domingo, 31 de maio de 2009

Venha daí um empurrão!

Hoje em dia, torna-se cada vez mais complicado encontrar jovens, ou menos jovens, que não tenham problemas em se assumirem politicamente. Na politica local, as pessoas vão atrás de nomes e não de partidos. No que toca à politica nacional, já não é assim. A ideologia já funciona em pleno, sendo que os indecisos oscilam mediante o desempenho de cada partido.
Cada um de nós pode e deve dizer o que pensa. É realmente importante dar a conhecer o nosso ponto de vista.
Os blogues, são uma ferramenta essencial, sendo por isso utilizada por milhares de pessoas. Veja-se o caso que a imagem retrata. Um conjunto de pessoas, militantes no caso, criaram um blogue para apoiar Paulo Rangel. Este método também já tinha sido utilizado para apoiar Cavaco Silva. Já aqui tinha tido oportunidade de falar sobre a utilização das novas tecnologias como meio de chegar às populações. Se acreditamos devemos mostrar o porquê de acreditarmos!

É a Democracia a funcionar e ainda bem que assim é.

Não andará ele a brincar?

Nuno Melo, cabeça de lista do CDS-PP às Eleições Europeias, tem andado sempre acompanhado por Paulo Portas nesta campanha.
Entendo que é absolutamente normal, os responsáveis máximos dos Partidos, acompanharem os candidatos ao Parlamento Europeu. Acontece no PS com Sócrates e Vital, acontece na CDU com Jerónimo e Ilda, acontece no Bloco com Louça e Portas e acontece no CDS com P. Portas e Nuno Melo. O PSD, um pouco a medo, aposta exclusivamente no seu candidato, escondendo ao máximo Ferreira Leite. Como eu compreendo o Dr. Rangel.

O resultado das últimas sondagens, mostram que a aparição dos líderes Partidários junto dos candidatos, influenciaram aas sondagens. O PS aumentou a vantagem sobre o PSD, o BE consolidou o 3º lugar, a CDU manteve-se, deixando a alguma distância o CDS.

E é aqui que algo não bate certo. Nuno Melo apelou hoje, numa acção de campanha, à eleição do 3º eurodeputado do Partido, que no caso é Teresa Caeiro.
O outdoor que acompanha este post, refere que eles (CDS), não andam a brincar. De acordo com as duas últimas sondagens, o CDS ou elege um à tangente ou então não elege nenhum.

Não andará ele [Nuno Melo] a brincar?

Dia de festa no Jamor

Hoje é dia de festa no Estádio Nacional do Jamor. A final da Taça de Portugal é o mote para mais uma romaria de milhares e milhares de adeptos do Futebol. Este ano, são os adeptos do Porto e do Paços de Ferreira que ali se vão encontrar.
Mais do que assinalar o jogo de futebol propriamente dito, o dia de hoje mostra o que de melhor tem o futebol. As imagens que todos vimos nos telejornais, retrataram famílias e amigos a almoçarem e a conviverem na mata que envolve o Estádio. Isto só acontece na Final da Taça. É pois, independentemente dos intervenientes, um dia especial para o Futebol Português.

No final, que ganhe o melhor.

sábado, 30 de maio de 2009

O prometido foi cumprido Sr. Engenheiro!



Passados 20 anos, passados muitos governos e respectivos Primeiros Ministros, eis que se pode afirmar, o prometido foi cumprido Sr. Engenheiro José Sócrates. Boa notícia para o Distrito da Guarda.

Vai um globo de ouro?

Há muito tempo que não colocava aqui na Ribeira, vídeos de skecths de humor fantásticos, interpretados, desta feita, pelos Contemporâneos.
Só para situar o tema abordado, o acto Nuno Lopes, que também faz parte dos Contemporâneos, foi nomeado para ganhar um globo de ouro, na categoria de melhor actor de cinema.



Nuno Lopes foi o vencedor do globo de ouro e, durante a cerimónia, decidiu oferece-lo ao seu grande professor, António Feio. É do conhecimento geral que António Feio tem um cancro do pâncreas, sendo que Nuno Lopes fez questão de afirmar que, a oferta, não era por ele estar doente.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Números relevantes

Hoje, foi me dado a conhecer os números da última sondagem respeitante às eleições europeias.
Elaborada pela SIC, Rádio Renascença e pelo Expresso, os números apresentados indicam um crescente distanciamento entre o PS e o PSD.
Assim sendo, o PS surge com 35,5% (9 deputados), o PSD com 32,5% (8 deputados), CDU com 9,2% (2 deputados), BE com 8,8% (2 deputados) e finalmente, o CDS com 6,5%(1 deputado).
O tempo, vai demonstrando que o PS cresce, e que os últimos números do BE, eram algo exagerados.
Contudo, o empate técnico de outros tempos, ficou desfeito com esta sondagem.

Aqui na Ribeira, como tinha prometido, coloquei uma sondagem referente aos intervenientes destas eleições. Resta saber se, a vontade da blogosfera Gouveense, vai no sentido da vontade nacional.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Bom começo de Armando Almeida!

Nem só de Eleições Europeias, politicamente falando, vive Gouveia e o seu Concelho. Depois do "tormento” que foi a fase das apresentações dos candidatos, eis que entramos numa nova etapa que só termina em Outubro.
O Partido que foi, na altura, acusado de estar sem candidatos, sem propostas e sem imaginação, foi o primeiro a sair à rua, foi o primeiro a ir ao encontro dos Gouveenses.
A imagem que vos apresento, mostra a primeira página da revista com que a candidatura do Partido Socialista de Gouveia e de Armando Almeida decidiu começar a corrida à Câmara de Gouveia.
Cada um de nós recebeu ou receberá, um exemplar semelhante em casa. Aí, poderão analisar um conjunto de propostas.
Deixo, para um próximo post, uma análise mais aprofundada das propostas de Armando Almeida. Posteriormente e em tempo oportuno, terei oportunidade de efectuar as devidas comparações das propostas dos diferentes candidatos.
Por agora, Armando Almeida prova que entrou nesta corrida para ganhar, mostrando com tempo, as suas propostas, os seus projectos e politicas para os próximos 4 anos.

Começou bem Armando Almeida!

Falsa Final. Justo Vencedor.

A final da Liga dos Campeões ficou definitivamente marcada por dois motivos: em primeiro lugar, pela maneira escandalosa com que o Barcelona carimbou a sua presença em Roma; em segundo lugar, o tão esperado duelo entre Cristiano Ronaldo e Messi.
O duelo entre Messi e Ronaldo nunca deveria ter acontecido, pelo menos nesta final da Liga dos Campeões. O Barcelona, ultrapassou o Chelsea graças a um desempenho vergonhoso do árbitro da partida. Foram, pelo menos, uma mão cheia de grandes penalidades que ficaram por marcar contra o Barcelona. É por tudo isto que a final de ontem, foi uma FALSA final.

Mas, dado que à final chegou a equipa de Ronaldo e de Messi, devemos analisar essa partida. O Barcelona é campeão da Europa fruto de um desempenho fantástico na noite de ontem. O Manchester apenas jogou 8 minutos e depois disso só deu Barça.

Foi um JUSTO vencedor do jogo… não da liga dos campeões.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Europeias no Distrito

Antes de iniciar o tema de hoje, gostaria de tecer alguns comentários em relação a uma noticia que hoje veio a publico e que eu, aqui na Ribeira, já tive oportunidade de falar sobre o tema.
No post "Dias (difíceis)Loureiro", referi que as declarações de Oliveira e Costa no Parlamento, iriam levar ao único desfecho possível para Dias Loureiro. Dito e feito. Dias Loureiro entregou hoje ao Presidente da Republica o seu pedido de demissão do Conselho de Estado, tendo sido aceite por Cavaco. Com esta posição, sai a ganhar o sistema politico.

As Europeias no nosso Distrito estão quase a acabar, dado que já quase todos os candidatos nos visitaram. Hoje foi a vez de Vital Moreira visitar o nosso Distrito, mais propriamente a Cidade de Seia, de Celorico da Beira e da Guarda, três bastiões Socialistas.
Um dos temas abordados na Comunicação Social, foi o facto de Vital se encontrar sempre rodeado do aparelho socialista. Quanto a mim, é completamente normal ou não fosse Vital Moreira o candidato do PS.

Espero que nestes últimos dias de campanha, as propostas finalmente apareçam e que se deixem de trocas de acusações sem fundamento e completamente descontextualizadas destas eleições.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Terá pernas para andar?

No último post tive oportunidade de mostrar o alargamento do projecto e-Escola para o ensino Superior. Este alargamento vai dar oportunidade aos jovens menos jovens de adquirirem um PC a preços mais simpáticos.
É esta visão sobre a juventude que se pretende: vamos dar ao futuro deste País ferramentas úteis para que eles possam desempenhar melhor a sua função. A Responsabilização deveria estar na agenda dos “seniores”, mas não sei até que ponto estará a ser planeada.
Contudo, hoje assisti a uma proposta de Miguel Portas, cabeça de lista ao Parlamento Europeu pelo BE, que vai no sentido da responsabilização da juventude e, quem sabe, trazer mais jovens à política.
Miguel Portas perguntou, e bem “se aos 16 anos um jovem já tem idade para trabalhar por que não há-de ter idade para votar?”. Aproveitou o momento para desvalorizar o argumento do “é muito novo e pode não saber”. “E os adultos, sabem?”
Dar a oportunidade aos jovens de votarem a partir dos 16 anos poderia ser um excelente sinal da classe política no que toca à aproximação dos jovens ao sistema político.
Feita uma primeira análise, não encontro nenhum problema em um jovem de 16 anos votar.

Mas, ainda assim, terão de ser equacionados os prós e os contras desta medida, sob pena de os contras serem, inevitavelmente, superiores.

e - Universidade

"De acordo com um comunicado do Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, alunos e docentes poderão comprar um computador com software específico recorrendo a crédito sem fiador, proporcionado para já pelo Santander-Totta, estando aberta a participação a outros bancos.
O custo total da máquina é de 610 euros, que podem ser pagos na totalidade no acto de entrega, em 36 prestações de 15 euros (entrada de 110 euros) ou em 24 prestações de 25 euros (entrada de 50). "

O que acabaram de ler foi parte de uma noticia que se encontra na edição online do jornal Sol. Chegou, assim, a oportunidade de a comunidade universitária poder comprar um computador a preços mais reduzidos.

Chamem-lhe eleitoralismo ou apliquem os adjectivos que entenderem. Eu chamo a isto uma excelente noticia.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Dias (difíceis!) Loureiro

“Receberam milhões em prémios e regalias pagos em paraísos fiscais e agora estão todos "cegos, surdos e mudos". Oliveira e Costa tem esta linha de defesa e de contraditório para apresentar amanhã, na Assembleia da República, contra os seus antigos colaboradores, particularmente Luís Caprichoso e Dias Loureiro, entre outros.”
Esta é a noticia exclusiva que o Correio da Manhã disponibiliza na sua edição online, tendo como manchete “Oliveira e Costa revela milhões que pagou”.

A convite da Comissão de Inquérito Parlamentar ao caso BPN, Oliveira e Costa estará amanhã na AR, sendo que desta vez ele irá falar sobre os meandros do grandioso caso de corrupção, do qual ele é figura de cartaz.

Como poderam constatar na noticia do CM, o nome de Dias Loureiro será definitivamente envolvido neste processo.



Dias Loureiro é neste momento Conselheiro de Estado indicado pelo Presidente da Republica e a confirmarem-se estas noticias, a sua margem de manobra será muito reduzida.

Com Oliveira e Costa a colocar a "boca no trombone", apenas se esperará de Dias Loureiro que se afaste, definitivamente, de Cavaco Silva e se demita do Conselho de Estado.

domingo, 24 de maio de 2009

Paulo Rangel em Gouveia

Paulo Rangel esteve esta manhã no Concelho de Gouveia. Aproveitou a iniciativa internacional Gouveia Summer Camp que se realizava no Parque Srª. dos Verdes, para mais uma acção de campanha.
Considero a presença dos cabeças de lista às eleições Nacionais/Europeias em Gouveia, ou no seu Concelho, positivas. Não pelo que os candidatos dizem, mas sim pelo "batalhão" de jornalistas que cobrem as eleições. Neste sentido, Gouveia teve o seu momento de destaque.

Ouvi as declarações dos intervenientes desta visita na rádio e acentuou-se a convicção que tinha, de que Paulo Rangel não sabe distinguir o cargo de Presidente do Grupo Parlamentar do PSD de cabeça de lista às Eleições Europeias, senão vejamos: as declarações que mereceram destaque pela comunicação social foram "Paulo Rangel promete interpelar o primeiro-ministro todos os dias durante a campanha". Isto tudo porque o PM não fará durante o período de campanha eleitoral, qualquer debate parlamentar com a oposição. Paulo Rangel bate nesta tecla mesmo depois deste assunto ter sido aceite em conferência de líderes parlamentares.

Mas isto, em minha opinião, reflecte a campanha pouco exigente e pouco ambiciosa a que o PSD se propôs.
O PSD e Paulo Rangel têm baseado a sua campanha, única e exclusivamente, na contra resposta ao PS. As declarações de hoje de Vital Moreira e de José Socrates serão, seguramente, o tema principal do discurso de amanhã da campanha laranja.

E assim, onde estão as propostas?

Faltou o ar puro da Serra!

Ontem, o desfecho do campeonato nacional da 1ª liga, ditou a sentença mais dura a um clube que é particularmente querido a Gouveia, o Belenenses.
Após a derrota no Estádio da Luz, a equipa comandada por Rui Jorge não conseguiu evitar a despromoção ao escalão inferior.
O azul de Belém que dava cor às ruas Gouveenses no tempo do Mister Victor Oliveira e de Marinho Perez, acentua a tristeza de ver o Belenenses cair à 2ª liga. Depois dos vários anos de estágio na nossa Cidade, o Belenenses fazia grandes campeonatos, lutando até pelos lugar que davam acesso às competições europeias.
Neste momento, mais do que pensar na descida, é importante pensar na estratégia da subida.

Terá, este ano, faltado o ar puro de Gouveia?

sábado, 23 de maio de 2009

ATÉ QUE ENFIM !!!

Este fim de semana caminhava para ser mais um, no meio de tantos, calmo, sem nenhum motivo aparente de felicidade extraordinária. Como sempre, pelas 20:00 horas, vejo os noticiários de todos os canais, ou parte deles, mas confesso ter uma maior atenção à sexta feira.
E ainda bem que mantive este hábito. Ontem, aconteceu aquilo que eu desejava que acontecesse há muito tempo. Até que enfim que alguém colocou a Manuela Moura Guedes na ordem.
Marinho Pinto, Bastonário da Ordem dos Advogados, teve, na minha opinião, um comportamento exemplar, e disse tudo aquilo que eu sonhava dizer.

De Gouveia, um grande abraço ao Sr. Bastonário.



____________________
PS- É vergonhosa a maneira como a comunicação social tratou esta situação. Eles protegem-se mesmo, uns aos outros. Caso tivesse sido MMG a arrasar MP, seguramente que a cobertura era maior. Tanto quanto conheço, excepção seja feita ao jornal SOL.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

A alegre vida de Alegre

Desde que Socrates assumiu os destinos do PS, Manuel Alegre ganhou ainda mais visibilidade devido à oposição interna que ele proporcionava.
O ponto alto surgiu nas eleições Presidenciais, nas quais Alegre se candidatou sem o apoio de nenhum Partido, ficando mesmo à frente de Mário Soares, candidato de José Socrates.
O milhão de votos que conquistou fez com que, na minha opinião, Alegre cometesse diversos erros, sendo que o mais grave de todos foi o apoio, embora que escondido, a muitas acções do Bloco de Esquerda. Atrevo-me a dizer que Alegre é um dos grandes responsáveis pela subida do BE nas sondagens.
Feito isto, Alegre esclareceu definitivamente a sua posição: não sai do PS logo não cria nenhum Partido (para mal de muitos) e mantêm a oposição interna a José Socrates, não se candidatando a deputado.
Para isto ter acontecido, só vejo uma explicação: Alegre será o próximo candidato a Presidente da Republica com o apoio do PS. Ou então Alegre apercebeu-se que estava a ser usado pelo BE e disse basta!
Contudo, Alegre sai das listas mas não saem as suas ideias. José Socrates irá colocar diversos “alegristas” nas listas de deputados. É como quem diz, “eu não vou, mas tens de lá meter os meus”.
É isto que eu não compreendo em Alegre. Andou tanto tempo a “bater” no seu PS, para agora ficar tudo assim? Concretizou o seu grande objectivo: ser o candidato a PR.

Enquanto Alegre vai a ‘banhos’, os seus apoiantes farão o seu trabalho na AR.

Terá Alegre uma vida alegre para conseguir chegar a Belém?

quinta-feira, 21 de maio de 2009

A Europa é mesmo... VITAL!

Vital Moreira e o PS vão começar a sua ronda de comícios, inseridos na campanha eleitoral das Eleições Europeias, em Coimbra. O comício “inaugural” irá decorrer este Sábado, dia 23 de Maio, pelas 19 horas no Pavilhão do União de Coimbra à Solum e contará com a presença de dois pesos pesados da Península Ibérica: José Luís Zapatero, Primeiro-ministro Espanhol, e José Sócrates, Primeiro-ministro Português.

O PS quer mostrar, com a presença de Zapatero, que as Eleições Europeias em Portugal, são muito mais do que eleger os 22 deputados ao Parlamento Europeu. Hoje mais do que nunca, precisamos de uma Europa forte e coesa, para conseguirmos resistir e superar da melhor maneira as adversidades.

Também numa iniciativa de pré-campanha da JS, Vital Moreira ajudou na colagem de um outdoor numa rotunda de Coimbra, conforme mostra a fotografia retirada da edição online do Jornal Sol. Para ele, «os jovens têm claramente uma consciência mais elevada que a generalidade da população sobre a importância e relevância da Europa».
Espelhando uma grande importância nos jovens, Vital disse serem os jovens os mais interessados no «próprio programa Erasmus, para o facto de o emprego para os jovens depender essencialmente da União, da Estratégia de Lisboa, do investimento numa economia baseada no saber, inovação e habilitações qualificadas. Se alguém cujo futuro depende essencialmente da Europa são os jovens e em particular os universitários»

E porque a Europa é Vital, passe o trocadilho, é útil estarmos atentos nesta fase, às propostas dos nossos candidatos.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

O inicio do fim!


A oposição política, como o próprio nome indica, tem por objectivo opor-se ao poder e mostrar, através dos argumentos, alternativas credíveis.
Neste momento, em Portugal, tudo é pretexto para falar mal do Governo e do Primeiro Ministro. A oposição parlamentar e todos os movimentos e partidos que não têm assento parlamentar começaram, através das Eleições Europeias, a traçar o grande objectivo deste ano eleitoral: tirar a maioria absoluta ao PS.

Do CDS ao BE, todos, sem excepção, esqueceram as politicas europeias e centram-se, em plena discussão destas eleições, nos assuntos nacionais. Paulo Rangel e Manuela Ferreira Leite são os rostos desta política do bota-abaixo, do pessimismo, em suma, é o regresso do discurso da tanga.

A par da apresentação da candidatura de Rui Rio a um 3º mandato na Câmara do Porto, Manuela Ferreira Leite disse “que já não acredita em nenhum anúncio ou proposta apresentado pelo Governo porque a sua credibilidade "é muito baixa". "Já só acredito no que vejo, ao que se anuncia dou pouco crédito".
Começou a enveredar pelo discurso mais fácil, discurso esse oco, ou seja, sem conteúdo algum.
Depois de se lerem estas declarações, ficamos todos com a sensação de que no Governo ninguém trabalha, que estes 4 anos foram um desastre, etc, etc.

A notícia do dia foi, sem margem para dúvidas o facto de Portugal ter subido 3 posições no ranking de competitividade.

“Portugal subiu três lugares em relação ao ano passado no ranking da universidade suíça Institute for Managment Development (IMD), passando a ser o mais competitivo dos países do sul da Europa e ocupando a 34ª posição em 57 países. Portugal ultrapassou a Espanha, pela primeira vez desde 2005, a Itália e a Grécia, segundo os dados do IMD, no World Competitiveness Yearbook 2009, divulgados pelo gabinete do Plano Tecnológico.”

Não sei qual foi a reacção da Drª. Manuela Ferreira Leite a esta excelente noticia mas, se tivermos em conta as últimas declarações, seguramente que a vai considerar pouco credível.

Com o passar do tempo, a Drª Ferreira Leite caminha para um beco sem saída... É o inicio do seu fim político!

terça-feira, 19 de maio de 2009

O problema dos problemas...

Já aqui tive oportunidade de falar sobre a empresa Águas do Zêzere e Côa e da consequente privatização da água.
Critiquei, em tempos, a maneira como este dossier foi tratado por parte da Câmara de Gouveia, escolhendo a saída mais fácil para o problema da falta (pontual) de água em algumas zonas do Concelho.
Não mudei de opinião e penso que o meu péssimismo era (é!) mais do que justo.
Disse na altura que a privatização deste bem precioso iria ser catastrófico para as carteiras das pessoas, muito particularmente dos Gouveenses.
Pois bem, li hoje no diário as Beiras declarações do Presidente da Associação de Municipios da Cova da Beira que nos mostram, sem surpresa, a situação negra que a privatização da água irá trazer. Disse "que novas tarifas de água, que as autarquias terão que cobrar aos munícipes, vão ser quatro vezes mais elevadas do que em Lisboa e no Porto." Gouveia não será, seguramente, excepção.

O problema dos problemas é que eles só surgem depois de tomarmos decisões que não foram as mais correctas.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Será que merece voltar a ensinar?



Maus profissionais existem em todas as áreas, mas este exemplo é gritante. Apenas salientar que esta senhora estava a falar para alunos de 12/13 anos. Tantos anos de formação para nada!
Faço votos para que a suspenção passe a expulsão.

Será que merece voltar a ensinar?

Sinal Positivo!

Encerrada que está a votação que coloquei aqui no Ribeira Ajax, cabe-me dar o devido destaque à tendência de voto registada.
A pergunta "Está a pensar votar nas eleições europeias" obteve a seguinte votação: SIM - 35 ; NÃO - 6, num total de 41 votos.
É por demais evidente que estamos perante uma amostra muito reduzida, não sendo por isso possivel afirmar incondicionalmente que a tendência mostrada seja a mesma que se verificará a 7 de Junho no Concelho de Gouveia.
É certo que as pessoas que visitam regularmente a blogosfera Gouveense, demonstram um interesse superior à (infelizmente!) maioria da população activa.
Deste modo, é sem surpresa que olho para estes resultados, muito graças à qualidade de comentários que, através de um conhecimento da realidade, por aqui vão aparecendo.
Quando entrarmos na derradeira semana que irá anteceder o acto eleitoral, irei, aqui no Ribeira Ajax, recolher a tendência de voto, numa votação que irá ter como respostas, os nomes dos candidatos ou os slogans das diferentes campanhas.

Por agora, ficamos com este sinal positivo!

domingo, 17 de maio de 2009

A calma do costume

As Eleições Europeias de 2009, marcadas para 7 de Junho, estão a entrar na fase "critica". A campanha eleitoral fará com que os partidos e movimentos envolvidos neste acto eleitoral, intensifiquem o contacto com as populações, fazendo para isso milhares de quilómetros a percorrer o Continente e as Ilhas.
Será a partir deste momento que os intervenientes tentarão melhorar o resultado proveniente das sondagens populacionais.
Utilizando os resultados da última sondagem conhecida, nota positiva para o Bloco de Esquerda que pela primeira vez na sua "curta" história, ultrapassou a marca dos dois digitos.
Com o aproximar das eleições, irei ter oportunidade de partilhar os acontecimentos desta campanha, que até ver, se encontra (como sempre) muito calma.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

O direito dos animais!

Ontem, depois do Jornal da Noite da SIC, o programa Aqui e Agora apresentado pelo Jornalista Rodrigo Guedes de Cravalho, debruçou-se sobre os direitos dos animais.
Não assiti na integra, mas do que pouco que vi retive vários assuntos que geraram mais discussão: a caça desportiva, touradas e o estado dos canis.
Estavam presentes neste debate pessoas com diferentes pontos de vista, sejam de associações animais, caçadores, técnicas do governo para esta área, etc, etc.
Falou-se muito no abandono dos animais e dos seus motivos, sendo que colocaram as culpas nas pessoas que vão de férias e também nos caçadores.
Não me cabe a mim atribuir culpas, mas eu não consigo compreender que uma pessoa goste do seu animal durante 11 meses do ano e no mês de junho, julho ou agosto, deixem de gostar dele e o abandonem. Enfim!

Abandonar os animais leva-nos para outro problema, o da qualidade dos canis em Portugal. Transpondo este problema para Gouveia, li no site da Junta de Freguesia de S. Pedro (aqui), que o Presidente da Junta, João Amaro, em reunião da Assembleia Municipal considerou que o actual canil "já não reune condições de higiene e sanitárias para albergar os animais", "defendendo a construção de uma nova unidade, noutro local, dotada de todas as modernas valências para este tipo de infraestrutura."

Os direitos dos animais não são uma questão politica.
São uma questão de cidadania.
__________
PS- Fotografia retirada do site da J.F. S.Pedro.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Uma viagem turbulenta

Ainda não aconteceu e a primeira visita oficial do Primeiro Ministro à Madeira, já está a dar que falar. Socrates visita o Arquipélago com o objectivo de entregar os primeiros Magalhães a crianças Madeirenses e ainda para reunir com diversos empresários locais.
Cavaco Silva, antecipando alguma contestação exagerada, apelou aos responsáveis Madeirenses para que Socrates fosse recebido com calma. Por sua vez, Alberto João Jardim disse que iria receber o PM de "braços abertos".
Ficamos todos surpreendidos com estas declarações só que de surpreendente não têm nada, porque Jardim delegou noutras pessoas o 'estalhardaço' que lhe é caracteristico. Segundo o Publico, "O vice-presidente da bancada do PSD madeirense, Jorge Moreira, atacou esta manhã, no parlamento regional, o primeiro-ministro José Sócrates, atribuindo-lhe os epítetos de “mentiroso” e “caixeiro viajante”." Disse ainda que “como cidadão apraz-me desejar-lhe um retorno ao país rectangular que construiu nos quatro anos em que governa”. Jaime Ramos, Lider da bancada, de forma gratuita, desvalorizou a presença da terceira figura do Estado Português no Arquipélago.

Avizinha-se uma viagem turbulenta...
___________
PS- Fotografia retirada da edição online do Publico.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Debate igual a si mesmo...

Decorreu hoje mais um debate quinzenal na Assembleia da Republica, que colocou frente-a-frente, José Socrates com toda a oposição. O titulo que dou a este post, tem como objectivo mostrar as relações e as discussões que ali se vêem. Todos, sem excepção, trocam por vezes acusações gratuitas, chegando mesmo a roçar o ridiculo. Por vezes, fico sem saber se aquilo que na maioria das vezes ouço no rádio, é oriundo da Assembleia da Republica ou de um qualquer programa cómico, do tipo do Bruno Nogueira.
Feita esta análise ligeira de comportamento dos nossos representantes, quero aqui deixar e realçar a importância de medidas que ali foram anunciadas pelo Governo.
No meio de assuntos mais picantes como foi o caso do Bairro da Bela Vista ou o eterno Freeport, o Primeiro Ministro anunciou a firme intenção de compra da companhia de seguros de crédito à exportação Cosec.
Esta medida era solicitada pelas associações empresariais, por não conseguirem ultrapassar os grandes entraves colocados pelas seguradoras do crédito à exportação para avalizarem certas vendas. A oposição, fazendo o seu papel, não reconheceu na integra esta proposta, mas também fica claro pela sua reacção, que não é contra ela.
Outra medida anunciada pelo Governo foi a abertura de duas linhas de crédito do valor de 200 milhões de euros cada. Uma delas tem em vista o apoio às micro e pequenas empresas, cobrando uma taxa de juro igual à Euribor menos 0,25% e terá o prazo de três anos. A segunda linha de crédito destinada às empresas exportadoras, o Estado irá cobrar uma taxa igual à Euribor mais 1%, cobrindo deste modo, 50% do risco.
É essencial a existência destas medidas, mas nós só conseguimos realmente vislumbrar a sua importância no momento em que aqueles que irão usufruir destas medidas, demonstram a sua satisfação.

Mas até num momento em que surgiram boas noticias, é preciso não cometer erros do passado, ou seja, estas medidas têm de ser aplicadas já.

O País de Sua Majestade!

Nos últimos dias, os Portugueses poderam recordar os (infelizes e dramáticos!) casos de crianças desaparecidas em Portugal. O programa de televisão que trouxe à baila este assunto, centrou-se nas crianças que nunca foram encontradas, estando sempre a Maddie em primeiro plano.
Todos nós, fomos abusivamente "bombardeados" com inúmeros directos da Praia da Luz, quase sempre com as chamadas não noticias. Considero como sempre considerei que foi absolutamente incrivel a atenção que a comunicação social deu a este caso. Não porque Maddie seja secundária, mas sim pela falta de atenção que dezenas de crianças Portuguesas estiveram e estão sujeitas. Naquele programa, estava presente uma mãe que perdeu o seu filho há 20 anos atrás. Quem ouviu falar dele?
Estou plenamente convencido que no caso Maddie, existiram pressões Inglesas. Todo o aparato foi simplesmente gerado porque a criança era Inglesa.
Após meses de investigação, a nossa policia judiciária não chegou a nenhuma conclusão mas ainda assim, existem pessoas, como é o caso de Gonçalo Amaral que à altura era o inspector da PJ responsável pelas investigações, que afirmam serem os Pais os responsáveis pelo desaparecimento da criança. Num País em que se fala constantemente de pressões, rapidamente se esqueceram das pressões Inglesas neste caso, que existiram pelo simples facto do Sr. McCann ser próximo do Primeiro Ministro Britânico. Como se não fosse suficiente, os jornais Ingleses, passarm um verdadeiro atestado de incompetência à nossa policia. A guerra foi aberta, embora que discreta, entre Portugal e Inglaterra.

Um dia, numa conversa de café, fizeram uma associação simplesmente curiosa. Poderá ter o caso Freeport alguma ligação ao caso Maddie? Se bem se lembram, foi a policia Inglesa que envolveu o Primeiro Ministro Português nesse caso. Eu disse Primeiro Ministro Português e não José Socrates.
Poderá ser pura especulação, mas não deixa de ser um raciocínio muito curioso.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

O sonho que comanda a vida!

Todos os dias somos surpreendidos por histórias da vida real, que por vezes são verdadeiros exemplos de vida, aos quais não podemos ficar indiferentes. Quero aqui trazer a história de uma senhora que tinha um sonho. Porventura, muitos de vós já a conhecem. Susan Boyle de 47 anos, natural de uma pequena Cidade da Escócia, tinha o sonho de ser cantora profissional. Com este seu sonho sempre presente, Susan concorreu a um programa de música que decorria em Glasgow, que tinha como principal objectivo, "caçar talentos".
Minutos antes de entrar em palco, Susan, como qualquer concorrente, estava naturalmente nervosa por saber que teria de mostrar todas as suas capaciadades perante um júri e uma plateia repleta de gente.
Seguramente uma das pessoas mais velhas a concorrer, Susan apresentou-se em palco com um vestido 'pouco próprio' para as mentalidades citadinas que logo começaram a 'gozar' com a presença tão pomposa mas desadequada aos olhos deles. Acredito que, conhecendo eu a realidade dos meios pequenos que se encontram longe dos grandes Centros de desenvolvimento como conheço, Susan se apresentou ao programa com o seu melhor vestido, mostrando deste modo 'brio' e alguma vaidade nela própria. Incompreensivelmente, foi recebida com sorrisos maldosos por parte do publico e do próprio júri. Foi alvo de uma avaliação de personalidade errada, pensando todos aqueles que viram ali aquela 'pobre criatura', que se tratava de um excelente motivo de gozo. Foram todos preconceituosos, mas Susan, ingenuamente bem disposta, nunca se esqueceu do seu grande sonho: ser uma cantora profissional!
Mal começou a cantar, a reacção foi unânime: aqueles maldosos e ignorantes ficaram de boca aberta perante tamanho brilho que saía da boca de Susan. Ela cantou e encantou todos... foi definitivamente uma brilhante actuação, que originou uma reacção inesperada de um elemento do júri que se levantou a meio da actuação para a aplaudir enérgicamente!
No final, foi alvo da admiração e do respeito de todos. Todos, sem excepção deram a mão à palmatória ao reconhecer que estavam perante um fenómeno. Nos dias seguintes, Susan percorreu o mundo através dos espaços de noticias das televisões e jornais. Foi, absolutamente, uma prova exemplar de vida, da qual todos nós deveremos retirar as verdadeiras ilações.

Este exemplo, serve para mostrar que o preconceito e os julgamentos precipitados não nos levam a lado nenhum. É importante que o utilizem sempre que estiverem prestes a cometer esse erro.

Porque o sonho comanda e irá comandar sempre a vida!
____________
PS 1- Neste ano de eleições, em que nomes novos irão surgir, não cometam o erro de fazer julgamentos precipitados. Será mais prudente esperar pelas propostas e projectos. Depois disso sim, façam os 'juízos de valor' que entenderem.
PS 2 - Vejam aqui, a actuação de Susan.

domingo, 10 de maio de 2009

Sondagem - Eleições Europeias

Entrámos no derradeiro mês que antecede as eleições europeias. Um dos grandes problemas destas eleições é a fraca adesão dos Portugueses às urnas. Muitos serão os factores que levam a este desfecho, mas ainda assim e após o pedido do Presidente Cavaco Silva, quero acreditar que a abstenção não será tão grande quanto isso.
Os candidatos já são conhecidos, as linhas gerais com que cada um se apresenta a eleições também, faltando agora o contacto com as populações. A campanha eleitoral deverá arrancar depois do dia 20 de Maio. Depois deste dia, cada um de nós irá ficar mais esclarecido e pronto a escolher o candidato e o projecto que mais nos cativou.
É neste sentido que aproveito o aproximar do inicio da campanha eleitoral, para perguntar : ESTÁ A PENSAR VOTAR NAS ELEIÇÕES EUROPEIAS?
Não sabendo qual o número de votos que esta pergunta irá obter e muito menos qual o resultado final, o objectivo é ficar-se com a ideia da vontade da blogosfera Gouveense.

sábado, 9 de maio de 2009

Situação rara e... engraçada!

Um jogo de futebol para acontecer, necessita de duas equipas que joguem à bola e de uma equipa de arbitragem. Treinadores, suplentes, massagistas, directores ao jogo, são intervenientes de uma partida de futebol.
Uma das coisas que me dá prazer ver, é a festa das claques, das grandes claques bem organizadas que têm como grande objectivo apoiar a sua equipa e ajudá-la a ganhar.
Mas nem tudo o que parece é... quando vir um grupo organizado numa bancada de um estádio de futebol, olhe que este poderá não apoiar nenhuma equipa de futebol. Eles poderão estar a apoiar a equipa de arbitragem.
Pode-se ler na edição online do expresso o seguinte: "Árbitro do Benfica - Trofense vai ter claque de apoiantes".
"Acha que é impossível um árbitro de futebol ter uma claque de apoiantes? Então desloque-se hoje ao estádio da Luz e verá um grupo organizado de 30 pessoas a apoiar o árbitro do Benfica-Trofense, João Ferreira ."
"A partir das 17h30 será possível observar a claque numa das bancadas do recinto das 'águias'. Pelo menos deste sector João Ferreira não irá ouvir os habituais assobios, insultos ou impropérios normalmente dirigidos pelos adeptos aos árbitros."

Acreditem que, desta não estava eu à espera...
___________
PS- O árbitro João Ferreira encontra-se ao centro na fotografia.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Agosto também já mexe!

Pois bem meus caros amigos, neste ano em que os meses de Junho, Setembro e Outubro são 'reis' por causa dos actos eleitorais, Agosto por obvia inerência, continua e continuará a ser o mês que mais anima Gouveia.
Ano após ano, Agosto traz a Gouveia a vitalidade que lhe falta no resto do ano. Devolve a Gouveia os filhos que moram no estrangeiro, traz a Gouveia o cheiro de festa e de alegria. Em Agosto, são as Festas do Sr. do Calvário que comandam o nosso quotidiano.
Sejam os passeios pelas barraquinhas instaladas nas ruas ou no Jardim Lopes da Costa, passando por bons momentos de 'comes e bebes' no largo das finanças, o 'pé de dança' na discoteca ou ao som dos concertos ou a tradição Religiosa, as Festas em Honra do Sr. do Calvário permitem, a quem as frequenta, multiplos espaços de convivio e de lazer.
Poucas são as mudanças que se verificam de ano para ano, com excepção do cartaz de concertos que naturalmente muda de ano para ano. Sobre este cartaz, a 'organização que organiza a organização', faz questão de esconder os nomes dos artistas, guardando sempre essa divulgação para uma conferência de imprensa, onde lá aparecem os mesmos do costume.
Este ano, o 'suspense' já foi 'violado' por parte dos próprios grupos convidados. Já é certo que o fenómeno da actualidade, os Buraka Som Sistema e ainda o veterano Luís Represas têm nos respectivos sitios de internet, a confirmação da vinda a Gouveia, aquando das Festas da Cidade.
Em ano de eleições, será de esperar um cartaz grandioso, recheado de artistas populares, com o objectivo de fazer esquecer coisas menos boas.

Para já, fica a certeza que Agosto já mexe, ficando a aguardar a restante composição do cartaz...
____________
PS- Existem muitos pormenores sobre as festas com as quais não concordo, mas guardo esses apontamentos para outro post.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Casa Cheia!!

Após uma leitura pelo que já corre na blogosfera Gouveense, a apresentação do candidato do Partido Socialista foi um verdadeiro sucesso.
O Teatro Cine completamente cheio vem desmascarar por completo a versão de que o PS Gouveia não tem rumo.
Armando Almeida, candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Gouveia, conseguiu ter à sua volta centenas de pessoas no momento da sua apresentação.
Sem conhecer em pormenor o teor dos discursos ali proferidos, o PS Gouveia e Armando Almeida entraram nesta corrida, que se prevê longa, a ganhar. Marcou pontos na organização da apresentação da candidatura, não desiludindo aqueles que esperaram por este dia.
Enganaram-se aqueles que pensavam que estas eleições iam ser "favas contadas". Ainda bem que assim não é, a bem de Gouveia e do seu Concelho.
____________
PS- Espero ter acesso às ideias chaves dos discursos de ontem, para assim me pronunciar de uma forma mais assertiva.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Lugar ao debate!

Até hoje, Álvaro Amaro era o único candidato conhecido à Câmara Municipal de Gouveia.
Mais logo, pelas 21:30h, no Teatro Cine de Gouveia, é a vez do PS Gouveia, dar o "ar da sua graça" apresentando o seu candidato.
Ficam a faltar a CDU e, eventualmente, o CDS e o Bloco de Esquerda já que não são previsíveis candidaturas de listas independentes.
Na blogosfera gouveense a situação (o intervalo de tempo entre a apresentação da candidatura de Álvaro Amaro e a do Partido Socialista) tem sido glosada até ao exagero.
Conhecidas as figuras, os protagonistas, é tempo de a discussão se deixar de fazer menos em termos da pessoa e mais em termos da avaliação de ideias e projectos.
A fulanização da política é redutora do debate.

Gouveia, que futuro?

É a discussão que se impõe!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

O 'Bicho' e as vitórias antecipadas

Na politica como no futebol, as vitórias antecipadas não existem de todo. Poderá existir vantagem para um dos lados por diversos motivos, mas isso não é sinónimo de vitória garantida. Muitas vezes, aqueles que iniciam uma caminhada em desvantagem, conseguem com o decorrer do tempo anular essa desvantagem e adquirir uma vantagem que se no final se traduz em vitória.
Hoje, trago-vos o exemplo que o 'bicho', Jorge Costa de seu nome, humildemente deu ao País. Já lá vão cerca de 9 anos se a memória não me falha, aquando do final do campeonato de futebol da época 99/00, época esta que o Porto se preparava para festejar o tão falado "bi-tri".
Jorge Costa disse na altura que o Futebol Clube do Porto já poderia encomendar as faixas de campeão, anunciando uma vitória antecipada que acabou por não acontecer. Nesse ano o Sporting foi campeão.
Deixo aqui um exemplo do erro que é anunciar resultados a meio do campeonato, seja futebolistico, seja politico. Um passo de cada vez...

sábado, 2 de maio de 2009

Intenção de Voto

Hoje, uma sondagem elaborada pela Universidade Católica, foi dada a conhecer pelo Jornal de Noticias (entre outros) e mostra as intenções de voto dos Portugueses para as eleições europeias do próximo dia 7 de Junho.
Esta sondagem, coloca o PS e Vital Moreira com 39% dos votos contra os 36% do PSD e de Paulo Rangel.
Com os lamentáveis incidentes ainda bem presentes, Vital Moreira em declarações à comunicação social disse em relação à sondagem que "Registo com alegria. Estou à frente, com um 'score' bastante razoável, e espero melhorá-lo até ao fim".
"O secretário-geral do PS, José Sócrates, classificou, este sábado, de "animador" o resultado de uma sondagem que coloca o partido à frente do PSD na corrida para as europeias."
Ainda sobre o que aconteceu ontem, o cabeça de lista do PS disse que se tratou de um episódio de "arruaça, sectarismo e agressão ao adversário".
Retenho desta sondagem, uma vantagem que não é de todo segura. Tudo pode mudar até ao dia 7 de Junho.
Logicamente que esta sondagem não engloba o que se passou nas comemorações do 1º de Maio, porque senão, estou completamente convencido que a percentagem de apoio a Vital Moreira teria sido maior.
_____________
PS- Aproveito para cumprimentar o 6º seguidor do blogue, o Sr. Marco Albuquerque. Seja bem vindo.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

VERGONHA NACIONAL!!

As palavras que uso no titulo deste post, são as únicas que conseguem transmitir o que eu penso sobre o lamentável incidente de que Vital Moreira foi vitima hoje, durante as comemorações do 1º de Maio, organizadas pela CGTP - IN.
O que aconteceu não se pode aceitar. É absolutamente vergonhosa esta situação. No caso, foi Vital Moreira o alvo, mas teria a mesma atitude de repudio se fosse outra pessoa.

Termino, porque não há muito mais a dizer que, nada mas mesmo nada justifica o que se passou.