quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Para onde ir?

Permitam-me recuar um pouco no tempo, mais própriamente há atura em que se falava nas Grandes Áreas Metropolitanas.
Como sabem, as Grandes Áreas Metropolitanas tinham como objectivo, substituir os Distritos existentes.
Gouveia, juntamente com Seia, Fornos de Algodres e Aguiar da Beira, foram os 4 Concelhos que optaram por 'virar' costas ao Distrito da Guarda rumo a um hipotético futuro mais risonho.
Dado que os Concelhos que acompanharam Gouveia numa 'aventura' chamada Viseu, eram muito próximos geográficamente, entendo que até foi bem pensado.
Mas temos sempre de assumir as nossas ideias até ao fim, caso não venha ninguém a provar que estamos errados. E não é que veio mesmo? Mas já lá chego.
Para grande satisfação Gouveense, o nosso Presidente da Câmara foi eleito Presidente da Grande Área Metropolitana de Viseu, composta por 21 Concelhos. Por um lado, fiquei algo surpreso com a eleição de Álvaro Amaro, porque nunca imaginei que a 'malta' de Viseu permitisse que alguém vindo de fora da sua área de origem, tomasse as 'redeas' lá do sitio, a não ser que a ideia que passou em Gouveia, de que a GAMVISEU era algo muito importante e com prestigio, não correspondesse à realidade.
Por outro lado, era sem sombra de duvidas a confirmação de que Álvaro Amaro 'riscava' a nivel politico! Pois bem, acho que passado este tempo todo, já sabem a resposta.
A verdade actual que pode ser dita em voz alta é a seguinte: onde pára a GAMVISEU? Eu nunca mais ouvi falar dela, portanto posso presumir que aquilo não passou de uma boa experiência curricular!
Mas a pergunta impõe-se: Para onde ir? Álvaro Amaro deu-nos a resposta.
Pois bem, Álvaro Amaro, Presidente da Câmara Municipal de Gouveia escolheu Viseu, como sendo o melhor para Gouveia, e até aqui tudo bem. Até eu, numa primeira análise concordo com ele.

Mas não é que ele me trocou as voltas... afinal já não se sabe para onde ir!

Álvaro Amaro, num passado recente, candidatou-se a Presidente da Federação do PSD da Guarda e ganhou! Agora sim, Dr. Álvaro Amaro. Em que é que ficamos?
O Dr. Álvaro Amaro Presidente do PSD/Guarda, veio desmentir o Dr. Álvaro Amaro, Presidente da Câmara Municipal de Gouveia e da GAMVISEU.
Enquanto Presidente da Câmara, escolhe Viseu como sendo o futuro. E depois, enquanto militante do PSD, escolhe o Distrito da Guarda como sendo o futuro. O mesmo aconteceu com o Presidente da Câmara Municipal de Seia. Mas a mim não me interessa o que se passa com Eduardo Brito, dado que ele não tem qualquer interferência nas politicas de Gouveia, ao contrário do Dr. Álvaro Amaro.
Este é um bom exemplo da ausência de fio condutor das suas (de Álvaro Amaro) politicas. Consegue contrariar-se com uma facilidade, que impressiona qualquer um.
Foi desde aí que começou a escolher no mapa a próxima viagem! Foi o verdadeiro anuncio que sua 'Aventura' por Gouveia iria terminar.

Quanto a mim, resta desejar-lhe boa viagem e que o próximo local de paragem, tenha mais sorte que Gouveia!

2 comentários:

  1. Faz precisamente dois anos que o Jornal O Herminio iniciou a sua aventura neste mundo da Web. Foi em Fevereiro de 2007 que quis dar "voz" a Gouveia neste mundo virtual que todos apelidam de futuro da comunicação. Na altura num outro servidor, foi dado um passo importante, lembro-me na altura não haver um espaço dedicado ao concelho, existia já alguns casos de localidades como Moimenta, mas nada como o Jornal O Herminio fez, sobretudo tocar na ferida e implantar uma nova ideologia e corrente de pensamento, sempre com um só objectivo, O FUTURO DE GOUVEIA! A inércia e o marasmo que se vivia na cidade , sobretudo na passividade das suas gentes, era preciso agitar as consciências e conseguimos. Hoje passados dois anos temos seis blogs sobre Gouveia, não discutindo a qualidade de cada um, aquilo que é preciso assimilar é que surgiu uma linha progressista, onde todos têm o seu espaço. Poderão abrir portas importantes à cidadania que tanto tenho lutado como factor fundamental ao desenvolvimento da cidade e do concelho. Quem sabe se daqui a pouco tempo não existe um encontro de blogistas de Gouveia, uma conferência...um debate...quem sabe! Por certo que Gouveia ficaria a ganhar. Temas não faltam, ideias também...as soluções encontram-se entre fundamentalismos e experiências.
    Queria agradecer a todos aqueles que assiduamente despendem do seu tempo a ler este espaço e à força que têm dado para dar continuidade a este trabalho...a todos Bem Hajam!

    ResponderEliminar
  2. O sr presidente nunca se decidiu! nem sei como não fomos pra coimbra!

    ResponderEliminar