segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Magallanes!


Amado por uns e odiado por outros tantos, o computador Magalhães continua a dar que falar.

Desta feita, é o Governo Espanhol o responsável pela divulgação deste nosso(!?) pequeno portátil.

Magallanes, tradução espanhola do nosso Magalhães, irá ser distribuido a cerca de 420 mil jovens Espanhois que frequentem o 5º ano de escolariedade, no âmbito do projecto "Escuela 2.0".

Será assim, à imagem e semelhança do Magalhães que, os Espanhois irão criar o seu próprio computador.

Neste caso, espera-se que as confusões que sempre assombraram o Magalhães, não aconteçam ao seu vizinho Magallanes.

32 comentários:

  1. O meia leca como lhe chamais tem uns grandes lá no sítio .

    Por isso,é que houve alguns "quadros"na CMG...

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo 19:39, explique-me lá a ligação do seu comentário com o post em causa?
    Este misturar de alhos com bugalhos vai transformar qualquer troca de ideias numa perfeita confusão. Considere isto apenas como um aparte...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Caro ribeira, já algum tempo que conheço este blogue, mas nunca participei. Mas como o assunto referido, tocou-me, esse o motivo da minha intervenção.

    Em primeiro lugar vou, responder ao post, penso ter sido benéfico, pois caso contrario muitas crianças não tinha oportunidade de ter acesso ao comptador.
    Agora vou identificar-me como, frequentador do Centro das Novas Oportunidades, é para no caso de ter algum erro ortográfico, não me mandarem para lá, pois já lá estou.
    Esta pessoa refere-se sempre, de forma pejorativa sempre que alguém tem o azar, de lhe escapar algum erro, talvez também por falta de tempo para os corrigir antes de enviar , pois feliz dele que teve oportunidade de ter instrução, mas pelos vistos falta-lhe o melhor, EDUCAÇÃO não vergonha de dizer, que tenho apenas a antiga 4º classe e já frequentei, dois cursos nas Novas Oportunidades ,e foi uma experiencia bastante positiva , pois caso contrario hoje não estaria aqui a responder ,a alguém de quem eu poderia ,ser avô ou pai ou senão for nenhum destes deveria ter idade para ter mais, educação principalmente a responder a uma senhora ou menina , que ao contrario dele , até se identificou, e está sim, deu-lhe uma lição de NOBREZA .
    Só para terminar, houve um estudo a pouco tempo, em que 80% dos alunos das faculdades, os de letras não sabiam a tabuada, e os de ciências não sabiam escrever correctamente o português, é caso para dizer que deviam então passar primeiro, pelas novas oportunidades!

    P.S. Conheço lá muitos PSD,deviam andar lá também muitos doutorezinhos da câmara….

    ResponderEliminar
  4. RPM (rotações por minuto)4 de agosto de 2009 às 14:46

    meu caro sr.Américo, desde já tenho de lhe fazer uma homenagem porque o sr mostrou que existem valores a defender: o cavalheiro , humildade e respeito pelo próximo.valores estes sempre supra partidários, em relação ao anónimo que escreveu:"O meia leca como lhe chamais tem uns grandes lá no sítio", pessoalmente são porções fálicas que não me interessam, faça-lhe bom proveito, gostaria de ver abordar mais porções (massa) encefálicas desse o meu futuro "ex-presidente", já agora não se engasguem deve chegar para todos.

    P.S: desculpem algum erro ou má construção gramatical, sou de Ciências

    ResponderEliminar
  5. Caro Americo, antes demais bem vindo a este meu/nosso espaço. Fiquei muito satisfeito com o seu comentário. É como se de um balão de oxigenio se tratasse, tendo em conta as últimas sequências de comentários.
    Concordo consigo quando diz que se não fosse o Magalhães, muitas crianças que agora têm um computador não o teriam. Mas isto não evita que as pessoas não apontem os erros da máquina. Deve-se criticar mas de forma a que o "piqueno" computador se torne melhor e mais pedagógico para as nossas crianças.
    O mesmo acontece com o programa das novas oportunidades. É um excelente programa de incentivo ao regresso à sala de aula mas, como tudo na vida, tem as suas falhas. Sabe qual é o problema do magalhães e das novas oportunidades? É que só lhes apontam os erros e quando o Primeiro Ministro vem falar das oportunidades criadas pelo programa que criou, chamam-lhe isto e aquilo.
    Ainda bem que o Sr. Américo deixou aqui a sua visão que tem no "terreno".
    Mais uma vez obrigado pelo seu comentário e espero poder encontra-lo por aqui mais vezes.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Caro rpm, o facto de ser de ciências não significa que tenha de dar erros sistemáticamente.
    Concordo consigo no comentario que dirigiu ao Sr. Américo.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. rpm(rotações por minuto)4 de agosto de 2009 às 16:58

    ribeira, este que deveria ser um espaço de discussão de ideias e valores, acaba por ser uma "chafarica" tutelada por vós,e neste momento com a formação que tenho e não lhes devo nada,no futuro só irei responder a observações válidas. façam algo de útil em vez de atacar com baixeza pessoas idoneas, julgo os meus erros nunca prejudicaram a ribeira, correcto!!!...

    ResponderEliminar
  8. Exmo. Sr. Américo,
    Sim, senhor, porque deve ser um grande, SENHOR dado aos comentários por si feitos, o meu muito muito obrigado.

    P.S. Ribeira, erros sistemáticos a RPM? Será que percebe a linguagem dele (RPM)? Concorda, com o que respondeu ao Sr. Américo? Defina-se. Já sei você só escreve com corrector de Word!

    ResponderEliminar
  9. Não, dificilmente voltarei, só se for para defender causas, como a de hoje…Que é triste e de lamentar, principalmente quando vem de pessoas, que possivelmente estão onde estão, á custa de todos nós, e eu foi um deles (enganado).

    P.S. Ana, não sei quem é? Mas olhe, não me agradeça, e pelo que percebi não desista nunca.
    RPM, gostei da sua resposta, parece que o importante aqui, é corrigir os erros, (alguns).

    ResponderEliminar
  10. Caro Ribeira, são de facto este tipo de mediadas, socialmente abrangentes, que distinguem claramente, os socialistas dos sociais-democratas, seja no Governo, nas Câmaras ou nas Juntas de Freguesias. Tratando-se de uma justa e boa medida, não é de espantar que haja que a queira copiar. Pena é que Sócrates, tenha dado uma guinadas à direita, vamos ver se com isso, não acaba por ter amargos de boca. Quanto à maior parte dos comentários que por aqui andam, deixe que lhe diga, que espremidos não deitam qualquer tipo de sumo.

    ResponderEliminar
  11. principalmente,quando te tocam nos calos!!!!

    Copy e Paste
    Quanto à maior parte dos comentários que por aqui andam, deixe que lhe diga, que espremidos não deitam qualquer tipo de sumo.

    ResponderEliminar
  12. Enfim, não terás mais que fazer? fica a sugestão...cozer meias não?

    ResponderEliminar
  13. Notam-se os comentários, PS e PSD é analisar…Que se passa?

    Copy e paste
    Enfim, não terás mais que fazer? fica a sugestão...cozer meias não?

    ResponderEliminar
  14. Já tava a ver que não sobrava para mim... Bem.. eu não sei o que lhe deu cara ANA, para de forma deliberada, me "atacar" com alguma subtileza.. Lamento isso porque vejo que confundiu tudo ou melhor, não percebeu o que que pretendi dizer, mas seja como for, vou-lhe explicar sem que para isso pense que é o word que me faz as respostas.
    Então cá vai: rpm diz, a dada altura "desculpem algum erro ou má construção gramatical, sou de Ciências". Eu apenas lhe disse que não é por se ser de ciências que uma pessoa tem de dar erros sistemáticamente. Não que ele dê esses erros, antes sim uma pessoa (no abstracto), compreendeu agora?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  15. Caro anónimo 18:18, apenas paa lhe dizer que concordo consigo. É certo que com um qualquer governo PSD/CDS, jamais teriamos medidas destas. O Povo é que sabe.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  16. ò ribeira,
    Sou CDS,e não me identifico com PSD/CDS.
    Nada de alhos, com bugalhos pá ,e sou de Vila Nova de Tazem,ou pensas que tenho medo de dizer.

    ResponderEliminar
  17. Vivó SPORTING, GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO

    ResponderEliminar
  18. Caro Viana, acha que juntar o PSD ao CDS é misturar alhos com bugalhos? Não é o que o passado recente nos diz, mas tudo bem!
    Quanto ao ser de Vila Nova, não vejo onde está o problema e muito menos o facto de o Sr. / Srª pensar que eu acho que você tem medo de admitir isso.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  19. Caro anónimo 21:53, custou mas foi. Boas noticias para Portugal.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  20. AI, VIU VIU...QUANTO TEMPO?
    Ó DAS 22:29.

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  22. grande sporting!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  23. Cuidado com o Viana, é do CDS, é de Vila Nova e não tem medo de nada, quantos são, quantos?

    ResponderEliminar
  24. Tenho vindo aqui com alguma frequência porque gosto de estar informado sobre as coisas da nossa terra. Infelizmente são poucos os sítios onde podemos obter alguma informação séria. E, embora este blog esteja claramente direccionado para a apresentação das ideias do PS (a nível local e nacional), parece-me que os posts apresentam uma visão, apesar de subjectiva, honesta e actual dos acontecimentos. Pena é que os comentadores sejam tão pouco polidos e venham para aqui descarregar todo o seu fel (quer os simpatizantes do PS, quer os de PSD!!!)
    Mas, o assunto que me levou hoje a comentar foi mesmo o magalhães. E aqui sou completamente crítico relativamente a esta iniciativa. Tenho um filho que terminou agora o 4ºano (não interessa de que escola) e foi um dos poucos da sua sala que não recebeu o dito magalhães. Tive que passar o ano todo a tentar explicar-lhe porque é que os amigos tinham e ele não.Agora que ele já completou o 1º ciclo, por incrível que pareça, recebi um telefonema (HOJE!!!) do agrupamento onde ele anda, a dizer que o magalhães já chegou.Francamente, agora que ele vai para o 5º ano, para que é que ele quer o magalhães? A intenção do governo até poderia ter sido boa mas foi posta em prática de forma completamente atabalhoada. Os espanhóis podem até ter copiado a ideia mas de certeza que não vão cometer os mesmos erros. Por cá, como é hábito, põe-se sempre a carroça à frente dos bois. Não será preciso primeiro ensinar as criancinhas a ler, a escrever e a contar como deve ser e só depois lhes dar um computador? E que fique bem claro que sou um defensor fervoroso das novas tecnologias. Não sou nenhum velho do restelo. Simplesmente, parece-me que à força de se querer mostrar inovação se está a inverter a ordem das coisas. Agora, Sr. Ribeira, se o senhor fosse pai/mãe de uma criancinha de 9 anos o que faria? Iria levantar o magalhães, dispendendo 50 euros num brinquedo que não precisa e que não lhe faz falta? Ou recusá-lo-ia, correndo o risco de o seu filho o acusar de que não quis gastar 50 euros num "computador",supostamente para o ajudar na escola? Compreende? É Agosto...tempo de férias...daqui a pouco recomeça o ano lectivo...assim como as despesas avultadas com livros e material escolar...por que carga de águas é que o governo vem agora importunar-me com um problema que já estava resolvido?
    Não lhe parece que isto é estarem claramente a brincar com as pessoas?

    Cumps e desculpe lá o longo desabafo!

    ResponderEliminar
  25. Caro anónimo das 14:30, fica um conselho: vá levantar o computador, pois trata-se de uma máquina bastante razoável, que servirá na plenitude ao seu filho por longos e bons anos. Quanto à entrega atrasada do mesmo, compreendo o seu desagrado, já que nem tudo correu como sempre, é um dos muitos defeitos dos nossos políticos e que tardam a corrigir.

    ResponderEliminar
  26. Caro José Sério, não tem de pedir desculpa. Foi com prazer que li o seu comentário. Gostaria de agradecer as suas palavras em relação a este blogue.
    Não tenho nenhum filho logo não sei qual será a melhor maneira de lidar com esse seu dilema, mas no que toca ao atraso da entrega do computador, isso seguramente não é da responsabilidade do Governo, antes sim da empresa que o fabrica. O governo apenas poderá ter culpa no facto de ter permitido que apenas uma empresa fabrique o magalhães. Se fossem uma, duas ou mais empresas, talvez o atraso não se verificasse... mas isto é só um se...
    Quanto ao seu dilema de levantar ou não o "dito cujo". Se fosse comigo e caso os 50 euros não interferissem significativamente no orçamento familiar, ia buscar o computador, até porque as valências do magalhães vão muito mais longe do que as necessidades das crianças de 9, 10 anos.

    Espero que tome a melhor decisão.

    Cumprimentos e volte sempre que entender.

    ResponderEliminar
  27. LAMÉCHIÇES...
    Será, que não teve responsabilidade, neste atráso?É que havia prázos e normas a cumprir,da responsabilidade, dos encarregados de educacão, que não foram compridos.E sei de que falo!

    ResponderEliminar
  28. Ena pá...tanto erro!!! O Sr é professor de quê? De burrologia? Cruzes, canhoto...o ensino entregue a estes incompetentes e ainda se queixam da ministra...!!! VIVA A LURDINHAS!!! Ups, falei cedo demais e sem conhecimento de causa...Vai-se a ver e este Sr. Professor é Titular e teve Excelente na avaliação. Ó Sr. Professor, então se o prazo fosse "comprido" as pessoas não teriam tempo de o "cumprir"!? Entendeu a ironia ou quer que lhe envie um dicionário? Vai-se a ver e este Professor é daqueles que diz "interviu", "hadem", "há-des" e outras pérolas semelhantes!!! Nosso Senhor livre os meus filhos da peste, da guerra, da fome e de professores que escrevem "laméchices", "atráso", "prázos". Só por curiosidade, o seu computador não tem corrector ortográfico? É que o meu está farto de se queixar!!! Não me vai dizer que foi de propósito para não ser apanhado ou então para apanhar este anónimo sensível aos erros!!!Ups...fui apanhado!!! LOL... Que tristeza!!! E assim vai o ensino em Portugal e olhe que eu também sei do que estou a falar!!!

    Cumps, Sr Ribeira

    ResponderEliminar
  29. “Quem não tiver, pecados, que atire a primeira pedra”
    A minha avaliação, foi boa … E ao contrário de outros, não tenho medo de ser avaliado.

    E o verdadeiro professor, também deve ser educador, e acima de tudo um bom ser humano, infelizmente é secundário para muitas pessoas.

    ResponderEliminar
  30. Ah...faz sentido. Se a sua avaliação foi boa é porque não pediu para ter aulas observadas. É que se tivesse tido aulas observads e escrevesse no quadro as frases: "Quem não tiver, pecados..." ou "A minha avaliação, foi boa...", o mínimo que lhe podia acontecer era...CHUMBAR!!! É que um professor que escreve coisas destas é, no mínimo, um ignorante... Se não percebeu porquê...pode ser que um dia lhe explique ou então vá a um centro de explicações e peça que lhe expliquem onde se põem as vírgulas. Qualquer criança do 1º ciclo sabe isso. E não me venham lá com essa desculpa da formação em ciências. Por favor, isso revela uma grande falta de respeito pela sua própria identidade. Afinal, o Sr. é português?

    ResponderEliminar
  31. COMO SE ESCREVE,VINHÓ É ASSIM OU VINHÒ ASSIM.
    OU VAI COBRA-ME 20 EUROS Á HORA?

    ResponderEliminar
  32. Anonimo das 15:38 deves ser ca um doutor/ra de letras do caraças estas sempre a reparar nos erros ortograficos isso denota que nao tens argumentos validos para apresentar.E por falar en engasgar tem cuidoda pois alem da gripe A ANDAN POR AI CAGALHOES COM ASAS/
    o teu problema é visivel,mesmo que não te Identifces nota-se quem és ...

    ResponderEliminar