quinta-feira, 12 de março de 2009

QREN - Um bom exemplo

"O Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) assume como grande desígnio estratégico a qualificação dos portugueses e das portuguesas, valorizando o conhecimento, a ciência, a tecnologia e a inovação, bem como a promoção de níveis elevados e sustentados de desenvolvimento económico e sócio-cultural e de qualificação territorial, num quadro de valorização da igualdade de oportunidades e, bem assim, do aumento da eficiência e qualidade das instituições públicas." Podem, encontrar mais informações, em http://www.qren.pt/ .
Sendo curto e grosso, o QREN, mais não é do que do que um fundo europeu, que disponibiliza dinheiro, para ser investido nos Países da União Europeia, nas mais diferentes áreas, onde os Governos surgem como orientadores desses mesmos fundos.
Não quero com isto, falar deste ou de outro quadro comunitário, antes quero relatar uma história real, que se passou num Concelho, aquando da existência de dinheiros Europeus.

Certo dia, li num jornal uma reportagem sobre um Concelho. Confesso que não me lembro do nome, mas que ele existiu, disso não tenho duvidas.
Na altura, o Presidente da Câmara foi duramente criticado pelos seus Munícipes, pelo facto de ter contactado 3 especialistas em fundos comunitários e que teriam à sua responsabilidade, a elaboração dos respectivos projectos.
Cada um deles, ganhava mais do que o próprio Presidente da Câmara. Se a memória não me falha, o técnico que ganhava menos, conseguia mesmo assim ganhar o dobro do ordenado dos vereadores. Os dados não são precisos, mas não fogem muito à realidade vivida.
Os 3 especialistas tinhas instruções claras de elaborar projectos para toda e qualquer área. A titulo de exemplo, elaboraram projectos para conservação de património, para construção de espaços desportivos, para reabilitação urbana. Dinheiro há com 'fartura', é preciso sim ,saber onde procura-lo e acima de tudo, justifica-lo muito bem justificado.
Moral da história: aquele Concelho, em apenas 4 anos, obteve um desenvolvimento como poucos a nível Nacional. Conseguiram inovar e aumentar a qualidade de vida aos seus Munícipes. Tudo isto através da polémica contratação dos 3 especialistas em fundos comunitários. É verdade que gastaram muito dinheiro em ordenados, mas também é certo que o saldo final foi bastante positivo.
Este seria um bom exemplo que a Câmara de Gouveia poderia adoptar. Contratar pessoas realmente formadas na área, que saibam onde procurar o dinheiro e acima de tudo que elaborem projectos de modo a que seja quase impossivel a sua reprovação. Poderiamos ganhar muito com esta medida.

Já vai sendo tempo de olharmos para estes e outros bons exemplos!

12 comentários:

  1. Caro ribeira
    O sr. anda um pouco distraído e desfazado da realidade concelhia.
    1- Se não sabe, fica a saber que a ADRUSE não é mais do que uma Associação de Munícipios que administra fundos do QREN, destinados ao desenvolvimento do mundo rural. Não é uma Associação nova, tem a obrigação de a conhecer.
    2- A Câmara de Gouveia, antecipou-se à sua sugestão, e criou há poucos meses, a Associação Intermunicipal da Serra da Estrela, que integra três concelhos: Gouveia, Fornos de Algodres e Seia. Esta Associação, irá também administrar fundos do QREN, que lhe foram atribuídos. Pelo que sei, rondam os 14 milhões de Euros, todos eles destinados a estes três concelhos e direccionados para o investimento público/autárquico.
    Esta Associação terá sede em Gouveia, outra boa novidade, onde irá consequentemente criar novos postos de trabalho. Empregará, certamente, novos quadros superiores "formados nas áreas"(como é exigido) que não irão receber ordenados milionários.
    Só espero não ouvir depois, que esses postos, são tachos arranjados para alguém.
    Quanto aos fundos do QREN, quero ainda dizer-lhe que há mais de um ano que os fundos deveriam estar à disposição dos investidores e em alguns casos, por inoperância dos nossos governantes, ainda não estão. As medidas de enquadramento dos apoios decididas já são conhecidas, mas muitas delas ainda, depois de ano e meio passado, continuam por regulamentar, impedindo as pessoas de acederem aos apoios.
    Estando o país a passar por esta crise que afecta tudo e todos...
    É, no mínimo, Lamentável!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Não substime os técnicos que existem neste concelho, pois não só na CMG mas também na ADRUSE, ABPG e no GAF de entre outras instituições e serviços, existem excelentes técnicos que se candidatam a vários programas que têm sido aprovados. Esta forma que sugere, era sem dúvida para aí sim esbanajar dinheiro essencial a outras áreas.
    Já agora estude melhor o QREN

    ResponderEliminar
  3. Uma coisa quero deixar bem clara. Este post não serve para atacr ninguém, muito menos os técnicos que existem. A certeza que tenho é que o investimento é muito reduzido, o que me leva a concluir que alguma coisa está a falhar. E se está alguma coisa a falhar, somos todos que estamos a falhar. Desenganem-se caros amigos. Por incrivel que possa parecer, todos queremos o melhor para Gouveia. cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Caro Ribeira, será que não existem pessoas competentes e que ganhem menos que um presidente da Câmara ???

    ResponderEliminar
  5. Tanto você como eu, sabemos perfeitamente que existem pessoas competentes e que ganham menos que o Presidente. Não é iso que está em causa. Eu apenas me limitei a relatar uma história que achei interessante. Mas terá de concordar, que os melhores dos melhores, ganham bem mais que qualquer funcionário competente. Espero que tenyha compreendido. cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Será que aquela ideia de dar uns cobres à malta para regressar à terra que os viu ir embora (pelo menos ao fim de semana)também foi aplicada por um desses iluminados de salário milionário?
    Caramba... tão cedo não me vou esquecer dessa... he he

    ResponderEliminar
  7. Está muito "desfasado" da realidade... tanto no conhecimento do QREN, como do mercado de trabalho.
    O conhecimento que tenho da realidade, permite-me afirmar que os verdadeiramente "incompetentes" e "sem perfil" é que têm bons ordenados. Acredite, a minha amostra é grande...
    Acorde... estamos em Portugal.
    Aqui o mérito, as competências pessoais e académicas, não contam para nada... lá o factor C e a política, sempre ajudam... por isso é que já andam "tantos cães atrás de um osso"...

    ResponderEliminar
  8. Caro anónimo (14:17), deixe que lhe diga que não percebeu o que lhe disse. Os ordenados dos técnicos que eu aqui indiquei, não são o factor chave deste post. Pelos vistos não percebeu.
    Ao anónimo (15:34), a sua realidade é que pode não ser a melhor, senão vejamos: a adruse e todas as outras entidades que se candidatam a fundos europeus, fazem o que podem. Até aqui tudo bem. Mas tem de concordar que não chega. Mais, eu não quero que contratem 10, 20 ou 30 tecnicos, nem nada que se pareça. Apenas seria interessante que Gouveia tivesse mais capacidade de poder efectuar candidaturas, para que cresça no plano regional. A titulo de exemplo, a candidatura que foi efectuada para a rotunda da estrela (antigo cruzamento da pulga), a mim não me diz nada e só mostra a nossa capacidade de pensar mais à frente. Mas uma coisa é certa. Gouveia ganhou uma entrada bem melhor do que a existia. cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. A minha realidade não é a melhor, mas é a REALIDADE.

    Quanto às entidades, fazem o que lhes compete, e têm de o fazer bem (e não só "o que podem", pois caso contrário não lhes seria concedido o proprósito a que se candidatam).
    Pelos vistos não é necessário ir buscar os "espertalhões", a prata da casa tem cumprido. E olhe que o "cerco" está cada vez mais apertado... se as candidaturas não prestarem... "chapéu"
    Também aqui, e como dizia o "rascunhos"... é "mais uma oportunidade perdida"... agora é um pouco tarde... pois os "fundos" estão a escassiar

    ResponderEliminar
  10. Sr. Ribeirinho, está na hora de passar o fim de semana a dormir umas sonecas, pois já está a ficar com as ideias baralhadas. Então a rotunda não lhe diz nada mas mostra a capacidade de pensar mais á frente?
    Mau, de tanto escrever já está com os fusíveis fundidos.

    ResponderEliminar
  11. gouveia tem muitos técnicos competentes nas diversas instituições....não percebo é porquê é q pouco ganhamos com isso

    ResponderEliminar
  12. L'agent, apanhou-me :) . Mas você sabe que eu sei que você sabe que não era aquilo que eu queria escrever. Onde se lê "e só" deve-se ler "e não mostra a nossa capacidade de pensar mais à frente. Obrigado pela correção. Cumprimentos

    ResponderEliminar