quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Novo Palácio da Justiça


O Novo Palácio da Justiça de Gouveia cresce a velocidade de cruzeiro, conforme podemos observar na imagem colocada neste post.
Uma obra útil e desejada em Gouveia que causou alguma dicussão aquando da escolha do local da sua construção.
Todos os dias, podemos ver com regularidade, inúmeros cidadãos anónimos, no mesmo local onde esta fotografia foi tirada (Monte Calvário), observar o andamento das obras. Está a mexer com Gouveia.
Infelizmente, na madrugada do dia 29 de Janeiro, ruiu parte do muro junto ao Jardim-de-Infância e da Escola de Primária de S. Pedro.
Este incidente, provocou na sociedade Gouveense, muita curiosidade e colocaram-se algumas interrogações. 'Mas como foi possivel ter caído o muro?'.
Bem, não sou técnico especializado e sinceramente não estou para aí virado. Apenas quero frisar que, dado que aconteceu, ainda bem que foi de madrugada evitando assim danos ainda maiores . Ainda bem...
Agora resta esperar que os técnicos da obra cheguem a uma conclusão e que tomem medidas para que não se volte a repetir, devolvendo assim a segurança necessária às instalações do Jardim de Infância e da Escola Primária.
Mas este episódio, foi relatado nas páginas 12 e 13 do Noticias de Gouveia.
E é aqui que surge a surpreendente, ou não, afirmação de um vereador afecto à maioria do Executivo Camarário e que passo a citar: "... a Câmara não é a dona da obra, nem é responsável pela construção. Limitámo-nos a interferir no sentido de alertar quem tem obrigação de acompanhar a obra", referindo-se ao Instituto de Gestão Financeira e Patrimonial do Estado.
Toda a gente sabe que a Câmara não é responsável pela construção do Tribunal. De igual modo, os bem informados sabem que a obra é da exclusiva responsabilidade do Governo Português.
O Sr. Vereador, no meu entender bem, disse a verdade e clarificou definitivamente a questão que o Sr. Presidente da Câmara tem vindo a transmitir para os Gouveenses.
Em suma, a Câmara Municipal de Gouveia não é a respnsável pela obra do Tribunal, tal como não é da Variante de S. Julião, ou do Novo Centro de Saúde, ou ainda da Escola Básica Integrada.
Ponto final.

5 comentários:

  1. A César, o que é de César.

    ResponderEliminar
  2. E eu que andei até agora convencido, pelo que dizem os responsáveis do Município, que tais obras eram Camarárias. Andam aí mais Pinóquios, só faltam os Outdoors.

    ResponderEliminar
  3. Ao Vereador em questão fugiu-lhe a boca para a verdade.
    Quando é para descerrar as primeiras pedras das obras do Estado (as únicas, aliás, que de alguma forma mexem em Gouveia...)o mérito é do Sr. Presidente da Câmara e dos Srs. Vereadores e dos seus acessores e blá, blá, blá.
    E lá aparecem a placa com o nome do "altruista" e a fotografia do acto para a posteridade!
    Quando a coisa dá para o torto, toca a sacudir a água do capote, "aqui d'el Rei" que a Câmara não é a dona da obra e a culpa é do Governo...
    Para que o Dr. Álvaro Amaro e sus muchachos venham reconhecer o "seu a seu dono, só falta que desabe o viaduto da Variante de S. Julião, caia um taipal da nova escola básica ou se dê alguma "maca" com o novo centro de saúde...

    ResponderEliminar
  4. Pelo menos esses 'altruístas' de que o senhor falam podem dizer que conseguiram fazer com que o Estado 'viesse a Gouveia' construir o Tribunal, a Variante, o centro de saúde, a Escola Básica Integrada. Já outros, tiveram 20 anos para o fazer, ou melhor, fazer com que o estado viesse fazer tais obras tão necessárias. Parece que para os senhores Gouveia só existe desde 2001.Às vezes olhar para o passado antes de falar é preciso. É o que vos aconselho.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelo seu comentário. Mas eu deixo-lhe uma pergunta. Deveremos nós andar a julgar a actual maioria camarária através do passado que não lhes pertenceu? Eles já foram julgados em eleições. Agora é a vez de Álvaro Amaro e a sua equipa responderem perante as gentes de Gouveia e do seu Concelho.

    ResponderEliminar