quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Socrates vs Portas


José Socrates e Paulo Portas protagonizaram o primeiro de 10 debates entre os 5 lideres políticos com assento parlamentar.
Saber quem ganhou o debate, é o que interessa à generalidade maioria das pessoas e em particular aos agentes políticos. Confesso que neste caso, é o que menos me preocupa.

Este tipo de debates estão condenados ao fracasso. A forma como estão ordenados não permitem a existência de debate real e diga-se de passagem que 45 minutos não dá sequer para uma pessoa expor as suas propostas, quanto mais para se defender dos adversários.

Num ponto estou de acordo com a opinião de muitos escribas. Era bem mais proveitoso para os Portugueses, a existência de 2 debates de 90 minutos entre Socrates e Ferreira Leite, estes sim, verdadeiros candidatos a Primeiros Ministros.

Bem, vamos então ao debate de ontem.

Como disse, e bem, Ricardo Costa, Socrates pouco ou nada tinha a perder neste confronto com Portas. Os grandes desafios serão com Louçã e Manuela Ferreira Leite, contra os quais irá "disputar" os votos dos indecisos.

Paulo Portas começou bem melhor que o Primeiro Ministro mas foi-se perdendo de forma gradual até ao final do debate. Enrolou-se em muitas ocasiões, chegando mesmo a quebrar as regras do debate para se conseguir impor.

Por seu lado, Socrates não conseguiu igualar o bom desempenho de outros debates. Para quem, como eu, assistiu à sua entrevista na RTP, não pode deixar de reparar na repetição de muito do que ele disse. Porventura, também não poderia fugir muito e voltando a citar Ricardo Costa, o Primeiro Ministro cometeu um erro ao perder tempo a falar no Governo de Santana/Portas em vez de utilizar o seu precioso tempo para falar das boas medidas do seu Governo.

5 comentários:

  1. um bom tema para o autor do blog abordar
    O ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, pediu à administração da TVI para dar uma "explicação cabal da decisão" de suspender o Jornal de Sexta de Manuela Moura Guedes e desafiou também a estação a "publicitar já" quaisquer informações que tenham a ver com o PS, aludindo à notícia sobre o caso Freeport que estaria para ir para o ar amanhã, mas sem o referir.O ministro que tem a tutela governamental da comunicação social anunciou ainda que o seu partido pediu ainda a intervenção da Entidade Reguladora da Comunicação Social para averiguar se as leis da comunicação social, nomeadamente a Lei da Televisão e os valores da independência estão a ser cumpridas na TVI.Numa conferência de imprensa na sede do PS, ao Rato, Santos Silva considerou como "absolutamente incompreensível" a decisão de suspender o Jornal Nacional dirigido por Moura Guedes, ao mesmo tempo que rejeitava as "insinuações absolutamente falsas que procuram relacionar" o PS com "esta decisão de uma empresa privada. Até porque, como afirmou, "a decisão objectivamente prejudica o PS"."Repudio qualquer influência ou intervenção do PS na decisão", sublinhou este dirigente, passando de imediato ao contra-ataque à oposição, a qual tem relacionado o caso da TVI com as tensões que a estação tem tido nos últimos meses com o primeiro-ministro. "Tais insinuações titulam quem as profere", disse Santos Silva, acusando "vários dirigentes de partidos políticos de não saberem conviver com a liberdade de expressão", apontando o dedo a Aguiar Branco que momentos antes afirmara no Porto que "Portugal e a democracia estão de luto".Para dar consistência à sua afirmação, afirmou que "o último caso documentado de interferência na comunicação social ocorreu quando José Pedro Aguiar Branco [vice-presidente do PSD] era ministro da Justiça no caso Marcelo Rebelo de Sousa". Nessa altura, afirmou, houve "pressões exercidas pelo Governo [sobre a TVI] para afastar um comentador que lhe parecia hostil.

    esta decisão só prejudica o ps e sócrates. já o escrevi em vários jornais online.
    é uma dupla golpada: denegrir a TVI e comprar mais barato porque a PRISA está com dificuldades e juntar o jornal de sexta com MMG a fazer-se de virgem ofendida.
    Venha lá a peça do FREEPORT que já em 2004 nas eleições foi o mesmo.
    A direita é muito esperta.
    Espero que o PS a a sua Direcção questionem Aguiar Branco pelas afirmações que fez e as prove. Este senhor não pode dizer o que lhe vem à cabeça.
    Portugal de Luto? O homem endoideceu ou está afito com as sondagens que vão sair.

    ResponderEliminar
  2. Caro Mario, apenas uma pequena nota. Nunca Augusto Santos Silva esteve tão bem como esteve hoje.
    Porventura concordará comigo quando digo que não acredito em coincidências. Têm sido episódios a mais para ser verdade.

    Gostava de amanha partilhar a minha ideia sobre esta confusão que tentam a todo custo encostar ao primeiro ministro.

    Cumps

    ResponderEliminar
  3. Penso mesmo que o PS deve continuar a deixar Santos Silva a fazer comentários.

    O Tiago Silveira por onde anda?

    Como é possível fazerem esta campanha contra José Sócrates, é inadmissível.

    Felizmente que a TVI está a preparar a entrada de Rangel, o Emídio.

    Sondagens, venham elas, estão esquecidos das Europeias?

    ResponderEliminar
  4. Caro Pedro, lá está o meu amigo (sem aspas) a fazer confusão novamente.
    João Tiago Silveira é o porta voz do PS e não do Governo. E neste caso, é o Governo o visado e nada melhor que o Ministro que tutela a comunicação social para fazer os primeiros esclarecimentos. O PM também falou e bem. Eu classifico isto como o milésimo disparate de verão com o alto patrocínio de Aguiar Branco.

    Cumps

    ResponderEliminar
  5. Meu caro Ribeira tem que ser mais original, pois eu sei que você é capaz.

    Um abraço

    ResponderEliminar