quinta-feira, 5 de março de 2009

Regionalização. Sim ou não?

Aqui temos nós, de novo, a regionalização em cima da mesa.
Uma coisa é certa, caso José Socrates e o PS ganhem as eleições legislativas, o referendo à regionalização será uma realidade. Certamente que o PS não será o único Partido a defender o seu referendo. Este ponto seguramente não será problema. Na minha opinião, problemático será o mapa que vai ser levado a referendo. Sim, porque a regionalização, só poderá ser positiva caso os senhores que irão desenhar o 'novo' Portugal, consigam minimizar as desigualdades que actualmente existem.
E isso só será possivel caso a discussão abranja toda a população, de um modo claro e que dê a oportunidade a todos os Portugueses de se pronunciarem.
Aqui certamente que haverá muita controvérsia, muitas acusações, enfim, o mesmo de sempre quando não se consegue chegar a um consenso.
Todos temos de assumir o nosso grande Partido que é Gouveia e esquecer as lutas partidárias nacionais, que neste caso, não nos levam a lado nenhum.
Hoje mesmo, o movimento "Regiões, Sim!", entregou no parlamento ao Presidente da Assembleia da Républica, uma petição com cerca de 8000 assinaturas. O objectivo desta petição é convencer os partidos políticos a assumirem o compromisso de um novo referendo sobre a regionalização, na próxima legislatura.
Espero, sinceramente, que o processo que nos vai conduzir ao novo referendo sobre a regionalização, seja completamente diferente do último.


E aqui lanço novamente a pergunta:


Qual o mapa que melhor favorece Gouveia e a região em que está inserida?


Espero a vossa participação para que deste fórum, possa vir a sair um movimento a favor de uma regionalização justa! Nunca se sabe!

10 comentários:

  1. Defendo um mapa semelhante ao que se vê na figura. Com a inclusão de Gouveia numa grande Região Centro e não em qualquer pequena região como as que foram referendadas anteriormente.

    ResponderEliminar
  2. Nehum, regionalização, NÃO.

    ResponderEliminar
  3. Que excelente maneira de começar. Nada melhor que duas opiniões distintas para dar o mote inicial. Obrigado caros anónimos. Permitam-me uma dica: fundamentem melhor a vossa opinião, para que a discussão seja mais concreta. Esta minha dica é mais indicada ao anónimo das 21:06.As opniões contam todas, mas a fundamentação vai ajudar. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. a haver regionalização, q para mim era de evitar preferindo eu a solução das comunidades urbanas, inter-municipais e áreas metropolitanas, nunca escolheria o mapa q apresentaste....sendo a região demasiado grande a hipotese de vir dinheiro para este lado iria ser mt baixa..

    no entanto tb n gostaria q nos associassem, como no anterior referendo a castelo branco e afins

    se pudesse existir por aí um meio termo...sei lá...Coimbra, Aveiro, Viseu e nós por exemplo

    ResponderEliminar
  5. Para aqueles que pretendam ter uma perspectiva mais vasta sobre esta problemática, sugiro uma visita ao
    .
    Regionalização
    .

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Peço desculpa mas vou transcrever o que já escrevi no "Rascunhos":

    Pois eu já no anterior referendo votei a favor. Já por altura do anterior referendo as desigualdades entre as regiões do litoral e as do interior eram (como sempre foram) gritantes, ao nível económico, social e cultural.
    Na altura a pergunta que fiz a mim mesmo foi: Será que com a regionalização a situação das regiões pode ficar ainda mais desfavorecida ?
    Depois de reflectir sobre esta questão, cheguei à conclusão que seria impossível ficarmos pior do que o que estávamos. VOTEI SIM.
    Actualmente as minhas convicções ganharam ainda mais força. É URGENTE descentralizarmos o poder político e administrativo de Lisboa, sob pena de vermos desaparecer (sim não é exagero) várias das localidades do interior. Se virmos as estatísticas sobre a população existente no interior, rapidamente chegamos à conclusão que o DESERTO é possível, mesmo sem os habituais camelos. Só os habituais, porque há outros, mas esses há em todo o lado !

    ResponderEliminar
  7. Caro +gva, o mapa que aqui coloquei, apenas é uma imagem que mostra um possível mapa de regionalização. Não é a minha opinião, até porque espero formular uma, a partir da nossa discussão. cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Dado ser um tema complexo e que necessitará de alguma reflexão, hoje, por opcção, não irei publicar nenhum post, para que este tenha uma maior visibilidade. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Esta regionalização é muito parecida com a anterior... só contempla menos "regiões".
    No entanto, os problemas permanecem...
    O "centro" do país, cada vez mais desertificado e empobrecido será sem dúvida a região mais desfavorecida ... isto do "junta-te aos maus" ... não me agrada nem nunca me agradou.
    O meu voto continua a ser não... categoricamente.
    Talvez se fosse do algarve, do norte ou de lisboa votasse sim. ASSIM NÃO

    ResponderEliminar
  10. Resumir a questão da Regionalização à discussão do mapa das futuras regiões é demasiado redutor e pode inquinar, à partida, qualquer debate sério sobre o tema. No caso da inserção de Gouveia, não há regiões (delimitações territoriais) ideais e indiscutíveis. Mais importante será discutir as atribuições, competências, meios, objectivos, etc. duma futura regionalização do País. Que já peca por tardia. E que por isso é urgente!

    ResponderEliminar