domingo, 19 de abril de 2009

De costas voltadas!... até quando?

Já aqui tive oportunidade de escrever sobre o relacionamento institucional entre Belém e S. Bento. Tudo corria bem até chegar o dossier Açores. Aí, as coisas azedaram e até hoje não existiram melhorias significativas, muito pelo contrário. Cavaco, umas vezes bem outras menos bem, lá tem pisado os 'calos' a José Socrates e ao seu Governo.
No último capitulo desta novela sem fim à vista, Cavaco Silva proferiu um discurso na passada sexta feira na abertura do 4º Congresso da Associação Cristã de Empresários e Gestores, através do qual lançou vários avisos ao Governo.
Sem nunca mencionar o nome do 1º Ministro, Cavaco disse que “seria um erro muito grave, verdadeiramente intolerável” que, “na ânsia de obter estatísticas económicas mais favoráveis e ocultar a realidade, se optasse por estratégias de combate à crise que ajudassem a perpetuar os desequilíbrios sociais já existentes”.
Socrates disse recusar responder a Cavaco mas, ontem, durante o seu discurso no Fórum Novas Fronteiras, e nunca mencionando o nome de Cavaco, disse que Portugal «não precisa neste momento de política do recado, do remoque, do pessimismo, do bota-abaixo ou da critica fácil». Esta foi uma clara alusão/resposta ao PR.
As culpas relativas ao ponto a que este relacionamento chegou terão de ser, obrigatóriamente, repartidas.

Por agora estão de costas voltadas!... Mas até quando?

2 comentários:

  1. Caro Ribeira, a união que muitos denunciavam haver entre o PR e o PM, sabia-se de antemão que resultava apenas de um Tacticismo Político e de um momento conjuntural. Mais dia menos dia a "coisa" teria que descambar. Com o desgaste político evidente, que afecta principalmente Sócrates, mas que Cavaco também não se livra, era óbvio que iria resultar numa "fricção" entre os dois. Mais importante que os amúos de cada um dos intervenientes, será mais importante garantir a estabilidade política. Nós como portugueses (sofredores) só podemos apelar à responsabilidade de quem nos conduz. Tenham juízo meus Senhores !

    ResponderEliminar
  2. Bom dia aquitasebem. Vejo que percebeu muito bem este post. Através de uma análise minimamente cuidada, chega-se rapidamente à conclusão de que ambos já fizeram ou estão a fazer 'birra'.
    Facto curioso quando estamos a falar da 1ª e da 3ª Figura de Estado. Contudo, ainda não consegui perceber se estas represálias de Cavaco têm como objectivo o desgaste do 1º Ministro em ano recheado de eleições. Até ver, Sócrates passa com distinção.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar