quarta-feira, 10 de junho de 2009

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Este dia, de extrema importância para todos os Portugueses, trouxe de novo, um discurso do Presidente da Republica.
A par deste dia, existem outros dias em que tradicionalmente, o Presidente da Republica fala aos Portugueses, seja no primeiro dia do ano ou nas comemorações do 25 de Abril.

Não vou aqui comentar este ou aquele discurso do Presidente. Confesso que gosto , ou melhor, acato com simpatia as suas palavras dada a sua pontaria certeira em momentos oportunos.
Os anos têm mostrado uma realidade terrível em relação às suas palavras, dado serem sempre recados à sociedade civil ou ao Governo. E daí a figura do Presidente ser tão popular. Para os que não reparam ainda, eu refiro-me aos Presidentes e não ao actual em particular.

Agora, penso que o Presidente mais do que enviar recados, poderia ter um papel mais interventivo, dentro das suas limitações legais, para que a sua colaboração pudesse levar ao caminho certo. A titulo de exemplo, utilizo as palavras de Cavaco Silva no que concerne ao investimento publico. O Presidente disse, por outras palavras, que o investimento publico deveria ser bem pensado sob pena de os erros cometidos serem irremediavelmente graves para as gerações futuras. Não poderia estar mais de acordo.

Mas aqui, defendo que ele, mais do que palavras de circunstância, quase sempre verdades absolutas, poderia dar a sua opinião enquanto Chefe de Estado e assim, dar o seu contributo para a escolha das melhores opções.

1 comentário:

  1. Caro Riberia, penso que o Presidente não assume posições porque tem medo de se comprometer com más ideias/politicas.Faz como sempre fizeram, chtam para canto!

    ResponderEliminar