terça-feira, 22 de setembro de 2009

Raciocínio pertinente

"Não consigo deixar de imaginar se tudo isto fosse ao contrário: se tivesse sido um assessor de José Sócrates a encomendar uma notícia de que havia suspeitas de escutas em São Bento - sem que tivesse sido feita alguma queixa ou contacto institucional para se certificar se a suspeita se confirma.

Estaríamos hoje a discutir se o assessor que encomendou a notícia era de máxima ou mediana confiança do Primeiro-Ministro? Não estaria o país em uníssono exigir a José Sócrates que se demitisse por ter participado, por acção ou inacção, numa espécie de trapalhão esquema conspirativo contra o Presidente da República?

Entretanto, a resposta de Manuela Ferreira Leite à pergunta (umas das 50 a que ela e José Sócrates responderam na revista "Visão" desta semana) "Em política, omitir e mentir é a mesma coisa? R: Se for para enganar as pessoas é igualmente inaceitável" ganha uma dimensão interessante à luz do que se passou hoje, e sobretudo do que Cavaco Silva vier a dizer ao país."

_______________

Encontrei este texto no Blogue Simplex e é da autoria de Hugo Mendes. É uma análise correcta e dado que transmite aquilo que penso, nada melhor que a transmitir aqui. Mas caros amigos, imaginem se fosse ao contrário... Certamente que Socrates já teria sido "arrasado".

Este racíocinio, mais do que pertinente, é obrigatório.

19 comentários:

  1. Arcozelo, niguem, s.paio, niguem, assim tem sido apresentação dos candidatos do PS, neste vale tudo do terrorismo politico..preparem, porque os velhos historicos do PS, começam a gora a colocar-se de parte, j´´a percebeam que vão levar uma pesada derrota...Ribeira conta verdade sobre o terrorismo que vive o PS, se quiseres ilucido.te, e ate te entrego pessoalmente, factos e não textos de blogue.Funcionárioas ameaçados,o lar de nespereira ameçam os velhotes a dizer que o voto nao é secreto e depois sabe-se em quem votaram, oferecem cheques de 150 euros,na escola entrega dos diplomas já encomendam alunos a dizer bem da organização da escola, é meter professores sem colocação e formação na area especifica,em s.paio, uma vergonha ja foram mais de 7 vezes a casa de algumas pessoas, implorar...já vale tudo...mas não duvidem dia 11 de otubro, o PS que se prepare para uma derrota historica....

    ResponderEliminar
  2. Como é possível este artista das 9:41 vir com esta conversa. Então não sabes o que se está a passar na Câmara, na DLCG, no agrupamento de escolas com o seu novo director? Aí sim uma autêntica vergonha! POC(S) para tudo e para nada, afilhados colocados (Professores e não só), etc, etc. Este artista fala aqui nas apresentações das listas do PS que foram isto e aquilo. E o PSD em Vila Nova de Tazem como foi? Ninguém ou muita pouca gente, e os que lá estavam foram convocados pelo à ultima pelo telemóvel do género, ou vens ou a tua mulher perde o emprego. Quanto a Cavaco (o presidente de alguns portugueses) é obvio que tudo isto teve origem nele (um autentico quadrilheiro), só que como sempre quem se lixa é o mexilhão. Devia abdicar, pois em não esta a ajudar a velhota em nada, neta sua politica de verdade! Força Prof. Armando os gajos andam borrados!

    ResponderEliminar
  3. PARA O FACHOS
    ENTÃO NÃO FALAM NO PASSEIO DE BICICLETAS DE DOMINGO ORGANIZADO PELO PS GOUVEIA?

    SAIRAM ALGUNS JOVEM DE VILA NOVA DE TAZEM, LAGARINHOS ,RIO TORTO CATIVELOS FORAM TER COM OUTROS NO ESTADIO DE GOUVEIA E FORAM PASSANDO PELAS ALDEIAS ATÉ CHEGAR A SANTA EUFEMIA A MELO ?

    POIS É, NISTO NÃO FALAM !!!
    FOI UM ESPETACULO E TODA GENTE POR ONDE PASSAVAM OS APLAUDIAM ÁÁÁÁ´

    JÁ SEI JÁ ESTÃO A PENSAR NUMA PARECIDA !!!
    MAS GENUINOS SÓ ELES

    ResponderEliminar
  4. Caro Ribeira

    Eu espero pelo fim desta novela no pós-eleições, pois parece que há coisas que não lembra ao diabo, ao que tudo indica deu o resultado que o PS queria.

    A nível de assessores de Sócrates, os de Cavaco são meros aprendizes.

    Lembra-se o que fizeram os assesores de Sócrates no caso da Pseudo-Licenciatura de Sócrates?

    Lembra-se o que fizeram os assessores de Sócrates nas casas que são mas não são de Sócrates na Guarda?

    Podemos abordar outros assuntos.

    Demissão de Sócrates? não vi nada.


    Quer ir mais longe?

    O Congresso Portugal e o Futuro que Mário Soares patrocinou e o seu pau mandado Comandante Gomes Mota executou para derrubar Cavaco Silva.

    Demissão? Não Mário Soares, apesar de Laico, está acima de Deus Nosso Senhor.

    Coerência.

    "Em política, omitir e mentir é a mesma coisa? R: Se for para enganar as pessoas é igualmente inaceitável"

    Sócrates cabe neste chapéu que nem mel na sopa.

    O Relatório da Unesco, é um mero exemplo.

    Um grande abraço para o meu caro Ribeira.

    NB - Gostei dos escritos da Primeira Dama, espero que continue as suas apreciações.

    ResponderEliminar
  5. Desculpem qualquer coisinha, mas achei interessante este post no Jamais.

    Votar só em quem merece confiança

    publicado por Vasco Graça Moura em 22 Set 2009,


    In "http://jamais.blogs.sapo.pt/" para quem quiser ler o texto todo.


    "No dia 27, os portugueses vão dizer se querem um primeiro-ministro completamente descredibilizado, marcado pelo labéu das pantominas sucessivas e da distorção consciente da realidade, inepto aos olhos de toda a gente para resolver os problemas do país e apenas capaz de aumentar a ignomínia do buraco tremendo que ele mesmo veio a escancarar ao longo destes anos.

    Ou vão dizer se preferem uma primeira-ministra que faz uma regra de vida dos princípios democráticos, do rigor e da sensatez competente e que exprime desassombradamente em voz bem alta o que muita gente não tem a coragem de dizer, por temer represálias onde elas menos seriam de esperar."

    Cumpts.

    ResponderEliminar
  6. "...Represento uma POLÍTICA DE VERDADE e de sinceridade, contraposta a uma política de mentira e segredo." in Antologia e Salazar

    Coincidências ou algo mais ?

    ResponderEliminar
  7. Ó PEDRO (ALVARO) QUANTO MAIS FALAS MAIS TE ESTRAGAS, PÁ ….

    E NÃO VAI LÁ DAR SERMÃO A QUEM TE ENCOMENDA

    VIESTE A VILANOVA …PERDER-TE O MELHOR…FIÁSCO,,,,,,

    ResponderEliminar
  8. Bute lá dizer verdades

    A verdade é a de que o PSD surge, neste momento, como um partido indigno, sem vergonha, canalha. Apostou tudo numa campanha de assassinato de carácter, de suspeições, de medo, de anulação da política enquanto exercício de elevação cívica e de inteligência para o bem comum. É uma desgraça, pois atinge muita gente que tem tido muitas responsabilidades públicas e sociais ao longo de muitos anos. O que o PSD faz, manipulando faixas da opinião pública – cultural e cognitivamente fragilizadas – com torpes e canhestras mentiras, é uma patifaria.

    Já no PS, é óbvio que qualquer indício de falha grave em Sócrates seria imediatamente transformado em afastamento e substituição da liderança. Foi isso que se viu nesta legislatura, com constantes manifestações de divergência, oposição, e até dissidência interna, por parte de algumas figuras socialistas de referência. Estas mesmas pessoas, que representam muitas mais, estão nesta campanha ao lado de Sócrates, e mantêm intacta a sua independência. Isto, infeliz e tragicamente, é uma lição para o PSD. Mas, feliz e gloriosamente, é uma garantia de liberdade para Portugal.

    in Aspirina B (blog)

    ResponderEliminar
  9. PARA SE PERCEBER A “ASFIXIA DEMOCRÁTICA”

    Um trabalho de Vasco Ribeiro, a que o Público fez referência há dias, lança uma luz particularmente preocupante sobre o jornalismo português. Nele se escreve, citando o Público, que

    "mais de 60 por cento do noticiário é induzido por assessores de imprensa, relações-públicas, consultores de comunicação, porta-vozes. Não cabem aqui apenas comunicados de imprensa e conferências de imprensa. A categoria abrange actos como acções de campanha, assembleias, cerimónias oficiais, eleições, inaugurações, visitas oficiais, manifestações, sondagens... Vasco Ribeiro sublinha a "incapacidade" de os leitores detectarem a intervenção de tais técnicos de comunicação e relações públicas. É que só muito raramente surge qualquer referência à sua existência (1,3 por cento das notícias analisadas). Eles "não gostam" de aparecer. E os jornalistas não gostam de os mostrar."

    Numa altura em que máquina de desinformação governamental e do PS está a funcionar em pleno, sem a capacidade dos leitores “detectarem a intervenção de tais técnicos de comunicação e relações públicas”, estes dados mostram como muito pouca coisa acontece como acontece, mas como é “induzido por assessores de imprensa, relações-públicas, consultores de comunicação, porta-vozes”. Hoje que o governo, as empresas públicas e o PS contratam quase todas as grandes empresas deste tipo, que grau de fiabilidade pode existir na comunicação? Como é que eu explico que duas notícias exactamente do mesmo tipo, uma sobre o PS e outra sobre o PSD, uma esteja na décima quinta página de um jornal e outra abra os telejornais? E ainda por cima se somarmos a isto operações mais sofisticadas de manipulação, que se detectam há muito nos blogues, vindas de assessores governamentais, há razões para dizer que falta ar.

    Falta cada vez mais ar, o ar da liberdade.


    http://abrupto.blogspot.com/

    Cumpts

    ResponderEliminar
  10. Como isto é possível?

    A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) classificou de "preocupante" a situação relacionada com o juiz Rui Teixeira, cuja avaliação laboral ficou congelada pelo Conselho Superior da Magistratura (CSM), órgão que fiscaliza os juízes, após iniciativa de vogais designados pelo PS.

    Em editorial ontem divulgado no seu site da internet, a associação refere que "a forma como a notícia foi divulgada pode criar a ideia, na opinião pública, que o CSM, em condições absolutamente excepcionais, ´congelou´ a progressão na carreira de um juiz, por razões que podem ser entendidas como tendo motivação partidária".

    Conforme foi noticiado, o CSM deliberou congelar a atribuição de nota de "muito bom" a Rui Teixeira até que haja uma decisão final sobre o pedido de uma indemnização ao Estado por parte do antigo ministro socialista Paulo Pedroso, ex-arguido no caso Casa Pia. A decisão foi suscitada por três vogais do CSM designados pelo Parlamento por indicação do PS.


    Em suma:

    O PS de Sócrates gostaria de = Pensamento único, líder único, partido único.

    ResponderEliminar
  11. Caro Pedro, parece-me, a não ser que esteja enganado, que o meu amigo se encontra desesperado.
    Vais buscar tudo o que pode ir buscar para tentar justificar mais uma campanha de aniquilação politica do Primeiro Ministro José Socrates.
    O meu amigo, caso a denuncia das escutas fosse verdadeira, estaria aqui a arrasar o PM. E agora o que faz? Tenta passar-nos por "parvos".

    O caro amigo pode ser entendido em muita coisa, mas isso não lhe dá o direito de alterar a verdade deste caso que é o FACTO DE UM ASSESSOR DO PRESIDENTE CAVACO TER CRIADO UMA NOTICIA FALSA, SOB O PRETEXTO DE "TRAMAR" SOCRATES.

    Cumps

    ResponderEliminar
  12. Caro Ribeira

    Campanha de aniquilação política do Primeiro-ministro???
    José Sócrates não tem nem precisa de uma campanha de aniquilação política. Ele consegue, com todos os casos que o envolvem, aniquilar-se a ele mesmo.

    E desesperados andam os socialistas deste país, que a verem tudo escapar-lhes pelas mãos, que já fazem TUDO para ganhar eleições. Basta olharmos para Armando Almeida e temos uma amostra perfeita do resto!

    ResponderEliminar
  13. Cara Primeira Dama, não vou entrar nesse seu dialogo... mas deixe que lhe diga uma coisa: a politica de verdade está aí aos olhos de todos por muito que lhe custe ouvir ou ler.

    Ele até pode não precisar, mas que elas existiram ao longo destes 4 anos, lá isso existiram.

    Cumps

    ResponderEliminar
  14. Meu caro Ribeira

    Desesperado não estou, porque no dia 28 continuo com o meu trabalho, a minha vida académica e pessoal.

    Em nada dependo da política, no sentido directo.

    Não quero ser político.

    Continuo a ser o mesmo e a discutir política, independentemente de quem vença, o mesmo em Gouveia.

    Já lhe vi fazer comentários muito melhores, muito menos por parvo, pois cada um tem, ou pelo menos deveria ter, a inteligência suficiente para analisar e pensar por si próprio.

    Do assessor de Cavaco espero pelos episódios depois das eleições.

    Agora factos são factos, e vou buscar o que apresento no blog, porque o PS diz que afinal não há asfixia democrática, tudo se prova em contrário.

    Não altero os factos, agora a verdade vou esperar por ela.

    No PS de Mários Soares (que não gramo), SottoMayor Cardia, Salgado Zenha e outros era impensável, pois sabem o que é a democracia.

    No PS de Sócrates, Pedro Sousa Pereira, Santos Silva, Jorge Lacão ...., não me admira que coloquem os serviços de informação ao seu serviço.

    Isto é a minha convicção pessoal, o tempo será testemunha.

    NB - Pelo que vi na SIC, a Guarda a coisa não correu lá muito bem ao PS.
    Digam lá que foi Sócrates na Cidade da Felicidade.

    Cumpts.

    ResponderEliminar
  15. Pacheco Pereira rompeu o silêncio do PSD sobre a questão das alegadas escutas no Palácio de Belém e escreveu esta manhã no seu blogue pessoal, que considera que, mesmo não querendo, Cavaco Silva acabou por interferir na campanha eleitoral e que o Presidente da República devia esclarecer os portugueses, para que estes não acordem no dia 28, a seguir às legislativas, para saberem o que deviam saber antes de vota.
    O Pacheco é sempre o Pacheco, o velho Pacheco na sua essência e plenitude, se se pode falar assim dos quirodropídeos!

    ResponderEliminar
  16. Pacheco Pereira considera que o PS anda a fazer campanha contra o Presidente da República.
    O PR também está em campanha?
    Foi o Sócrates quem manipulou o assessor de Belém? Foi ele quem manipulou o José Manuel Fernandes? E foi ele quem roubou ao Público o e-mail publicado no DN? E foi ele quem convenceu o provedor do Público a escrever o que escreveu? E, ainda, foi o Sócrates quem "despediu" o tal assessor/confidente do PR?
    Pacheco Pereira também está a perder as estribeiras e noção do ridículo.

    ResponderEliminar
  17. Caro Pedro, mais uma vez está a manipular informação.

    Socrates foi recebido por centenas de pessoas na Guarda. Centenas ouviu? Veja lá se, pelo menos uma vez, cumpre o lema da verdade.

    Cumps

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  19. Este Pedro julga o que os outros são parvos, e que ainda não percebeream quem é e ao que anda.

    ResponderEliminar