia.
    E estamos a organizar no nosso Blog a elaboração de uma lista das coisas únicas cá da terra. Por tal, convidamos os blogs a mostrar aos outros o que de melhor temos por cá, pode ser que assim consigamos calar essas bocas que só dizem mal de tudo e não fazem nada.
    Basta ir a http://estrelasdegouveia.blogspot.com e deixar o vosso contributo em blogers-unidos-por-gouveia.

    Os de fora não sabem ainda o que de bom tem Gouveia, nem alguns dos de cá, mas é por pouco tempo…

    ResponderEliminar
  2. Meu caro: Requalificar a Cerca equivaleria a não requalificar a Praça Alipio de Melo, ou o Jardim da Ribeira, ou a Rua do Alto Concelho ou a Rotunda da Estrela ou a Rua Casimiro de Andrade.
    Requalificar a Cerca equivaleria a não fazer a estrada Gouveia-Nabais e o Calçadão, o Posto de Turismo, o Museu da Miniatura, os acessos ao novo Centro de Saude e à novissima empresa Salemo e Merca,o Centro Cultural e Piscinas de Vila Nova de Tazem e iniciar o Paixotão e a nova Zona Industrial. Requalificar a Cerca equivaleria a não fazer Festas do Senhor do Calvario e outos eventos durante pelo menos dois anos. Requalificar a Cerca equivaleria continuar a dever mais de cinco milhões de euros aos comerciantes locais e aos fornecedores da Câmara em 2001. Isto só para lhe citar alguns (poucos) exemplos. A verdade é que o dinheiro não estica e os recursos são o que são. Exiguos. É claro que se o meu amigo fosse Presidente optaria por umas obras em detrimento das outras. Mas, tal como o actual e os futuros, não faria nunca tudo o que gostaria ou o que nós precisariamos. Só que não pode esquecer que o Povo não votou em si. Votou já por duas vezes em alguém que foi eleito para tomar as opções dele e do seu executivo e não necessariamente as que outras pessoas julgam mais acertadas. Ou estarei enganado?

    ResponderEliminar
  3. Caro ACP, espero que me desculpe a sinceridade, mas depois de ler o que me escreveu e desde já agradeço o comentário, tudo o que ficou foi ZERO! Não acrescentou nada de novo! Em suma, o caro amigo ACP não disse nada de jeito! Mas não me espanta, pois já demonstrou ser um dos 'yes man' de que falei em tempos! Mas não o quero deixar sem resposta! Você está completamente enganado!! É verdade que ninguém votou em mim, mas também é verdade que eu, posso discordar das opções do executivo que vossa excelência defende com 'unhas e dentes'. Os seus argumentos para não requalificar a cerca são muito pobres como também é muito pobre a sua visão sobre gouveia! Poupe nos gastos desnecessários e verá que ´seria possivel devolver a dignidade à Cerca! E por favor, não me volte a resumir as obras de Álvaro Amaro, a não ser que ele lhe exija que o faça! Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. É engraçado este Sr. ACP. Para além de ter um próprio blog e ai dar largas à sua imaginação, sempre em defesa do actual executivo camarário, do qual até parece fazer parte (às tantas), é alérgico a criticas, pelo que, quando é colocada uma mensagem em qualquer outro blog, que de certa forma ponha em causa qualquer medida tomada pelo executivo, o que será normal em democracia (julgo eu), eis que surge o guardião do templo, a contestar, a defender a posições de terceiros (ou talvez não), e a tentar dar lições de democracia aos outros, o que certamente não lhe fica bem. Naturalmente que o poder é exercido por aqueles que foram eleitos pelo povo, mas, não ter estofo para encaixar uma critica feita ainda por cima a terceiros, são tiques de outros sistemas políticos, pelo que, não lhe vejo grande futuro…

    ResponderEliminar
  5. Ó caríssimo ACP, quem é que foi que disse, logo no início do 1º mandato da maioria laranja que "isto (a situação financeira da Câmara) está pior que o Benfica"?
    E quem é que, oito anos volvidos, já admitiu publicamente que "financeiramente vou deixar a Câmara pior do que a encontrei"?
    Pois, é uma questão de prioridades...
    Argumento-lhe da mesma forma:O que a Câmara paga apenas num ano, só em assessores de nomeação política política, dava para pagar as obras de recuperação e reconversão da Cerca.
    Ou, se preferir, com metade da dotação anual da empresa municipal pagavam-se as obras na Cerca.
    Se entrasse na sua onda demagógica, os exemplos
    seriam intermináveis.

    ResponderEliminar
  6. Não há coincidências...pois não, há sim capacidade de recuperar espaços dentro de uma estratégia lúcida e atenta a quadros de financiamento.
    Para pensar:
    Uma das funções da escrita é perpetuar as obras e as acções humanas para as futuras gerações.Já cansa ler o que se escreve sobre o que não se fez.
    Pergunta:
    Faria sentido ler hoje, nos manuais de História, relatos sobre o que ficou por fazer na grande Epopeia dos Descobrimentos, ou faz mais sentido o registo ou testemunho daquilo que foi conseguido?

    ResponderEliminar
  7. Estranho ... muito estranho...
    É pena que para alguns o futuro de Gouveia passe por recuperar a Cerca...
    Abram os olhos vejam que o mundo mudou e não gira em volta do pequeno umbigo.
    O pior que pode haver numa sociedade é a pequenez de pensamento, conduz inevitavelmente á pequenez nas obras. Por isso esta discussão da Cerca apenas tem um significado: como não sabem ou conhecem projectos mais validos, agarram-se às pequenez como crença inabalável.

    ResponderEliminar
  8. Caro anónimo: sabe o que é muito estranho? muito estranho é não estar de acordo ao ver a cerca no estado em que está!
    Quanto à pequenez de que fala... possivelmente não é para mim que fala. Eu apostaria que a sua pequenez é que é gritante, talvez baseada na sua ideia de Gouveia, ou simplesmente no prototipo que é o GRANDE museu da miniatura!

    ResponderEliminar