sexta-feira, 13 de março de 2009

A verdadeira Sexta Feira 13


Como disse Bruno Nogueira, na sua crónica na TSF, "pior que ter uma sexta feira 13, é ter uma segunda feira 13". Isto, obviamente, no contexto cómico que só o autor sabe dar, mostra-nos que ter uma imaginação fértil, ajuda e de que maneira.
Mas eu atrevo-me a dizer que hoje foi a verdadeira Sexta Feira 13.
Ao que parece, hoje teve lugar a maior manifestação de sempre realizada em Lisboa, sob a batuta de Carvalho da Silva, Secretário Geral da CGTP. O País pouco produz, a crise abraça-nos todos os dias e como resolver isto? vamos para a rua fazer manifestações.
Não sei se repararam, mas a grande discussão de hoje, não teve como tema o código do trabalho ou até mesmo o galopante desemprego. A grande noticia que todos faziam questão de salientar, era o número de manifestantes. Desde Louçã a Jerónimo de Sousa, todos se juntaram contra, não se sabe bem o quê.
Mas também é importante referir, que estas manifestações são quase sempre marcadas para as sextas feiras. Que belo pretexto para um fim de semana prolongado. São mesmos ridiculos estes sindicatos.
Sou claramente a favor da liberdade de opinião e das contestações justificadas. Com isto, não quero dizer que esta não é justa, mas seja de que maneira for, já chateia ver quase todos os dias manifestações, por tudo e por nada.
Mas esta Sexta Feira 13, também fica marcada pelo descaramento permanente que surge às 20:00 na TVI. Permitam-me o desabafo, mas será que ninguém percebe que Manuela Moura Guedes tem um ódio de estimação ao PS e José Socrates? Por amor de Deus, aquilo irrita qualquer um. Mas deve agradar os 'anónimos do costume' que com a fraca visão da realidade, mostram-nos com prazer, o que de mal existe no nosso País.
Para terem noção que a perseguição existe mesmo, o Jornal Nacional que ainda agora está no 'ar', utilizou os primeiros 51 minutos a falar mal do Governo, do PS e de José Socrates. Tudo serve para atingir os objectivos.

Não é só azar, concerteza! É a verdadeira Sexta Feira 13.

10 comentários:

  1. Ora aqui está mt verdade. Ainda hoje me questionei da finalidade destas consecutivas greves, sera que realmente se unem para atingirem objectivos em concreto, ou continuam a fazer greve so porque sim!? Quanto a Manuela Moura Guedes, já toda a gente notou a sua evidente oposição ao governo! onde esta a caracteristica, mas imparcial, ironia jornalistica?!

    ResponderEliminar
  2. caro Ribeira

    Começo por agradecer-lhe a referência que me faz.
    Na nossa terra costuma dizer-se "que é bom que falem de nós, nem que seja para dizer mal"!

    Há uns meses atrás, num sábado, foram 120.000 os professores que desceram os Restauradores. Hoje, foram 200.000 trabalhadores dos sectores público e privado, com uma série de estruturas sindicais envolvidas e representadas. Os partidos habituais nestes acontecimentos, também se fizeram representar.
    Aquele mar de gente que, com toda a certeza, nos ficará gravado na memória, é para si um bando de alienados que não conhece motivações para ali estar e a TVI uma televisão de conspiradores que divulgam aquilo que não é importante.

    O que seria deste mundo sem pessoas com a sua clarividência?

    Mas tem razão quando afirma
    "Não é só azar, concerteza!"

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Estou em "estado de choque" com o que acabei de ler. Faça uma reflexão daquilo que acabou de escrever... estas são as ideias/ideais do estado novo (ditadura salazarista).
    Está a "atentar" contra um direito fundamental, consagrado na lei (LEI DA GREVE Lei nº 65/77 de 26 de Agosto).
    Será falta de empatia para com os trabalhadores que exercem o seu direiro ou simplesmente "casmurrice" e dificuldade em aceitar o contraditório... o sr. não parecia ser assim... ainda estou em choque

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo (22:18), não podia estar mais de acordo consigo.
    Caro anónimo (23:48), presunção e água benta, cada um toma a que quer. Não me referia em especial a si. Mas já agora, por não faz login quando faz comentários?
    Caro anónimo (0:34), você entra em "choque" por muito pouco. Ou não leu o que escrevi, ou não quer entender o que escrevi, ou não sabe ler.
    Seja como for, está muito enganado em relação às minhas ideias/ideais.

    Cumprimentos a todos

    ResponderEliminar
  5. Caro Ribeira, não poderia deixar de lhe responder...é que para além de saber ler... também sei ler as "entrelinhas", e este post foi o verdadeiro post de 6ª feira 13. Como pessoa superticiosa não volte a "postar" neste dias...pode ter azar.

    ResponderEliminar
  6. Gostei das suas 'entrelinhas'. Mas está longe de me intimidar. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Permita-me fazer das suas, as minhas palavras, mas não entendeu o que eu quiz dizer. Não vou, no entanto, especular sobre as possíveis causas desta dificuldade, mas à partida existiu um "preconceito" acerca do comentário, que enviesou a sua percepção. Isto do "choque", mexeu comsigo. Estamos "quites".
    E já agora, o que eu quis dizer, é que neste post esteve menos bem do que noutros... azar.

    ResponderEliminar
  8. Caro anonimo (1:11). Nada do que disse mexeu comigo. Eu tenho por hábito responder à grande maioria dos comentários. Pura cortesia. Acho importante a existência de dialogo. Pode especular o que entender, agora uma coisa lhe digo, você é que ainda não percebeu o que eu disse. Volte sempre. É com sinceridade que o digo. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Como o diálogo também é importante para mim, e para terminar, da minha parte este "nosso diálogo", queira saber que também tenho sentido de humor, e prefido o Ricardo Araújo Perira, de longe (ao Bruno Nogueira), e já agora veja a última que ele disse sobre o "Sócrates", sei que não vai achar piada... pois o sr. está cada vez mais colado à "voz do dono", e tal como ele não tolera apoupos.
    Já agora, eu continuo a achar a Greve um direito "intocável".
    Quanto aos dias 13, queira saber que são muito significativos para mim, pois nasci, casei e formei-me, sempre, a 13.

    ResponderEliminar
  10. Eu não tenho nada contra o dia 13, nem contra as greves. E confesso-lhe uma coisa, as piadas que envolvem José Socrates feitas pelos nosso grandes humoristas, são porventura, aquelas que me dão mais gozo, porque são quase sempre muito bem feitas. O seu apreço (obviamente justificável) pelo dia 13, não consegue retirar a inevitável associação com o 'azar'. Você é excepção à regra, porque para si, o número 13 é reflexo de sorte.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar