"Mas a verdade é que o vencedor é aquele que mais votos tiver e não é aquele que fica em segundo, terceiro ou quarto."
Decidi começar este post, com uma das frases que escrevi no post "prognósticos? só no fim do jogo!". E depois desta noite não restou qualquer margem para a existência de duvidas. Paulo Rangel e o PSD foram os grandes vencedores. Porque em democracia, ganhar e perder faz parte das regras, felicito o PSD e o seu cabeça de lista, sentimento este que alargo a todos os militantes e simpatizantes do PSD.
Mas em eleições, não existem só vencedores, facto este que tentaram esconder nos discursos da noite. O PS foi o grande derrotado. Também aqui, não há qualquer duvida. Mas mais do que explorar os motivos da derrota do PS (teremos tempo suficiente para o fazer), importa realçar o seguinte pormenor: José Socrates terá que mudar de postura e de politica. Não digo que tenha de mudar tudo, longe disso, mas terá de mudar alguma coisa, sob pena de cair sobre ele este mundo e o outro, pela segunda vez consecutiva.
Estas eleições estiveram envolvidas num cenário nunca antes visto, no que toca às sondagens. E aqui, existiram dois visados: o CDS e o PS, sendo que o primeiro foi por defeito e o segundo por excesso. Sim porque o CDS foi dado como "morto" e eu, induzido em erro, falei na ilusão da eleição do 3º deputado. A realidade mostrou o contrário. Por seu lado, ao PS foi dada uma vitória, envolvida num empate técnico. Um Partido controlar uma sondagem, não duvido. Agora, existir a manipulação de diversas sondagens, elaboradas por diferentes empresas, é que já não acredito. Recuso-me a acreditar em tal possibilidade! Mas as ditas empresas ficarão irremediavelmente coladas a uma prestação vergonhosa, existindo mesmo, no caso do CDS, uma autêntica perseguição. Isto não é aceitável!
Uma palavra ao Bloco de Esquerda, é justa. A sua prestação nestas eleições foi brilhante. Conseguiram a eleição do 3º deputado, sendo que este foi o acto eleitoral onde obtiveram o maior número de votos de sempre. O BE cresce a olhos vistos, resta saber se Socrates conseguirá travar esse crescimento ou se por outro lado, se irá aproveitar dele numa hipotética coligação.
Paulo Rangel ficará para a história como "O" vencedor destas eleições. Foi ele que as ganhou, disso não tenho a mínima duvida. Graças ao facto de poucos acreditarem na sua vitória, as figuras do seu Partido abandonaram-no à sua sorte, e já nem me refiro ao filme da sua nomeação.. Percorreu o País sem o PSD, mas teve a importante ajuda da JSD. Hoje, pelas 20:00 horas, a sede do PSD estava vazia. Depois de saírem as primeiras projecções, eis que os tais "nomes", correram para junto das câmaras de tv. Frases como "sempre acreditei na vitória", foram as mais ouvidas. Foi preciso ter lata.
______________
PS 1- O esquema dos resultados foi retirado da edição online do semanário SOL.PS 2 - Veja os resultados eleitorais no Concelho de Gouveia
AQUI.