quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Os candidatos!

A porta do poder! A porta por onde muitos querem entrar e só um consegue! São complicados estes tempos. Começam a existir os 'jogos de bastiadores', surgem as primeiras conversas, em suma, o mesmo de sempre. Cá pela nossa Gouveia, já se começam a ouvir primeiros nomes e respectivos lugares.
Começando pela oposição, da CDU é de esperar o esperado, ou seja, pouco mais têm a acrescentar à politica concelhia.
Do PS ainda pouco ouvi. E daqui podem-se tirar algumas conclusões: Será que andam meios perdidos como nos querem fazer parecer? Sinceramente não me parece até porque se houve momento em que ganhar as eleições foi uma realidade, o momento é este.
Da actual maioria PSD, já ouvi falar em pelo menos 5 hipotéticos candidatos, que na minha opinião, poderão se resumir a 2 sérios candidatos.
Álvaro Amaro deveria ser o candidato mais provável, sendo que é quase certo que será mais do que improvável isso acontecer. Voos mais altos se avizinham. Pelo menos uma coisa é certa: a Câmara irá poupar e muito em gasóleo e em desgaste do carro.
Rogério Figueiredo, actual Presidente da Assembleia Municipal, é lançado apenas, na minha opinião, para criar alguma confusão, sendo mais do que óbvio que não será ele o escolhido!
Luis Tadeu, actual Vice Presidente da Câmara, concerteza a maior invenção que Álvaro Amaro teve, sendo que só poderá ser equacionado, tendo em conta o número de vezes que substitui o Presidente quando este não se quer dar ao trabalho de estar presente.
Agora os 2 nomes a ter em conta. Carlos Peixoto e Joaquim Lourenço, dois Vereadores do actual executivo.
Ambos têm uma pedra no sapato. Estão ligados a uma politica de afastamento das pessoas, de rotundas e de 'show off'. Carlos Peixoto perde vantagem para Joaquim Lourenço no facto de ser Presidente da DLCG.
Recordar que a DLCG mais não é do que a Empresa Municipal que a primeira coisa que sabe fazer é contractar o André Sardet. A segunda coisa que sabe fazer é contractar pessoas pelo mérito desenvolvido na campanha eleitoral, sendo que, e como se já não fosse suficiente, gasta, gasta, gasta, como se são houvesse amanhã!
Mas será melhor aguardar por algo mais concreto, para aí sim, me pronunciar sobre quem realmente terá mais hipóteses de ganhar!

9 comentários:

  1. Parece que só há candidatos a candidato do lado do PSD, e por incrível que pareça parece que nem um se aproveita. O Dr. Rogério Figueiredo porque na verdade não é candidato. O Dr. Luís Tadeu porque substitui o presidente quando este não está (pensei que fosse essa uma das funções do vice presidente, devo estar enganado...) e por isso é uma invenção do Dr. A. Amaro. O Dr. Carlos Peixoto também parece que não serve porque contrata empresas de organização de eventos (provavelmente devia ser ele pessoalmente a ensaiar as coreografias dos espectáculos de abertura das festas). O Prof. Joaquim Lourenço é por causa de quê? Show off, rotundas, afastamento de pessoas, não percebo? Só o PSD é que tem de apresentar candidato? Isto agora é regime de partido único?

    ResponderEliminar
  2. Leu bem aquilo que escrevi? pelos vistos não! Mas ainda assim, volto a explicar e desta vez para o Sr. anónimo. Eu falei de todos... falei da CDU, da qual disse o que pensava e certamente que a realidade não será tão diferente quanto isso. Do PS, referi que pouco ou nada ouvi falar, logo não poderia tecer qualquer comentário sobre possiveis candidatos, que à partida desconheço. Quanto ao PSD, apenas me referi aos nomes que têm vindo a publico. E para sua informação, não retiro uma única virgula ao que disse, a não ser que me consiga provar o contrário!

    ResponderEliminar
  3. Sr. Ribeira, a praça pública chega a estes candidatos por uma questão de lógica política. A mesma lógica que o leva a concluir que Álvaro Amaro não será candidato. O tipo de lógica que nos faz chegar a Carlos Peixoto ( número 2 da vereação), Luís Tadeu (o vice presidente), Prof. Rogério Figueiredo ( Pres. Da Assembleia Municipal), e o Prof. Joaquim Lourenço ( um destacado membro da vereação) como sucessores de Álvaro Amaro. Será lógico que a sucessão saia de um destes nomes porque o percurso de cada um deles na política autárquica lhes deu a preparação e a visibilidade necessária para assumirem essa responsabilidade. Da mesma forma que pelo facto do Prof. Armando Almeida ser o secretário concelhio do partido socialista, terá um pouco de lógica coloca-lo no rol dos candidatos a candidato. Só considero que a análise que faz aos possíveis nomes do PSD, parte de argumentos com muita pouca sustentabilidade e muito de difamação e especulação. Algumas das coisas que diz podem ser entendidas como fazendo parte de um tom irónico com que escreve no seu blogue, haverá outras porém, que terá de ser o senhor a provar ou pelo menos a explicar porque o diz: “Carlos Peixoto e Joaquim Lourenço (…) Estão ligados a uma politica de afastamento das pessoas, de rotundas e de 'show off'.”(…)(a proposito de Carlos Peixoto) A segunda coisa que sabe fazer é contractar pessoas pelo mérito desenvolvido na campanha eleitoral, sendo que, e como se já não fosse suficiente, gasta, gasta, gasta, como se são houvesse amanhã!(…)

    ResponderEliminar
  4. Eu gostaria de lhe dizer que o post não tem nada de difamatório ! Eu não entro por aí. Obviamente que quando me fala do Prof. Armando Almeida, eu teria também que me referir também ao Prof. Octávio Figueiredo, coisa que não fiz, dado que não está escrito em nenhum regulamento que o candidato, ou candidato a candidato, à Câmara será o Presidente do partido local.
    Quanto ao resto, eu não falo das pessoas, até porque, a nivel pessoal, todos já deram provas do que são capazes. Agora, o que eu falo é de discordância politica. São as opcções politicas que estão em causa. Nada mais!

    ResponderEliminar
  5. A última citação que faz não está correcta. A destinatária é a DLCG. Quanto ao gasta, gasta e gasta como se não houvesse amanhã, refiro-me aos gastos sem lógica, na minha opinião, sendo que exemplo disso é a vinda da Marisa Cruz.

    ResponderEliminar
  6. A opinão que proferiu á cerca dos possiveis candidatos do PSD, não é uma opinão política porque não versa sobre opções polítcas mas sobre o caracter e a honestidade das pessoas em causa. "Politica de afastamento de pessoas", "contratar pelo mérito desenvolvido em campanha eleitoral", são afirmações difamatórias que não se aceitam no comentário político.
    Será obvio que nenhum presidente ou secretário conselhio é obrigado a ser candidato á câmara. Mas a mesma praça pública que lhe fala de todos os outros nomes do PSD, também lhe deverá falar do nome do Prof. Armando Almeida e dificilmente falará do Prof. Octávio. Porque a análise política não se restringe aos cargos mas abrange vários aspectos das pessoas em causa. Inclusive a disponiblidade, os objectivos, as ambições que se depreendem tacitamente.
    A DLCG, essa sim, é um produto das decisões políticas do seu presidente Carlos Peixoto. Quando critica a acção da DLCG, critica as opções de Carlos Peixoto.
    A questão da Marisa Cruz é uma questão menor, também me revejo noutro estilo de governo autarquico com gastos mais sóbrios, mas a estratégia deste executivo é a promoção da cidade por meio de eventos. E é preciso reconhecer que no que diz respeito a colocar gouveia no mapa eles estão a cumprir.

    ResponderEliminar
  7. Tenho pena que pense assim. Mas ainda assim, volto-lhe a reafirmar que não estão, nem nunca estarão implicitos nos meus textos considerações pessoais e muito menos tentarei tocar na honestidade e honorabilidade de qualquer pessoas, seja essa pessoa letrada ou não. Acredite no que lhe digo.

    ResponderEliminar
  8. Amigo.
    Para comentar ou criticar temos que conhecer as pessoas e a sua vida na sua cidade.
    Não podemos criticar nem comentar só porque não gostamos delas, ou não são do nosso partido ou não nos "arranjaram" um emprego.
    Continue a escrever sobre Gouveia a sua cultura e política e os seus habitantes, mas com mais ponderação, e mais conhecimento.
    até sempre.

    ResponderEliminar
  9. Caro amigo. Confesso que gostei do seu tratamento. Mas ainda assim, se reparar, a critica é positiva sempre assumida e explicada! Eu gosto de toda a gente, não me interessa o Partido A ou B, e não preciso de emprego! A minha ponderação é a minha consciência! Falo quando acho que devo falar! Critico o que deve ser criticado, porque para falar bem, já chegam os 'YES MAN' que por aí andam! Cumprimentos

    ResponderEliminar