domingo, 22 de fevereiro de 2009

Gouveia ficou mais pobre

Faleceu hoje o Padre Dr. Manuel Martins Leitão.
Foi uma figura marcante na educação de muitas gerações de Gouvenses por quanto durante longos anos na década de 60 e 70 do século XX, dirigiu o Colégio N'Álvares que ao tempo era o estabelecimento de ensino secundário em Gouveia.
Sim, porque é bom que nos recordemos que a Escola Secundária de Gouveia com as valências que hoje comporta é uma conquista recente dos Gouveenses, já depois do 25 de Abril de 1974.
O Padre Leitão, era um competente Professor de Português, portador de uma grande cultura geral e que se distinguiu como um cultor de Camões, ensinando os seus alunos com mestria o labirinto da construção gramática em "Os Lusíadas", particularmente a terrivel divisão de orações.
Não sei bem porquê, os seus alunos alcunharam-no e 'rolhas', mas havia por ele um misto de admiração, respeito e carinho.
Com o encerramento do Colégio, passou a ser Pároco Diocesano em várias Freguesias do Concelho, tendo mantido a sua actividade Pastoral em Melo, até ao final do ano transacto, já com mais de 90 anos.
No Seminário, foi colega de Vergílio Ferreira, de quem era amigo, tendo a homilia que proferiu no funeral daquele grande Escritor em 1996, constituído uma peça literária cheia de sentimento e elevado nível.
Parte hoje , quase anonimamente, no desconhecimento da esmagadora maioria dos que foram seus alunos.
Mas eu tenho a certeza de que ao saberem desta noticia , todos lá no fundo sentirão uma profunda saudade e uma profunda gratidão ao seu Professor, Padre Manuel Leitão.
Como dizia Vergílio Ferreira, " ATÉ SEMPRE" Sr. Padre Leitão.

Sem comentários:

Enviar um comentário