O PSD ganhou a toda a escala no Concelho de Gouveia. Renovou a maioria absoluta na Câmara Municipal, elegeu mais Deputados Municipais (12) contra 10 (mais um em relação a 2005) do PS e 1 da CDU. No que toca às Freguesias, o PS também conquistou mais Presidente de Junta.
Por seu lado, o PS ganha mais uma Freguesia se tivermos em conta os resultados das últimas Autárquicas.
O PS recupera a Junta de S. Paio e venceu na Junta de Aldeias. A sua grande perda foi a Junta de Folgosinho.
Nas Freguesias Urbanas, tudo igual a 2005. Em S. Pedro, João Amaro do PS esmagou toda a concorrência, tendo ficado 394 votos à frente de José Cunha do PSD e este resultado fez com que a CDU tivesse perdido o seu mandato na Assembleia de Freguesia.
Em S. Julião, José Maria do PSD voltou a ganhar a Rui Gonçalves do PS, mas perdeu para os Socialistas um mandato na Assembleia de Freguesia.
Caso caricato mas que não é único, foi o resultado em Ribamondego em que o PS e o PSD, para a Assembleia de Freguesia, empataram a 111 votos. Um voto duvidoso não foi contabilizado, sendo que a última palavra caberá ao Juiz de Gouveia e depois, das duas uma: ou o voto em causa desempata a situação ou haverá eleições naquela Freguesia muito em breve. Logo que se saiba, informarei os caríssimos leitores.
O Partido Socialista perdeu as eleições, mas existe outro derrotado, o PCP. Perdeu a única Junta de Freguesia que presidia e perdeu o seu mandato na maior Junta do Concelho. Manteve um elemento na Assembleia Municipal e ficou muito longe do grande objectivo que era eleger um vereador.
Uma pequena nota sobre o Distrito. O PSD continua a ser o Partido que detém mais Presidências de Câmara (9), mas perdeu em números de votos para os Socialistas. O PS manteve todas as Câmaras Municipais que detinha em 2005, com excepção de Vila Nova de Foz Côa. Em contrapartida, ganhou historicamente a Câmara da Mêda e de Manteigas.
Ribeira, penso que a sua análise é de facto o espelho do que se passou nas últimas eleições. Existiu uma bipolarização dos votos, nos 2 grandes partidos, o que de resto se passou no resto do país. A oposição para conquistar o município terá que começar já a a trabalhar num projecto consistente para daqui a 4 anos. Seria importante também que novas forças partidárias, BE e PP (com melhor preparação), e mesmo grupos de independentes aparecessem no panorama político local. Seria bom para a democracia local, obrigando também PSD e PS a ter uma atitude democrática mais responsável e mais respeitadora para com os gouveenses.
ResponderEliminarestá derrota só tem um rosto JOÃO AMARO
ResponderEliminarBASTA VER OS RESOLTADOS DE S.PEDRO
Gouveia nem sabe o que perdeu....
ResponderEliminarNão tenho mais palavras....
As pessoas venderam-se por pouco....
Mas vão pagar muito caro....
Não foram as pessoas que encabecaram a lista do PS, pois todas na segunda- feira estavam no seu posto de trabalho, porque todas tinham trabalho!!!... Agora algumas pessoas não pode dizer o mesmo...e o futuro o dirá ...
Caro anónimo 14:11, e eu que pensava que o rosto da derrota ou rostos se preferir, tinham sido José Cunha e José Manuel Perfeito e ainda Carlos Nabais.
ResponderEliminarPelos vistos, estava equivocado.
Obrigado.
Cumps
O JOÃO AMARO FEZ CAMPANHA CONTRA O ARMANDO
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarMeu caro,
ResponderEliminaras suas análises continuam enviesadas.
O rosto da derrota é indubitávelmente Armando Almeida.
Como sabe, para além de candidato a Presidente da Câmara, esse senhor é presidente da federação concelhia do PS.
Depois das três derrotas do seu partido no concelho,
perderam as europeias,
perderam as legislativas
e perderam as autárquicas,
nas quais ele é o rosto do grande derrotado, pois apostou alto e perdeu,
só lhe resta uma coisa.
Demitir-se.
Qualquer pessoa que esteja na vida política apenas por convicções, era o que faria de imediato no lugar dele.
Vamos ver o que ele fará!
Cumprimentos
Deixem-se de coisas, o Sr. que se segue é JOÂO AMARO e fica já aqui dito...seja quem for o adversário ele GANHA. Parabéns João Amaro, grande malha...nem com os vira-casacas se safaram e de nada valeu álvaro amaro andar por ai com o “sem pelo” ao colo.
ResponderEliminarUma análise aos resultados permite concluir que a CDU perdeu cerca de metade da votação de 2005. Até pelo facto de conhecer casos concretos, é fácil perceber que muitos dos votantes CDU, em 2005, votaram agora no PSD. Os 300 ou 400 votos que Armando Almeida "roubou" a Álvaro Amaro, foram compensados pela transferência CDU para o PSD. Fácil de perceber: a CDU Gouveeense nunca foi à bola com os Xuxialistas locais. Tratou-se, pois, po parte de muitos comunistas, de um "mal por mal" Àlvaro Amaro, para lixar os Xuxas...
ResponderEliminarElementar!
Gouveia tem o que merece, uma terra que nunca mais andará para a frente,porque antes falam muito mas na altura de mostragem coragem e apostarem na mudança preferem votar num senhor que só sabe fazer os grandes eventos com destino a gente fina. O povo não interessa, aliás, interessa na altura de campanha eleitoral, mas pior ainda é a gente de gouveia que dá confiança a um presidente destes!
ResponderEliminarcumprimentos
Os independentes perderam porque alguns andaram perto demais do PS. Em Vila Nova não se ganha ao lado do PS. Olhem para a história.
ResponderEliminarOs meus parabéns ao comentário de OAnónimodoCostume, é na verdade o rosto da derrota Armando Almeida.
ResponderEliminarArmando andou anos a "morder" nas canelas dos seus camaradas, eis a resposta.
DERROTADO.
João Amaro é um vencedor sem dúvida, tal e qual como José Maria, em termos percentuais os vitoriosos andaram perto assim como os derrotados,Rui Gonçalves é igualmente a cara da derrota.
É necessário existir coerência nos comentários e não só trazer a sardinha para o nosso lado.
Saber ganhar é tão importante como saber perder.
Cumprimentos
os independentes em vila nova roeram a corda à última da hora. era para receberem apoios do ps, se fizessem campanha por eles para a camara. na sessão de esclarecimento k o armando almeida fez em vila nova, este apelou ao voto nos independentes e depois no comicio dos independentes, eles não retribuiram o favor. e porquê? porque ja tinham chegado a acordo com alvaro amaro para a camara no caso de vencerem as eleiçoes. o ps ficou lixado co isto. os independentes quiseram foi comer dos dois lados.
ResponderEliminarJoão Amaro o sr que se segue?
ResponderEliminarQuem é que vai confiar um concelho numa pessoa que passa a vida de bar em bar …
Esta mais do que visto que este fez tudo para Armando perdesse sempre com segundas intenções, mais não acredito que as pessoas que acompanharam armando alguma vez o apoiem….
Armando foi um lutador, pois teve muitos adversários!
Independentes de vila nova, nunca viram derrotados tão felizes como o nº5 e nº7 e o vendido do mandatário… Porque?
Infelizmente tenho pena do candidato, uma pessoa honesta que foi dizimado por estes hipócritas e desonestos que algum tempo atrás diziam as piores barbaridades do Álvaro Amaro, estarei expectante…
Caro anónimo 0:03, só uma pessoa que não conheceu a realidade da campanha de João Amaro poderá dizer tamanha barbaridade. João Amaro e todos os candidatos lutaram para que o PS saísse vencedor e aí incluem-se A. Almeida e Isabel Valente e eles sabem disso perfeitamente.
ResponderEliminarE o seu argumento é tão mesquinho quanto faccioso. João Amaro foi e será um excelente Presidente de Junta e daí ter recebido a estrondosa vitória.
Cumps
CARO RIBEIRA
ResponderEliminarSERÁ DE SALIENTAR SE O JULGAR CONVENIENTE QUE O PARTIDO SOCIALISTA A NIVEL DISTRITAL OBTEVE O MELHOR RESULTADO DE TODOS OS DISTRITOS DO CONTINENTE COM 46,53% DOS VOTOS EXPRESSOS.
NA CAPITAL DE DISTRITO O PSD OBTEVE O SEU PIOR RESULTADO DESDE O 25 DE ABRIL DE 1974.
SUBIU A VOTAÇÃO EM TODOS OS CONCELHOS RELATIVAMENTE A 2005 À EXCEPÇÃO DE ALMEIDA,SEIA E FOZCÔA.
GANHOU O CONCELHO DE MÊDA BASTIÃO DA DIREITA DESDE 1974.
GANHA MANTEIGAS COM UMA VOTAÇÃO ESMAGADORA SOBRE O PSD,PERDENDO FOZCÔA,EMBORA O PS TENHA MAIS JUNTAS DE FREGUESIA E O MESMO NUMERO DE ELEITOS NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL.
EM CELORICO DA BEIRA O PARTIDO SOCIALISTA OBTEVE UMA EXPRESSIVA VITÓRIA, COM MAIORIA ABSOLUTA.
PARABÉNS ÀS DIVERSAS ESTRUTURAS CONCELHIAS DO PS,AO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO E SEU SECRETARIADO.
COMO CONCLUSÃO
O GRANDE DERROTADO DESTAS ELEIÇÕES AUTARQUICAS NO DISTRITO FOI ÀLVARO AMARO E A SUA EQUIPE DE DIRIGENTES DO PSD DISTRITAL
As pessoas que aqui falam dos independentes não têm a minima noção da realidade. Ser independente é isso mesmo, não ter partido politico. Nunca os independentes disseram que apoiavam o PS, o PS é que quis. O PS não perdeu as eleições em Vila Nova (até porque o PSD podia dar todos os seus votos de Vila Nova e ganharia as eleições). Perdeu pela campanha vergonhosa que fez e pelo seu candidato "honesto". Tenho pena é de muitos que por ele deram a cara.
ResponderEliminarMeus caros senhores:
ResponderEliminarPara todos quantos continuam a querer ligar a lista dos INDEPENDENTES 2009, de Vila Nova de Tazem, a qualquer partido político, venho informá-los que a vossa santa ignorância prevalece em todos vós e em todos aqueles que se reveem nas vossas tristes palavras. Julgam vocês que a sabedoria permanece somente nas vossas cabecinhas de ervilha... que a política se rege somente por corruptos, intriguistas, por jogos de interesses, e afins...
não... A política também aínda se faz por Homens e Mulheres que querem o melhor pra a sua Terra, que não precisam desta porcaria para terem "cunhas", ou poderem ter um emprego, ou para usem as Juntas ou as Câmaras para que o "seu" negócio se propague...
Enfim mais nada vos digo, somente que é por pessoas como vós e aqueles que só olham para o umbigo que o nosso concelho está como está.
Parabéns para vós por isso!
Já nem sei o que vos diga...
ResponderEliminarCom Amaro vão continuar as festas, festinhas e festarolas, maior parte das quais, provavelmente, para os compinchas de Coimbra, obras de fachada e barbaridades como as da rotunda da Pulga.
Mas muitas das propostas do Armando Almeida deixaram-me a rir. Provavelmente porque a maioria das pessoas ouviu aquilo e comeu por bom.
Duas perguntas e a quem me souber responder, agradeço:
1º Parque tecnológico? Por acaso as pessoas sabem o que isso é ou o que seria necessário para levar um projecto desses avante? Onde é que temos, por exemplo, uma universidade com a qual estabelecer um protocolo para a criação de novas empresas e para escoamento de novos "encanudados"? Do outro lado do monte, a Covilhã, cuja universidade começou como um instituto politécnico em 1973, só teve um parque tecnológico em 2004. Tudo bem que hoje em dia as coisas correm mais depressa, mas não se queira dar um passo maior que a perna.
2º Parque Industrial? Deixa-me rir... A Zona Industrial transformou-se, ao longo dos anos, numa zona mais residencial do que outra coisa qualquer. As poucas empresas que há em Gouveia vão fechando aos poucos. Tirando a Coca-Cola, que apenas comprou instalações que já estavam feitas e a única construção digna de nota foi a nova fábrica metalúrgica, ao pé do Convento dos Frades. As minhas dúvidas são: como é que se constrói um parque industrial sem indústria? Se não há o interesse por parte de empresas para se fixarem em Gouveia qual seria a utilidade de um parque industrial? Mais um mamarracho para ficar ao abandono?
Pondo Álvaro Amaro num dos pratos da balança e Armando Almeida no outro, acho que as coisas ficariam mais ou menos equilibradas...
Caro Frankie,
ResponderEliminarEm relação à parte do seu comentário concordo inteiramente, Alvaro Amaro é um presidente que consegue fazer tudo ao contrário do que fizeram presidentes que conseguiram desenvolver cidades como seia, viseu, guarda e covilhã. Prefere os super eventos de fim de semana do que apostar numa politica de fixação de pessoas e criar postos de trabalho, e se fosse a um comício do Dr. Armando Almeida isso era um tema sempre falado com ideias claras para fazer de Gouveia aquilo que já foi em tempo mais antigos, e que este presidente consigui destrui.
Armando Almeida perfilava-se como o novo rosto de uma cidade que tem tudo para ser igual ás que foram anteriormente referidas. No entanto acho que a gente de Gouveia é igual ao presidente, quer festas e esses eventos. Daqui a uns anos talvez gouveia esteja deserto ? talvez? ai aqueles que votaram Alvaro Amaro tenham consciência do mal que fizeram a gouveia no entanto já será tarde de mais. O povo e Gouveia tem aquilo que merece!
Anónimo disse...
ResponderEliminarMeus caros senhores:
Para todos aqueles que continuam a ligar a lista dos INDEPENDENTES 2009, de Vila Nova de Tazem, a qualquer partido político, venho informá-los que a vossa santa ignorância prevalece em todos vós e em todos aqueles que se reveem nas vossas tristes palavras. Julgam vocês que a sabedoria permanece somente nas vossas cabecinhas de ervilha... que a política se rege somente por corruptos, intriguistas, por jogos de interesses, e afins...
não... A política também, aínda, se faz por Homens e Mulheres que querem o melhor para a sua Terra, que não precisam desta porcaria para terem "cunhas", ou poderem ter um emprego, ou para usarem as Juntas ou as Câmaras para que o "seu" negócio se propague...
Enfim mais nada vos digo, somente que é por pessoas como vós e aqueles que só olham para o umbigo que o nosso concelho está como está.
Parabéns para vós por isso!
Infelizmente para Nós outros...
isto realmente anda por aí muita ignorância.
ResponderEliminarUma mãe faz muita falta mas a 4ª classe ainda faz mal.
Então algué com dois palmos de testa iria aceitar o apoio do PS para os Independentes em Vila Nova de Tazem.
O PS nessa freguesia não tem o minimo de expressão no eleitorado e quem fazia parte da lista dos independentes sabia disso.
E fez muito bem em dar com os pés ao Armando mesmo que ele tenha feito de tudo para fazer transparecer que afinal havia um acordo.
Isto mesmo depois de o candidato dos Independentes no comicio ter feito questão de reforçar a independencia deles e dizer que se estava a borrifar para quem ganhasse na camara. o que interessava era a terra dele.
Eu estive la e ouvi isso. O aRmando a meu ver apenas se quis aproveitar da idoniedade deles e dizer que os apoiava.
isso prejudicou os independentes porque com esse apoio muitas pessoas que iriam votar independentes mudaram à ultima da hora e votaram no PSD.
O facto de votarem na continuidade, é porque estão contentes com as rotundas, com as "aventuras", com a falta de emprego, com o fecho de empresas no concelho, com a falta de iniciativas para apoio à agricultura, à pequena industria, ao ensino, ao desporto,à cultura, etc....quando assim é, nada a fazer!
ResponderEliminarMas... apesar da "chacota" de que o candidato do PS está a ser alvo por defender o queijo, o requeijão, em suma, os produtos regionais,eu sou da opinião de que a visão não é assim tão retrógada como os " grandes entendidos na matéria" querem fazer crer.
Somos um concelho cheio de potencialidades, para desenvolver um turismo rural de qualidade e não são criadas infra estructuras para tal.Fica-se pela recuperação de algumas casas que são alugadas pelos proprietários, a preços por vezes exorbitantes,nada abonativos na publicidade da região.
Há que incentivar, em colaboração com os concelhos vizinhos, a criação dos roteiros do vinho, do queijo, dos enchidos...
Tanta coisa a fazer!... e nada é feito!...à excepção das tais "festarolas" que também são necessárias, diga-se...
Por aqui só se vê mau perder!CREDO!
ResponderEliminarE cá andam constantemente com insultos, desta vez aos independentes e a Álvaro Amaro. Tenham juízo e deixem-se disto que já não adiantam mesmo nada, acalmem-se punhinhos porque os gouveenses decidiram e Álvaro Amaro vai continuar a ser vosso presidente da câmara por isso habituem-se há ideia!
Sinceramente pensavam que Armando Almeida ia ganhar?GOD!Ainda gostava de saber o que é que ele ia fazer para a câmara,queijo?campos sintéticos?vinho?
Quantos ás festas acho muito bem que se continuem a fazer muitas e quantas mais melhor, não quero viver numa terra em que é só marasmo, ovelhas e requeijão como era aqui há uns anos.
VIVA A GOUVEIA E AO NOSSO PRESIDENTE!!!!
essa de atribuir as culpas a João Amaro pela derrota de Armando Almeida é de muito mau nível...é preciso encontrar um bode espiatório dentro do próprio partido para ser responsabilizado pela derrota? Isso é tentar queimar alguém,sem tirar nem por!
ResponderEliminarE essa teoria que pretende "incapacitar" João Amaro devido a ele frequentar bares,é mesmo de uma mentalidade tacanha.
Deixem-no continuar o seu bom trabalho e não lhe deitem culpas para cima quando as não tem...
Orange Star ouves muita musica e percebes pouco de politica...
ResponderEliminarés um tipico cidadão que nao quer saber dos graves problemas que gouveia atravessa, queres e festas o resto é tinto. No entanto nesta terra só os da tua cor e que são capaz de se fixar uma vez que só para esses é que existem empregos!
Nestas eleições houve dois vencedores, os Amaros e dois vencidos, Armando Almeida e Nuno Abreu.O PS perdeu porque escolheu mal os candidatos, designadamente nas JF e AM e na CM queriam-se mais políticos e menos Dr.s e Engº.s. O Povo assim quis e o povo é sábio nas suas escolhas. Quer mais festas e festarolas, continuar a encher os bolsos do A. sardet, enfim uma Gouveia de plástico, travestida de uma "Holla" ou "Paris-Match", sem cativar investimento reprodutivo e sem apostar no nosso desenvolvimento sustentado aproveitando as nossas capacidades endógenas e sem catapultar o nosso turismo para o exterior.
ResponderEliminarO PS terá que como diz o anónimo das 21.23 de 13 de Outubro, preparar as eleições daqui a 4 anos e aí o J.Amaro terá uma palavra a dizer, perfilando-se como um sério adversário de J. Lourenço, Carlos Peixoto ou qualquer outro. Assim o queira a "brigada do reumático", a não ser que apareça um qualquer D. Sebastião.
O Nuno Abreu é outro derrotado porque a CDU perdeu muitos votos e está na cara que os comunistas estão-se a marimbar para os seus candidatos, pois continuaram a votar em A. Amaro, veja-se o caso do cidadão Ilídio Lopes e dos candidatos à A.F de Mangualde da Serra em que a CDU apenas teve um voto. Todos os outros seus candidatos votaram na sua opunente do PSD.
Cumprimentos.