Pois bem meus caros amigos, neste ano em que os meses de Junho, Setembro e Outubro são 'reis' por causa dos actos eleitorais, Agosto por obvia inerência, continua e continuará a ser o mês que mais anima Gouveia.
Ano após ano, Agosto traz a Gouveia a vitalidade que lhe falta no resto do ano. Devolve a Gouveia os filhos que moram no estrangeiro, traz a Gouveia o cheiro de festa e de alegria. Em Agosto, são as Festas do Sr. do Calvário que comandam o nosso quotidiano.
Sejam os passeios pelas barraquinhas instaladas nas ruas ou no Jardim Lopes da Costa, passando por bons momentos de 'comes e bebes' no largo das finanças, o 'pé de dança' na discoteca ou ao som dos concertos ou a tradição Religiosa, as Festas em Honra do Sr. do Calvário permitem, a quem as frequenta, multiplos espaços de convivio e de lazer.
Poucas são as mudanças que se verificam de ano para ano, com excepção do cartaz de concertos que naturalmente muda de ano para ano. Sobre este cartaz, a 'organização que organiza a organização', faz questão de esconder os nomes dos artistas, guardando sempre essa divulgação para uma conferência de imprensa, onde lá aparecem os mesmos do costume.
Este ano, o 'suspense' já foi 'violado' por parte dos próprios grupos convidados. Já é certo que o fenómeno da actualidade, os Buraka Som Sistema e ainda o veterano Luís Represas têm nos respectivos sitios de internet, a confirmação da vinda a Gouveia, aquando das Festas da Cidade.
Em ano de eleições, será de esperar um cartaz grandioso, recheado de artistas populares, com o objectivo de fazer esquecer coisas menos boas.
Para já, fica a certeza que Agosto já mexe, ficando a aguardar a restante composição do cartaz...
____________
PS- Existem muitos pormenores sobre as festas com as quais não concordo, mas guardo esses apontamentos para outro post.
Não é só os BURAKA e o LUÍS REPRESAS, mas também o GORDO(que não o Brito)está a caminho de Gouveia, a acreditar no post de anteontem do +gouveia.
ResponderEliminarEm Agosto vai ser o bom e o bonito, com os candidatos a "Mayor" a esfalfarem-se para consegirem segurar no pálio, outro no andor, outro ao lado da Banda com os seus acólitos, a pagarem boas merendas e copos nas tascas defronte das Finanças....
ResponderEliminaro GORDO??? confesso que não "atingi" aquilo a que se refere :/
ResponderEliminarCaro Ribeira, estas situações de festas antes de períodos eleitorais são bastante preocupantes. Do discurso que se ouviu nos primeiros anos do mandato, em que se afirmava que não se podia gastar dinheiro, em que se colocou até a hipótese de se acabar com as festas, passamos ao despesismo financeiro, ainda por cima numa altura (a pior de todas) de grave crise. Apelo a esta gestão camarária que se contenha na despesa para estas festas, e que tente isso sim, através da criatividade fazer umas festas de grande qualidade. Perecebe-se que as festas tenham maior importância pelo período eleitoral que se aproxima, e isso é natural, seja em Gouveia ou noutro sítio, mas a responsabilidade para com os Gouveenses e a saúde dos nossos "cofres" deve estar acima do interesse eleitoralista. Tenham juízo senhores !
ResponderEliminarNão está em causa o custo dos artistas quando queremos bons programas musicais.
ResponderEliminarO pior é que é muita empresa de eventos, muito consultor, muita gente de fora a ganhar com as Festas, quando se podia aproveitar bem os recursos humanos da Câmara.
Caro anónimo 00:12, as festas em ano de eleições são excelentes palcos de aproximação com os eleitores. Nada mais natural que todos sem excepção se aproveitem disso.
ResponderEliminarCumps
Caro aquitasebem, fez muito bem em lembrar o discurso do "coitadinho" que foi utilizado nos primeiros meses de mandato da actual maioria.
ResponderEliminarMas ao analisarmos a situação financeira actual da Câmara, podemos verificar que ela é bem pior que em 2002, logo esse discurso ao aplicar-se, faria mais sentido que fosse agora.
Mas não nos podemos enganar com palavras bonitas. A verdade é que seguramente se irão aproveitar das festas do sr. do calvário aumentando o foguetório e trazendo os melhores concertos. A conta será paga por quem vier a seguir.
O último a sair que feche a porta.
Cumprimentos
Caro anónimo 18:22, aquilo a que se refere, é uma com a qual eu não concordo. Mais à frente, como prometido, falarei sobre isso.
ResponderEliminarCumprimentos
Festas é o que o povo gosta... Fossem só as Festas da Cidade a "esvaziar" os bolsos já bem rotos da autarquia que o buraco não era tão grande!!
ResponderEliminarEm vez de fazerem festinhas e festarolas o ano todo olhem para o Sr. do Calvário como "A Festa", aproveitem o que se faz de bom no concelho, mostrem o que valem os Gouveenses e deixem a "malta" que vem atrás dos cobres que ganha com o Sr. do Calvário a xuxar no dedo...