Apesar de toda a campanha de intoxicação da opinião publica conduzida por alguns órgãos da comunicação social, tentando envolver José Sócrates no caso freeport;
Apesar da crise internacional, com impacto maior em Países pequenos como Portugal;
Apesar do alarmismo que é feito em torno da segurança publica;
Apesar do flagelo do desemprego e do encerramento de empresas;
Apesar do alarmismo que é feito em torno da segurança publica;
Apesar do flagelo do desemprego e do encerramento de empresas;
Apesar de uma contestação social, politicamente desenvolvida pelos partidos da oposição;
Apesar dos projectos das casas da Guarda ou de tantas outras invenções caluniosas;
A mais recente sondagem, deixa o PSD a 10 pontos percentuais do PS.
Apesar dos projectos das casas da Guarda ou de tantas outras invenções caluniosas;
A mais recente sondagem, deixa o PSD a 10 pontos percentuais do PS.
O estudo de opinião mostra que, caso as eleições fossem hoje, os Partidos com assento Parlamentar teriam os seguintes resultados:
PSD - 29,6 % (+1,3%)
BE - 9,6 % (-0,2%)
CDU - 9,4 % (-0,2%)
CDS - 7,0 % (-0,7%)
CDU - 9,4 % (-0,2%)
CDS - 7,0 % (-0,7%)
Como interpretar estes resultados:
Ausência de alternativa Politica?
Preferência por José Sócrates e repudio de Manuela Ferreira Leite?
Condenação da demagogia do PCP e do BE?
Meu Caro Ribeira
ResponderEliminarSó me ocorre dizer-lhe o seguinte:
Acabou-se a maioria absoluta!
E sem ela...não há PS que se aguente.
Ou será que vamos ser governados pelo Bloco de Esquerda?
ResponderEliminarNão está fácil!
Boa noite anónimo do costume.
ResponderEliminarA discussão que acabei de levantar, é motivada, por incrivel que possa parecer, por comentários semelhantes ao seu. Não será um erro apenas trabalhar para que o PS não tenha maioria?Para quê lutar para apenas perder por poucos? Ou é para vencer ou então, na minha modesta opinião, não vale a pena.
Cumprimentos
Conclusão viva o RIS, que continua a dar bastantes votos, somos masoquistas....
ResponderEliminarSr. Ribeira
ResponderEliminarO Sr. está a atribuir-me afirmações que eu não fiz.
Eu limitei-me apenas, a constatar uma evidência.
O PS, se as eleições fossem hoje, perdia a maioria absoluta.
Até ao final do Verão, muita àgua há-de correr em várias ribeiras. Até lá, estamos sujeitos a muitos e inesperados acontecimentos, que podem e certamente irão alterar esta situação.
Só não sei quem sairá mais beneficiado.
Caro anónimo do costume. Eu também me limitei a constatar uma evidência. Apenas se fala que o PS perde a maioria, mas nunca se fala da grande vantagem que tem sobre o maior partido da oposição. Era a isto que me referia. Não quero e não irei nunca, colocar palavras no 'teclado' de ninguém.
ResponderEliminarCumprimentos
Boa noite. Deixo aqui uma pergunta: não será um pouco de tudo isso, mais o mérito indiscutivel que este governo também tem?
ResponderEliminarcomo já alguem disse...acabou a maioria
ResponderEliminare com isso o PSD apesar de todos os problemas q teve (mudanças de lider, etc) conseguiu diminuir a vantagem do PS
Claramente, a liderança do PSD de há anos para cá que deixa algo a desejar... Não vejo Manuela Ferreira Leite com estofo para Primeiro-Ministro. ministra sim, primeira não!
ResponderEliminarSócrates é, assim, a melhor opção. Continua a sê-lo, apesar dos "apesares".
Com os partidos também em crise, vamos la ver o que dirá o nosso povo aquando o devido tempo.
Esta sondagem vai sofrer grandes alterações, o PS vai perder a maioria e o PSD vai ganhar as eleições. Não se devem substimar as pessoas que têm sofrido na pele a péssima governação de Sócrates, esses sim vão ter a ultima palavra.
ResponderEliminarEsta sondagem representa uma tendência que, mesmo sem consultar os dados, se verifica semelhante à tomada pelos eleitores em anteriores actos. Quando as eleições se aproximam as tendências de votos começam a centrar-se nos grandes partidos, naqueles que têm realmente força e potencial para formar governo. É uma atitude normal que só mudará com a evolução da democracia na sociedade portuguesa. Chegados a esta fase os pequenos partidos começam novamente a recuar e a voltar aos lugares/percentagens que normalmente lhes pertencem. Há uma leitura que se pode ter, é que na realidade o PS tendo recuado nesta sondagem, é também beneficiado pelo facto dos partidos à sua esquerda BE e PCP terem igualmente recuado, uma vez que ameaçavam tomar um área pertencente ao PS, encostando-o cada vez mais á direita. Na minha opinião, e uma vez que tenho sido acusado de defender o PS, falta aqui um partido em que eu me reveria, um partido entre o BE e o PS, com os ideais de Manuel Alegre mas sem Manuel Alegre, por mais que isto pareça um contrasenso. Seria esse o meu partido.
ResponderEliminarO/A "Anónimo do Costume" há-de vir para a rua buzinar, festejando de bandeira do PSD na mão, não a vitória do seu partido mas...a perda da maioria absoluta do PS! Ca'ganda "vitória"!
ResponderEliminarO/A "Low Profile" acredita no Pai Natal...
A verdade é que o PSD da Manelinha não cola nas sondagens e parece que a tendência vai ser para descolar ainda mais.
10 por cento de diferença é muito mais que meio milhão de votos. Topam?
Ponham uma velinha e rezem!É uma questão de fé...
Agora, também sinto a falta do anónimo
ResponderEliminarlá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá.....
Aquitasebem boa opção, o pior é se o Manuel Alegre cria um partido aí é que não vai haver velinha que valha...
Velinha que valha ao Pinócrates é claro...
ResponderEliminarÁ canoa que começa a navegar na ribeira:
É bom que a fé nunca falte, quanto ao acreditar no Pai Natal nunca fez mal a ninguém, lá para o fim do ano conversamos.
Boa tarde a todos!
ResponderEliminarCaro + gouveia, a verdade é que a sondagem continua a dar grande 'malha' na direita (segundo ASS). O PSD não tem mérito nenhum. Sobe na sondagem, mas o PS também.
Boa análise foi feita pelo anónimo das 2:59. Podem não dizer que Socrates é o melhor, mas ao menos têm de dizer que é o mal menor.
Caro aquitasebem, a busca da perfeição nunca fez mal a ninguém, mas o seu 'partido' mais não é que uma grande utopia. Ainda assim, eu fazia-me militante consigo.
Para já, fico-me por aqui. Espero mais novidades, mais logo.
Até já e cumprimentos
De facto do "povão" é tramado! Mas parece-me que falta qualquer coisa a estas sondagens? Ainda hoje assisti a um barómetro politico e estas sondagens são deveras estranhas! Ele há cada coisa!! Então o PM desceu nas sondagens mas o partido subiu! A MFL desceu nas sondagens mas o PSD subiu! O PPortas e o Louçã subiram a par dos seus partidos!
ResponderEliminarEstes resultados apenas reflectem a confusão que vai na cabeça dos portugueses! Confusão esta criada por um PM habilidoso com as palavras! Sim, reconheço que este Sr. é um líder nato! Mas também sou capaz de reconhecer que esta liderança é extremamente ditatorial e perigosa para o país e para os portugueses! Este dom do Sr. PM é realmente assustadora! Qual seita qual quê? Se ele disser amávelmente para nos atirarmos a um poço..a maioria vai!!
Infelizmente....
A divulgação dos resultados das sondagens permite que a discussãopública se faça com um conhecimento não enviesado sobre a distribuição das posições acerca das intenções de voto, pois permite que cada um tenha uma percepção do número daqueles que com ele partilham uma opinião.
ResponderEliminarNo entanto, a forma de divulgação das sondagens pode contribuir para um empobrecimento da vida social e pode representar um obstáculo à inovação e à mudança.
Pois os resultados são vistos como uma clivagem entre as posições maioritárias (neste caso PS VS. PSD), acabando por condicionar e “silenciar” as opiniões minoritárias.
Hoje em dia, todo e qualquer político só “actua” mediante a análise dos resultados das sondagens (favoráveis ou não).
Veja-se que o fenómeno já chegou a Gouveia (não conheço a sua validade, mas que existiu, existiu)
E talvez a escolha dos candidatos de ambos os partidos tenha sido condicionada por isso.
PS.
Parece-me pouco pertinente e infrutífero discutir sobre “a escolha do escolhido”, por isso não comentei no post de ontem, não vale a pena “Chover no molhado”. A ver vamos...
Ao longo de todo dia, assisti aqui a bons comentários, embora alguns sejam divergentes, as opiniões demostraram ser bem fundamentdas. Parabéns a todos por isso.
ResponderEliminarCaro anónimo (16:16), José Socrates é mesmo um bom lider. Se é ditador ou não, não me interessa. A verdade é que, internamente ninguém lhe faz frente. Um dos motivos disso acontecer, é o facto de ele ser PM. Os militantes de cada Partido sabem quando se devem unir, e a hora da união é quando se está no poder.
Agora, ser ditador, como afirma, pode ser perigoso sim. Mas a análise que todos devemos fazer, é a comparação com as alternativas. E aí, não tenho duvidas da grande vantagem de Socrates.
Cara Justiceira, gostava de a ter a comentar sempre. Gosto da maneira como mostra os seus pensamentos. As sondagens são os gandes impulsionadores das decisões politicas da actulidade. Por isso mesmo, se recorrem a elas frequentemente.
Deveria haver um dia em que, fossem proibidas as sondagens. Aí sim, gostava de ver quem se chegava à frente.
Discutir a escolha do escolhido, neste caso é importante. Pelo que não foi feito, pelo que foi prometido e não foi concretizado. É importante saber se é álvaro amaro o nome que Gouveia precisa.
A mudança que a mudança prometeu, não deu em nada, ou deu em muito pouco.
Aqui continuaremos atentos.
Cumprimentos a ambos
Concordo plenamente com o Anónimo das 16h16... Que grande comment.
ResponderEliminarCumprimentos a todos.
Acho que Socrates é capaz de conquistar a maioria absoluta sim, depois dependerá muito do avanço politico entre Obama e a Uniao Europeia. Se estes dois factores combinarem as probabilidades de o País fugir a uma crise global são muito grandes. Podemos considerar a governação de Socrates nestes ultimos 4 anos dificil mas esforçada, pois ninguem tem culpa do momento que se atravessa hoje em dia. O governo tem feito tudo aquilo que é possivel, algumas medidas correctas e erradas o que é normal.
ResponderEliminarA recente cimeira entre os paises mais importantes do mundo vai ser importante para o futuro de Portugal.Com Obama a revelar se bastante aberto para o dialogo com os restantes paises europeus, uma cooperação mutua poderá provocar uma mudança nesta página negra do planeta. Com as medidas analisadas e prontas para serem aplicadas,acredito que o engenheiro vai prosseguir o seu trabalho de uma forma estável e com maioria absoluta o país poderá avançar politicamente e socialmente. As relações com os outros países serão bastante reforçadas o que permite estabilizar a balança comercial. Esperemos um país melhor, e na minha opinião SÓ Socrates com maioria absoluta conseguira tornar o país melhor, conjugando todos os factores referidos anteriormente.