sexta-feira, 22 de maio de 2009

A alegre vida de Alegre

Desde que Socrates assumiu os destinos do PS, Manuel Alegre ganhou ainda mais visibilidade devido à oposição interna que ele proporcionava.
O ponto alto surgiu nas eleições Presidenciais, nas quais Alegre se candidatou sem o apoio de nenhum Partido, ficando mesmo à frente de Mário Soares, candidato de José Socrates.
O milhão de votos que conquistou fez com que, na minha opinião, Alegre cometesse diversos erros, sendo que o mais grave de todos foi o apoio, embora que escondido, a muitas acções do Bloco de Esquerda. Atrevo-me a dizer que Alegre é um dos grandes responsáveis pela subida do BE nas sondagens.
Feito isto, Alegre esclareceu definitivamente a sua posição: não sai do PS logo não cria nenhum Partido (para mal de muitos) e mantêm a oposição interna a José Socrates, não se candidatando a deputado.
Para isto ter acontecido, só vejo uma explicação: Alegre será o próximo candidato a Presidente da Republica com o apoio do PS. Ou então Alegre apercebeu-se que estava a ser usado pelo BE e disse basta!
Contudo, Alegre sai das listas mas não saem as suas ideias. José Socrates irá colocar diversos “alegristas” nas listas de deputados. É como quem diz, “eu não vou, mas tens de lá meter os meus”.
É isto que eu não compreendo em Alegre. Andou tanto tempo a “bater” no seu PS, para agora ficar tudo assim? Concretizou o seu grande objectivo: ser o candidato a PR.

Enquanto Alegre vai a ‘banhos’, os seus apoiantes farão o seu trabalho na AR.

Terá Alegre uma vida alegre para conseguir chegar a Belém?

4 comentários:

  1. Sou militante do PS. Votei convictamente Manuel Alegre nas últimas presidenciais. Desgostei e não aprovo a conduta ostensivamente confrontadora do meu camarada Manuel Alegre com os órgãos e outros responsáveis do nosso partido.
    No PS não há militantes de primeira e militantes de 2ª.
    No PS Manuel Alegre não é mais, nem menos que todos os militantes.
    Quem não está bem que saia.
    De qualquer forma, se se confirmar que Manuel Alegre pode ser novamente candidato a Presidente da República, com o apoio ou sem o apoio do PS, eu continuareia a votar nele.

    ResponderEliminar
  2. Caro Ribeira, gostaria de comentar várias questões que levantou. Não concordo muito quando diz que Alegre foi um dos grandes responsáveis pelo aumento do Bloco de Esquerda nas sondagens, uma vez que seria uma conclusão redutora para o trabalho quer o BE tem feito. Alegre limitou-se a participar numa acção promovida por grupos ligados ao BE, mas sempre disse não se identificar com o partido. Por outro lado temos que reconhecer que finalmente Alegre teve uma atitude politicamente responsável, não se candidatar nas listas do PS às próximas legislativas. Concordo totalmente com a sua manutenção no partido, o que deve desgostar a muitos (estes sim verdadeiramente oportunistas). Alegre não tem que ser um militante de 1ª, porque de facto a sua história está intimamente ligada ao PS, faz parte da sua essência, por isso nunca poderia nem deveria sair. É lógico que exista uma corrente "alegrista" dentro do PS, e não vejo mal nenhum, até porque seria um erro político, abdicar totalmente das suas "forças vivas" dentro do próximo executivo. Alegre é poeta, mas não anda a dormir, e não vejo nisto nenhuma incoerência. Criticava-o sim se ele se mantivesse nas listas, isso sim seria falta de carácter. Quanto à sua afirmação de que Alegre terá sido usado pelo Bloco de Esquerda, discordo totalmente. Alegre deu a cara porque quis, porque é livre, e não vi nenhum aproveitamento nisso. Se calhar é a prova de que o BE se constitui uma verdadeira alternativa, e às vezes um complemento ao PS, e às suas políticas (ou falta delas) de esquerda.

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo 16:27, um militante não deve ser aquele ser obediente, deverá pensar pela própria cabeça, senão torna-se refém do sistema. Manuel Alegre, levou isso ao extremo, tornando as suas palavras cegas. Sou contra qualquer militante mais conhecido que utilize essa popularidade contra o Partido que o ajudou a ser popular.

    Cumps

    ResponderEliminar
  4. Caro aquitasebem, gostaria de esclarecer um ponto referente ao BE. Será apenas coincidência que na fase em que Alegre está mais próximo do BE, este tenha passado pela primeira vez na sua história os dois dígitos nas sondagens? Eu não acredito nestas coincidências. Na minha opinião, o BE era o partido que mais frutos iria colher com a saída de alegre do ps.

    Cumps

    ResponderEliminar