sábado, 4 de abril de 2009

O 3º Festival do Secundário em Gouveia

Este é o 3º ano consecutivo que o Festival Nacional do Ensino Secundário 'ruma' até Gouveia.
Ano após ano, o número de participantes cresce, esperando-se nesta edição, cerca de 5500 jovens, oriundos de todo o País.
Os comentários ao post anterior, levaram a que eu alterasse o rumo que queria, inicialmente, dar a este.
Assim, pretendo falar do festival, enquanto festa e, falar do que se podia fazer, aproveitando um investimento desta ordem, todo ele efectuado em Gouveia.

Verdade seja dita, este tipo de evento, que alberga tanta gente, só é possivel de realizar num recinto que tenha todas as capacidades logisticas para o receber.
Em Gouveia, actualmente, só existe um sitio: Parque Senhora dos Verdes, propriedade da Associação de Beneficiência Popular de Gouveia.
É pois justo que se diga, e a par do primeiro comentário do último post, que este evento só é possivel graças ao espirito dinamizador da ABPG.
Depois também é justo dar uma palavra a empresas como a Vivaventura que tem conseguido, dentro de algumas limitações, convencer quem vem nos visita, através das propostas que oferece.
É uma iniciativa que tem todas as condições para se manter em Gouveia. Eu espero que sim!
Agora, não é correcto associar a Câmara Municipal de Gouveia a uma importância que evidentemente não tem. A Câmara, associa-se porque lhe dá jeito e porque é a sua obrigação. Mal feito seria senão cedesse o autocarro e não oferecesse material com os logotipos de Gouveia. Mas ainda assim, todos são importantes para que o sucesso seja uma realidade.
A 'Justiceira', falou igualmente no post anterior, de uma situação que poucas vezes Gouveia soube/sabe aproveitar. Nunca souberam envolver a Cidade nas grandes iniciativas que por aqui já ocorreram, fosse no snowboard ou agora no festival.
'Ela', disse e bem: "Associado a este evento, “Gouveia” podia promover outro tipo de actividades culturais e turísticas, para atrair mais pessoas, tirando partido das valências “património e cultura” (aumentando os motivos de interesse e as razões para visita: museus, eventos, animação organizada, saúde e bem estar), aproveitar a nossa gastronomia como factor adicional de atracção, aproveitar a variedade da oferta para fidelizar, surpreendendo pela novidade,
A localização única de Gouveia pode ser uma forma de criar novas motivações de visita sazonal.
(a título de exemplo) De certeza que os pais da “rapaziada” aderiam a estas iniciativas (apesar de eles não acharem muita piada), mas “cada macaco no seu galho”. Assim, “matavam-se dois (ou mais) coelhos com uma só cajadada”."

Todos temos uma obrigação: aprender sempre que a fonte nos permita adquirir bons conhecimentos.
Um futuro melhor para a nossa Terra, depende da maneira como interpretarmos as conquistas que fazemos e da maneira como iremos saber tirar partido delas.
____________
PS- Fotografia retirada do site oficial da ABPG.

16 comentários:

  1. Viva a malta do liceu, viva a malta sempre fixe,
    Quem não pensar como eu, ora bolas que se lixe!

    ResponderEliminar
  2. Mas qual foi ou é o papel da CMG na organização deste Festival? Só oiço e leio que disponibiliza o autocarro e que oferece uns brindes do seu merchandising. Se isto é apoio, eu vou ali já venho.
    Já com o encontro da Land Rover foi a mesma coisa, toma lá umas t'shirts cor de laranja com a "nossa" estrelinha e, "prontos"!, está dado o apoio.
    A ABPG (e até certo ponto a Vivaventura) tem sido demasiado discreta e condescendente em não valorizar e dar a conhecer o seu papel e importância na organização de todos os grande eventos que têm lugar no Aljão.
    Se não fosse esta grande obra da ABPG (e a sua disponibilidade) com a construção do parque da Senhora dos Verdes queria ver os grandes "méritos" da CMG...

    ResponderEliminar
  3. Palavras para que te quero. Nem mais nem menos.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Caro GVA, aí está um exemplo feliz do que de bom se faz por cá. É daqueles eventos que produzirá sempre resultados, quer no imediato, mas mais ainda no futuro, uma vez que ficará para sempre marcado na memória destes jovens. Não importa aqui discutir de quem é o mérito deste evento, seja ABPG, Município e outros. Interessa muito mais felicitar os responsáveis, todos eles, e incentivá-los para que este género de eventos continue. Precisamos de juventude, nem que seja uma vez por ano. Bem vindos !

    ResponderEliminar
  5. Cara aquitasebem deixe-me dizer que essa de que "precisamos de juventude, nem que seja uma vez por ano", não lhe ficou nada bem. Então sem juventude o resto do ano, o que é que estamos aqui a fazer? Esse é o grande problema de Gouveia, não tem capacidade de fixar no seu concelho pessoas, de modo que exista juventude todo o ano. O resultado vai-se ver daqui a alguns anos: a nossa população resumir-se-à à função publica, algumas mercearias e cafés para os servir, e não são precisas muitas, pois a maioria nem é de cá, até ao desaparecimento por completo. Quanto à ABPG, muito haverá a dizer sobre esta IPSS, mas ficará para uma nova oportunidade.

    ResponderEliminar
  6. Caro anónimo 11.07, deturpou o sentido que eu quis dar à frase. O que eu pretendi foi acentuar o facto de Gouveia necessitar urgentemente de juventude. E nesse sentido mais vale ter cá esta juventude durante alguns dias do que não ter. Agora é certo que o problema não se resolve com este evento, aí estamos de acordo.

    ResponderEliminar
  7. Também, tanto se queixam porque nao há animaçao , como se queixam quando existe uma vez por ano alguma animaçao para Gouveia .(É uma no cravo outra na ferradura.) O festival é das melhores actividades que há para os jovens em gouveia porque o resto do ano que fazem para se divertir cá ?

    Barba rija tem toda a razão eles que se divirtam em gouveia nem que seja só uma vez por ano e os outros que se lixem ;) E viva os jovens

    ResponderEliminar
  8. Boa Noite. Não tive oportunidade de entrar aqui no blogue no dia de ontem. O meu computador decidiu não colaborar, e quando isso acontece, não há nada a fazer.

    Tirar partido do bom que por cá se vai fazendo, deveria ser factor fundamental.
    Estes eventos obviamente não resolve o defice de Jovens que Gouveia, ano após ano, tem. Mas podemos, a pouco e pouco, mudar a realidade. De pequenos gestos, de pequenas medidas politicas poderemos obter frutos no futuro. Que assim aconteça.

    Cumprimentos a todos

    ResponderEliminar
  9. Caro anónimo 11.07: "Quanto à ABPG, muito haverá a dizer sobre esta IPSS, mas ficará para uma nova oportunidade". Pois presumo que muito se possa dizer, muito e muito de bom, mas palavras para quê quando obra, parcerias, esforços, etc falam por si.. Agora quando todos tentam 'remar' na mesma direcção tudo se torna bem + fácil....

    ResponderEliminar
  10. Caro anónimo das 15:33, o que há a dizer é bem não é assim, também há alguns podres e não são pequenos, vá pensando...

    ResponderEliminar
  11. Parece-me evidente que este é um evento que nos deve orgulhar a todos nós, gouveenses. Que eu tenha dado conta, ainda não vi nenhumas das entidades, CMG, ABPG, Vivaventura, ... que contribuem, cada á sua maneira para que este festival se realize em Gouveia, por-se em bicos de pés, reclamando para si a paternidade do evento.
    Neste País, e Gouveia, infelizmente, não é excepção, não existe uma cultura de parceria, tudo é discutido de forma encarniçada, pouco objectiva, conduzida pela nossa pequenez ao sabor de ódiozinhos de estimação.

    ResponderEliminar
  12. Caro anónimo das 18:43, todos nos temos 'podres', mas neste caso a arvore tem tido frutos e de muito boa qualidade, pq os 'podres' de q fala n poderiam ter sido melhores transformados quando caem ao chao. Algumas centenas de pessoas empregadas no Concelho de Gouveia. N esquecendo tb a Fundaçao D. Laura dos Santos que em muito tb tem contribuido para a criaçao de + empregos

    Com os melhores Cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. Estas instituições só existem porque infelizmente, o Estado se demite das suas funções, entregando essa pseudo-responsabilidade aos privados, a quem apenas interessa o lucro fácil, o núcleo de amigos, as cunhas e a família, tudo o resto que se lixe. Claro está que a culpa não é destas "Instituições", mas de quem nos últimos anos nos tem governado. Falar em empregos? O que é isso para estas entidades? pagam salários miseráveis (aos trabalhadores claro está)e quantos vezes estes não saem do orçamento geral de estado. Um dia que o povo acorde estou certo do que tudo isto vai dar molho... e do grosso! Para mim amanhã era tarde!!!!

    ResponderEliminar
  14. Caro Senhor;
    Estas Instituições muitas delas ( as mesiricórdias p.ex) estão cá há mais de 500, repito, 500 anos.
    Uma Páscoa Feliz para si.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo 17:54, olhe que a Instituição Igreja ainda está à mais tempo, mas isso não significa que tenha ajudado os povos no seu progresso, antes pelo contrário tem sido um bom travão!
    Ficam também o meus votos de uma boa Páscoa.

    ResponderEliminar
  16. Pelos vistos o festival correu bem e a imagem que passou através da comunicação social foi muito positiva, no entanto os “apelos” aqui feitos, caíram mais uma vez em “saco roto”.

    Os comentários ao post é que “resvalaram”, mas na verdade as IPSS em Gouveia (concelho), são um verdadeiro “fenómeno”… a reflectir e também a “postar”

    ResponderEliminar