segunda-feira, 30 de março de 2009

Aprender com Celorico da Beira

Considero-me um Gouveense de 'gema', que defende Gouveia sempre e que quer, acima de tudo, que o seu Concelho evolua, com o pensamento de sermos mais e melhores. Este é o motivo que faz que eu escreva sobre e por Gouveia.
Hoje, através da imprensa escrita nacional, li uma noticia que envolvia o Municipio de Celorico da Beira.
Nessa Noticia, vinha a informação que Celorico da Beira iria promover, pelo 2º ano consecutivo, uma amostra/venda de produtos regionais (queijo da serra, vinho, requeijão, doce de abóbora, enchidos) em plena Rua Augusta, na Cidade de Lisboa.
O ano passado foi um sucesso, o que levou a CM de Celorico a ir novamente a Lisboa.
De referir que todos os produtos que lá estarão à venda, são provenientes do Concelho de Celorico.
É uma iniciativa louvável e que terá o agradecimento de todos os produtores do seu Concelho, dado que conseguem dar vazão a tudo que produzem. Por outro lado, levam o nome de Celorico até muito longe, através daquilo que têm de melhor.
Com a iniciativa deste Concelho vizinho, fico com algumas duvidas sobre o alcance do método de promoção adoptado pela Câmara de Gouveia.

Enquanto uns dão um 'passo em frente', outros ficam parados a ver o desfile!
Neste caso, podemos aprender com Celorico da Beira.

23 comentários:

  1. Gouveia em Lisboa? Só se for para promover as motas, as bicicletas, os Snowboard e outros eventos chiques, que são os novos produtos tradicionais cá do burgo! Isso de enchidos e queijo não é para gente fina.

    ResponderEliminar
  2. Então e na fotografia aparece um frasco de doce da Companhia das Abóboras que é uma empresa de Gouveia?
    Óh Sr. Ribeira , então um Gouveense de gema não conhece os produtos da nossa terra?
    Afinal não se deve aprender com Celorico mas sim com Gouveia ou então eles estão a fazer publicidade mas com os produtos de cá.
    Informe-se melhor pois esta noticia foge á verdade.

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo das 10:07, o que é que isso tem a ver com a noticia do post? Trata-se de uma iniciativa que dá a conhecer produtos regionais (portanto de uma região)em Lisboa. Nada nos garante que o queijo é feito em Celorico, se calhar até é de Seia e o vinho de onde é?

    ResponderEliminar
  4. Ao anónimo das 10:01, pior ficamos, é preciso ser Celorico da Beira a promover a Companhia das Abóboradas?! Nem aos da casa damos valor e promoção...

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo das 10:22. Ok! não interessa discutir o essencial mas sim o acessório, como eu os entendo!

    ResponderEliminar
  6. Caro Ribeira, considero este um post essencial, talvez, e embora não pareça, um dos mais importantes que já aqui colocou. Quando muitos consideram que Gouveia é que está à frente, que até consegue por o nosso Queijo lado a lado com a "diva" Marisa Cruz, vem o caro Ribeira desfeita-los com essa maldade!
    Muitos responsáveis da actual gestão camarária pensam que a promoção se faz com folclore e notícias cor de rosa, quando na realidade pouco percebem do que falam. É por estas e por outras que Celorico tem sido constantemente referenciado como o "embaixador" do Queijo da Serra da Estrela, seja nas televisões, nas rádios e nos restantes media. O QUEIJO não se mistura com o Carnaval, não pode. Só meia dúzia de "inventores" que se servem da política e dos cargos que ocupam é que podiam ter essa ideia "brilhantemente" estupidificada. Não perecebem e nem nunca perceberão que o Queijo comporta em si uma tradição e uma história, um conjunto de valores ligados à terra e às actividades ancestrais que nada têm a ver com o Carnaval. Mas é assim, quem critica é que é insensível às festas, e nós como sempre a ver a Carvana passar...

    (hoje em homenagem ao seu post vou adoptar o nick que utilizo no Rascunhos, que é quase igual ao anterior, mas que o seu blog merece)

    ResponderEliminar
  7. Gouveia tem sido promovida com bastante qualidade ( de referir a participação em Lisboa na BTL )e nos outros eventos, que apesar de muita gente não gostar, têm tido excelentes resultados. O conceito de festas mudou mas quanto a mim e felizmente a muita gente para melhor!

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde.
    Em 1ºlugar gostaria de referir que esta fotografia foi escolhida aleatóriamente através da pesquisa feita no google. O que importa referir é o evento e a noticia que sobre ele ainda por aí.

    ResponderEliminar
  9. Em 2º lugar, outras das informações que recolhi, deu-me a conhecer que com esta iniciativa e a titulo de exemplo, o queijo da Serra de Celorico esgota.
    Seja como for, fica aqui prometido, trazer mais logo mais informações, para que todos possamos ter uma noção mais clara da importância de actividades idênticas a esta.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. Caro(a) low profile, sem dúvida que o exemplo da participação na BTL é um dado muito positivo. Agora em relação às "tais" festas, nomeadamente no que toca à associação do Queijo ao Carnaval consegue-me referir quais os resultados obtidos (no que diz respeito ao queijo) ? Que resultados são esses ? Onde é que os podemos consultar ?

    ResponderEliminar
  11. Sr. aquitasebem sempre esteve associada a Feira do Queijo ao Carnaval, aliás desde há muitos anos( mais de 8 ) que ela se realiza nesse Domingo, é uma tradição com a qual concordo que se deva manter.
    Tive oportunidade de in loco, ver excelentes resultados pelos milhares de pessoas que nela participaram e pelo queijo que adquiriram e que esgotou o que os produtores apresentaram.

    ResponderEliminar
  12. Concordo no essencial com quase tudo que o aquitasebem disse, apenas acrescentaria um facto: ninguém sabe os resultados de qualquer iniciativa que a Câmara tome, seja ela positiva ou não. Tomemos como exemplo o Estrelinhas, que em muita opinião, foi das poucas iniciativa positivas, que durante os 8 anos de mandato, esta Câmara tomou, até pelo facto do centro de saúde ter passado para onde passou. Todavia impunha-se saber: Qual o custo? Quantas pessoas transportou? Os percursos são os mais adequados? Há serviços públicos que apesar de darem prejuízos, cumprem o seu papel, o de servir os cidadãos, e ai que manda não pode ter medo de assumir o que quer que seja.

    ResponderEliminar
  13. Caro low profile, quando fala em terem esgotado o queijo, a feira propriamente não deve servir para vender o queijo (se servir melhor). Deve servir sim para PROMOVER o QUEIJO com vista a futuros negócios. As feiras não podem ter como único objectivo a venda imediata dos produtos expostos. Devem promover sim a excelência do produto (mais que comprovada), além do contacto com o público e agentes económicos. Quando me fala em milhares de pessoas, possivelmente 90% delas foram lá pela "palhaçada" das máscaras e entrudo e não pelo queijo. Não me canso de o dizer, e não sei se os produtores de queijo concordam ou não, misturar o queijo com o Carnaval é uma brincadeira de muito mau gosto. O QUEIJO da SERRA da ESTRELA, como produto de nível mundial que é, merece muito mais e melhor. Estamos a desaproveitar, em benefício de outros (caso de Celorico da Beira) um dos, senão mesmo o melhor produto alimentar de que dispomos, e a mim custa-me imenso ver uma situação destas.

    ResponderEliminar
  14. A produção do queijo da Serra está infelizmente a diminuir cada vez mais, devido á postura do nosso governo ( ASAE etc ). Está com os dias contados, devido ás dificuldades acrescidas e grandes obstáculos que estão a ser colocados aos produtores.A óptica não é incentivar e ajudar, mas acabar com o pouco que já existe. Se esta politica actual não mudar, não vai haver promoção que o safe!!

    ResponderEliminar
  15. Neste preciso momento, enquanto vocês se entretêm a discutir do mérito, ou não, da iniciativa de Celorico, em contraponto com a política camarária (ou melhor, a falta dela) de promoção de Gouveia, está o Dr. Álvaro Amaro nos "States", a promover-se a si próprio, a pretexto de mais uma Feira do Queijo de Newark...

    ResponderEliminar
  16. Antes demais, gostaria de felicitar o Sr. Ribeira pela "abertura" aos comentários livres.
    Já surtiu efeitos, esta medida, veja-se a discussão animada.
    Parabéns. Quem não deve, não teme.

    Quanto à promoção de Gouveia, não me parece que seja necessária muita criatividade e imaginação. E também não são necessários grandes investimentos ou técnicos pagos a peso de ouro. Basta ser óbvio, concreto e proactivo.
    Por exemplo, as pessoas com "algum poder de decisão", basta perderem um minuto e responder à questão.... A que se pode associar Gouveia?
    (Uma mnemónica simples, fácil, barata e pode dar milhões)

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde a todos. Em primeiro lugar, gostava de vos transmitir a minha satisfação pela eficácia que teve o fim dos comentários moderados. Espero que esta discussão se mantenha por muito tempo.

    Esperava ter ainda hoje, números concretos sobre esta iniciativa da CM de Celorico da Beira, mas tal ainda não me foi possivel arranjar. Mas ainda ssim, fica a promessa de volarmos a este tema mais para a frente.

    Dos vários comentários que aqui ficam registados, posso dizer que todos têm alguma razão no que dizem. Aqui trata-se de opções politicas que, no que concerne à publicitação de Gouveia, acho que não estão a ser acertivos.
    Foi importante a presença de Gouveia na BTL, mas esta participação não basta.
    Também penso que a associação do queijo ao carnaval, não atingiu até hoje, o objectivo que se esperava.

    Vai-se continuando a apostar em coisas que não são nossas (capital da aventura). Outros (e bem), vão apostando no que é deles e nosso.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  18. E já agora que tal falar-se do festival do secundário em Gouveia com o apoio da CMG. No ano passado eram 3500 este ano já são mais de 4600.
    Deve-se começar a apostar nas camadas jovens para as trazer a Gouveia que ficará sem dúvida na sua memória como a capital da aventura.

    ResponderEliminar
  19. Não devia o bom senso, o conhecimento, a informação, nortear os vossos comentários?
    Caro aquitassebem, não leve a mal que lhe diga, mas os seus comentários são um hino ao disparate.
    Quantos eventos temos hoje, que estão devidamente consolidados como actividades, quase exclusivas de Gouveia?
    Quantos tinhamos antes?
    Como é que alguns têm o descaramento de dizer que foi um erro associar o queijo ao Carnaval?
    Será que os números não falam por si?
    90% das pessoas vêm pela palhaçada? Pois olhem, para mim ainda bem que vêem. Essa é a diferença. Demonstra que foi uma aposta ganha.
    Se o nosso bem maior é a nossa Serra, a aposta nas actividades desportivas e de lazer ligadas a ela, não é uma boa aposta?
    Será que não é a Serra o nosso melhor produto?
    Os senhores querem promover o quê afinal?
    O Presidente da Câmara foi para os "States" e levou consigo alguns empresários do ramo alimentar, mas criticam-no por isso.
    Se em vez do nosso, tivesse ido o de Celorico, criticavam na mesma o nosso por não ter ido.
    Reflitam antes de opinar!
    Para terminar Sr. Ribeira, peça informações sobre a Empresa Municipal de Celorico da Beira, que é a entidade promotora destas iniciativas.
    Vai ver que até fica com os cabelos em pé!
    Nem tudo são rosas!

    ResponderEliminar
  20. Caro low profile, tudo a seu tempo. O festival do secundário terá aqui o seu devido destaque.
    Caro anónimo do costume, o objectivo deste post não é saber como funciona a empresa municipal de Celorico da Beira, porque para isso, mais valia falar da empresa municipal de Gouveia.
    "Será que a serra não é o nosso melhor produto?" Boa pergunta. A serra é um excelente produto que nós temos a obrigação de vender para o exterior. Mas o que me deixa 'sem palavras' é o facto de você minimizar o queijo, o mel, os enchidos, os doces regionais, etc, etc.
    O pior erro que se pode cometer é pensarmos que somos donos das melhores ideias, pois não somos.
    Aprender com aquilo que outros Concelhos fazem, só nos tornará melhores, disso não tenha a minima duvida.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  21. Talvez alguns comentadores não saibam, mas a feira do queijo em Newark, já leva alguns anos, mais de 12, e deve-se um pouco a algumas pessoas oriundas do nosso concelho bem como dos concelhos vizinhos, que têm orgulho de serem Portugueses e beirões. Todos os anos deslocam-se não só do conselho de Gouveia mas também dos outros concelhos, este ano não estou informado de quais os Presidentes de Câmara, estão presentes ou representados. Só tenho pena que a feira do queijo da serra, só tenha o nome, pois o queijo não é de fabrico tradicional(talvez não saibam que também há queijarias tradicionais, como em Cativelos). Caro Low Profile, os produtores venderam tudo? não me parece, e aqueles que venderam tiveram que baixar os preços.

    ResponderEliminar
  22. Caro anónimodocostume, eu tenho uma vantagem competitiva sobre o senhor. Posso dizer os disparates que quiser, uma vez que não estou alinhado com o poder, além de que tudo o que diga baseia-se no conhecimento adquirido através do conhecimento e da experiência. De uma coisa pode estar certo, não sou nem serei o Bobby ou Tareco de ninguém. As minhas afirmações baseiam-se em convicções, já as suas são norteadas pela cruzinha que se faz em determinado partido de 4 em 4 anos. Chamar disparate ao que eu disse sobre a promoção do Queijo da Serra da Estela só revela a sua limitada ou propositada visão dos factos. Não sei se o seu posto está em perigo, mas tenha calma, eu discuto assuntos com base em argumentos, não discuto com base em cores mais ou menos berrantes.

    ResponderEliminar
  23. Boa Tarde a todos.
    E mais uma vez Parabéns pelo Blog.
    Em relacao ao Festival do Secundario Caro Low Profile o ano passado este Festival ja trouxe a Gouveia e ao Parque cerca de 4500 jovens e neste momento estao ja 5000 inscricoes confirmadas de acordo com o site.
    Para este numero crescente de inscricoes, a muito se deve a excelente organizacao que de ano para ano melhora em muitos aspectos, os Apoios de todos (CMG, TMN, Sapo, etc) e o espaço e Infra-estruturas que o Parque da Senhora dos Verdes oferece.

    Com os melhores cumprimentos

    ResponderEliminar