sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Boa noticia!



É uma boa noticia, disso não tenhamos qualquer duvida. Os números apontados não enganam: a economia Portuguesa cresceu o,3%, saindo desta forma, da condição de recessão técnica em que o nosso País se encontrava mergulhado.

Outro dos apontamentos que gostaria fazer, envolve a conferência de imprensa de José Socrates. Pareceu-me um anúncio sem grandes euforias. Realçou que a crise pode não ter ainda acabado, mas disse uma verdade: os números trazem esperança de que a crise estará a aproximar-se do fim.

_____________________
PS- A reacção da oposição era a esperada, pelo menos por mim. A notícia é boa para o País e em particular para o Governo, logo não será a melhor noticia para eles. Mas seja como for, cautela deverá ser palavra de ordem, dado que os 0,3% de crescimento poderão a qualquer momento dissipar-se.

15 comentários:

  1. É impressionante como a economia de hoje, permite deixar felizes todas as partes, quando se anuncia um crescimento ou um decréscimo, no valor de 0, tal porcento, isto é, não chega sequer a ser 1% de qualquer coisa, mas é suficiente para ser motivo de orgulho de uns, quando positivo, e de outros quando negativo. Não sendo especialista em matemática, consigo contudo perceber, que uma parte do todo que não chega a 1%, será de facto uma ínfima parte, que certamente não conseguirá agradar a ninguém, mesmo entendendo que tal, depende do tamanho do todo. Espero que os Dr(s). de matemática me perdoem se disse alguma asneira, que me possa ter deixado exposto aos mais duros comentários, como acontece com os Dr(s) de português deste blog, que após vislumbrarem a troca de uma letra numa palavra (escrita quantas vezes quando o chefe está de costas), fazem o favor de o assinalam de forma veemente.

    ResponderEliminar
  2. meu caro anónimo das 10:13, confesso que fiquei admirado com o facto de o meu comentário no post anterior acerca dos erros ortográficos ter sido motivo de tanta conversa. Realmente era minha única e exclusiva intenção chamar a atenção para um assunto que me incomoda profundamente, principalmente quando os referidos erros são dados por pessoas com formação académica superior. Se calhar quem passa os canudos deveria ter mais atenção....senão qualquer dia somos um país de doutores não sei bem de quê. (E como é óbvio não me estou a referir a uma troca de letras decorrentes de uma escrita mais rápida no teclado do computador).
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo 10:13, 0,3% é realmente um número muito pequeno quando o comparamos com a sua escala de 0-100%. Agora, 0,3% do PIB corresponde a muitos milhões de euros e assim analisado, 0,3% deixa de ser um número pequeno.

    Cumps

    ResponderEliminar
  4. Falta um Post neste Blog:

    Má Notícia

    Portugal tem mais de meio milhão de desempregados.

    A taxa de desemprego atingiu os 9,1 por cento no segundo trimestre deste ano. O Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que há, em Portugal, 507 mil pessoas sem emprego, valor máximo desde 1987.

    É a maravilha do Planeta Sócrates.

    ResponderEliminar
  5. Caro Pedro, esse método de ligar todas as más noticias a Socrates e não lhe dar o mérito quando surgem as boas noticias, demonstra bem o sintoma daqueles que só gosta do tempo cinzento.
    E sim, esse número é de lamentar!

    Cumps

    ResponderEliminar
  6. Meu caro Ribeira

    O problema é que o Sócrates está sempre a jeito, pois fala muito, muita campanha, publicidade e coisas que tais.

    Sócrates já fez a festa da recuperação económica tantas vezes que ela não avança mesmo, até o Pinho foi ver se a encontrava.

    Quem falou em 150 mil empregos?

    Não é só a crise Internacional, o Governo, mostra que as sua Reformas/habilidades em nada resolveram os problemas do país.

    Os 0,3% são consequência da injecção de dinheiro público que mais tarde vai ter de ser pago, logo vai novamente exisitri uma queda do PIB.

    Não há crescimento sem riqueza e esta vem com o emprego, trabalho e exportações, o resto é conversa.

    Agora a grande preocupação tem que ser combater o desemprego e o governa da nada faz, começou a campanha.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Pois é “Pedro” nota-se que não estás mesmo em Gouveia, e devias-te tocar, se é que tens sensibilidade para isso, pois com que moral, é que tu vens aqui dizer, seja o que for se não estás cá para viver situações hilariantes, és mesmo “convencido”ou quem te informa, conta-te muita coisa mal contada…

    Ou será que este “ Pedro”é mesmo alguém de alguma empresa de marketing contratada pelo nosso “futuro ex”…Ou algo que se pareça, pois para quem contrata empresas para tudo e mais alguma coisa, porque não …
    Caso contrario e o meu raciocínio não esteja correcto, identifica-te na totalidade, pois quem não deve não teme, caso não o faças a minha intuição não falhou…

    Copy e Paste
    O problema é que o Sócrates está sempre a jeito, pois fala muito, muita campanha, publicidade e coisas que tais.

    Pois deve haver um erro, no teu primeiro comentário, onde se Sócrates , deve ler-se Álvaro Amaro ,ele sim passa o seu tempo preocupado como, e de que forma deve aproveitar qualquer aparição publica para auto-promover a sua imagem , quem o diz é o povo ,há desculpa tu não sabes o que é o povo vocês chamam de “puváço”…

    ResponderEliminar
  8. 0,3%, é efectivamente pouco, mesmo traduzido em milhões de euros. O desemprego, também já esteve melhor.
    Mas isto tem que começar a melhorar por algum lado.
    Outros países na Europa, também já começam a dar sinais positivos.
    O nosso principal parceiro no comercio é a Espanha, que continua negativa. E longe de sair do vermelho.
    É por este motivo, que não percebo tanto optimismo.

    ResponderEliminar
  9. Ó ( “Pedro”)…
    Concordo contigo, devias dizer isso também o teu padrinho só vem apresentar projectos para ter mais 4 anos, porque é que não apresenta, as despesas que tem no piiiiiiii das festanças que faz, para encher bandulho aos fachos como ele e tu, pelo jeito deves ser um deles, um motorista que nunca nenhum outro precisou, nem o de Seia tem passa a vida a ir a Coimbra, só á quinta-feira claro, e não diga que não, pois eu bem o vejo passar na minha terra, e as dividas que a câmara tem? Á isso não interessa…E as contas que a câmara paga num certo dito restaurante, que toda a gente conhece, ó piiiiiii até já o piiiiiiido júri mudaram do tal festival de gastronomia para ver se o piiiiiiii do restaurante ganhava , sempre a troco de jantaradas de alguns ….Que estão sempre lá …
    À já me estava a esquecer, piiiiiiiii da empresa municipal, que sustenta alguns …que nunca nada fizeram noutras…
    Com isto não penses que sou PS .
    Agora aquele piiiiiiii do Álvaro está-me entalado e que se prepare eu estou-lhe a preparar, o discurso … deixo vir…Quantos são…

    ResponderEliminar
  10. Só hoje tenho a possibilidade de ver o blog e até estava gostar de participar, mas deve ser a última vez, porque não se discutem ideias atacam-se pessoas, é geralmente a arma dos fracos e quando a substância é zero.


    Um copy past a pedir que me identifique, eu coloco o meu nome agora copy past...., por amor de deus.

    Vocês têm uma obsesão, atacar Álvaro Amaro, lá é com vocês, agora ele contratar uma empresa para vos responder no blog, é de pouca imaginação.


    Agora eu verifico que ele é um político profissional, vocês um mero aprendizes de políticos que apenas se movem por ódios pessoais, logo ele vai ser o futuro futuro e vocês os ex ex, porque não combatem ideias, combatem pessoas.

    Desejo boa sorte ao blog e mais elvação, a nossa terra com eses ódios e invejas não irá muito longe um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Caro Pedro, falo apenas para si, dado que estou aqui por poucos minutos.
    Não será necessário afastar-se ou deixar de escrever. Importante é cada um de nós transmitir aquilo que pensa.
    Se eu fosse a fazer como o Pedro, seguramente que este blogue já não existia. Pense nisso e até ao próximo post.
    Quanto aos outros anónimos, peço-vos desculpa, mas o tempo apenas permite este breve apontamento que me pareceu mais revelante, dada a leitura superficial.

    Cumps a todos

    ResponderEliminar
  12. Ó copy e paste , joga no euromilhões!

    ResponderEliminar
  13. Este Pedro não será o virtuoso trompetista, que não vive em Gouveia, mas em Coimbra, e que alguém da Câmara lhe escrevia artigos para o NG e que ele se limitava a assinar ( O chamado barriga de aluguer), a pedido do querido líder...se não é esse é da mesma escola do miniaturas, do Dr. cujo concurso para o lugar que ocupa foi feito à medida dele, etc, etc. E já agora que estamos numa de números seria bom discutir-se aqui a dívida do Município de Gouveia… fica a sugestão ao caríssimo Ribeira.

    ResponderEliminar
  14. O Anónimo das 9.36 deve deitar as cartas, por isso deve jogar no euromilhões e quando isso acontecer vai uma trompetada.

    Dívida?

    Dívidas desde o Sr. Santinho Pacheco.

    ResponderEliminar
  15. Carissimos anónimos, discutir as contas da autarquia daria pano para mangas. Quanquer Presidente de Câmara deixa divida em qualquer autarquia, logo S. Pacheco e Álvaro Amaro estarão nesse leque. O que suponho que o anónimo queira dizer é que pouco se sabe sobre a actual situação financeira da câmara. Mas digo-lhe, se nem na Assembleia Municipal se consegue discutir esse assunto, dificilmente se poderá fazer num espaço como este. Seja como for, se no futuro tal for possível, tentarei falar sobre isso.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar