Ontem, o semanário 'Expresso', publicou as conclusões de um estudo que comparava José Socrates e Manuela Ferreira Leite, elaboradas pela Eurosondagem para a SIC/Expresso/Renascença (Grupo do Dr. Pinto Balsemão).
As imagens não foram escolhidas ao acaso. José Socrates, feliz da vida enquanto que, Manuela Ferreira Leite, começa, definitivamente, a ver a vida a andar para trás.
A primeira análise que se pode fazer é a seguinte: José Socrates 'cilindrou' Ferreira Leite. E como na publicidade do 'algodão', aqui os números também não deixam margens para duvidas. O líder do PS é considerado o mais competente para governar, com mais conhecimento dos problemas do país, europeus e mundiais, mais determinado, com maior capacidade de liderança e até mais arrogante.
63,7% dos inquiridos dizem que Sócrates é mais competente para governar do que Manuela Ferreira Leite, que apenas recolhe a preferência de 14,8%.
Apesar de a maioria dos inquiridos, acreditar que Ferreira Leite irá defrontar José Socrates nas proximas eleições, deixo a nota de que Marcelo Rebelo de Sousa seria o preferido, caso ela não avançasse.
Numa sondagem onde José Socrates ganha em toda a linha, Manuela Ferreira Leite apenas ficou na frente no que respeita à honestidade com de 36,8% contra 32,7% do 1º Ministro.
O resultado em que os dois se encontram mais distantes foi atingido quando a pergunta era sobre determinação, com 72,6% para Socrates contra 13,7% de Ferreira Leite.
A verdade, cada vez mais incontornável, de que José Socrates tem a vitória mais do que segura, faz com que ele tenha tempo suficiente para conseguir a maioria absoluta.
Com o desastre que se avizinha para os lados do PSD, os criticos internos deverão surgir novamente, com aquela vontade mesquinha de fazer 'rolar' cabeças. Até podem ter razão, mas há maneiras e maneiras de fazer as coisas.
Se Sócrates ganhar as próximas eleições, é que eu quero ver as competências do governante para governar em minoria.
ResponderEliminarAvizinham-se dias hilariantes.
Se até mesmo com maioria se vê aflito com muitos dos seus camaradas...
não seriam precisas sondagens para saber que a snhra doutora não tinha chance nem contra o tino de rãs
ResponderEliminarCaro anónimo 22:41. Se o cenário de maioria relativa for uma realidade, concordo consigo que será interessante verificar a capacidade de José Socrates para governar. A ver vamos. Cumprimentos
ResponderEliminar